• Nenhum resultado encontrado

4.1 Análise temática

4.1.1 Entre os sujeitos e o campo: De que lugar eu falo?

4.1.1.1 Os sujeitos da pesquisa:caracterizando-os

Os sujeitos dessa pesquisa estão imersos numa População de professores de Educação Física e alunos do 3º ano do Ensino Médio dos Centros de Excelências. A amostra para a pesquisa foram: três professores de Educação Física; três alunos do 3º ano escolhidos com intencionalidades diferentes a fim de contribuir para a pesquisa que serão expostos mais adiante; e a Coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI) da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED).

A pesquisadora dessa pesquisa está sendo identificada por "NAT", e fizermos uma breve caracterização dos sujeitos da amostra, em que preferimos ilustrar com siglas, garantindo o anonimato e integridade dos sujeitos:

Professor de Educação Física do Centro de Excelência Atheneu Sergipense ("PAS") - Foi o primeiro professor que tivemos contato, muito solícito à presença da pesquisadora, tirando dúvidas e apresentando o cotidiano da escola. Uma Escola que possui história muito rica, no qual completou 148 anos e possui uma organização escolar bem estruturada. O professor possui graduação em Educação Física pela Universidade Tiradentes

(2007) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2014). Além do trabalho na Escola como professor, é coordenador da área de Linguagens, a qual abarca as disciplinas Português, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física. É também, professor assistente da Universidade Tiradentes no turno da noite. Apesar de possuir especialização na área de comportamento de risco relacionado à saúde ligado ao Bacharelado, ele diz: "aqui na Escola é que me realizo". Atualmente só ministra aula para os 3º anos (no total de cinco turmas), pois a Escola possui mais dois professores, um do 1º ano e o outro do 2º ano. Atua na Rede Estadual desde 2012 e seu concurso não foi direcionado para trabalhar na escola de tempo integral. Está no C.E. Atheneu Sergipense desde 2015.

Professora de Educação Física do Centro De Excelência Vitoria de Santa Maria ("PVSM") - A professora possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e Estética e Cosmética pela Universidade Tiradentes (2017), tem ainda especialização em Coordenação Pedagógica pela UFS e Treinamento Especializado em Clientelas Especiais pela Universidade de Volta Redonda. Trabalha na Rede Estadual desde 2006, num concurso que não era para o tempo integral e está na atual Escola desde 2017. Começou a trabalhar numa escola de tempo integral ensinando Artes, quando foi transferida para o C.E. Vitória de Santa Maria voltou a ensinar Educação Física. Atualmente possui um Studio de Estética e Beleza e leciona uma disciplina eletiva de Massagem. A escola só possui essa professora de Educação Física no tempo integral (quatro 1º anos, dois 2º anos e um 3º ano, no total de sete turmas).

Professor de Educação Física do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento ("PMI") - O professor possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Tiradentes (2009) e Pós Graduação em Educação Física Escolar pela Faculdade São Luís de França (2015). Atua no Estado desde 2013 com o concurso direcionado para a escola de tempo integral. Trabalhou em um interior de Sergipe e está na atual escola desde 2017. É o único professor da colégio dando aula para três 9º anos, que é ensino regular (porém a escola pretende acabar com essas turmas), quatro 1º anos, quatro 2º anos e três 3º anos, totalizando catorze turmas. É amigo do professor do Atheneu "PAS", o qual diz que troca diversas experiências pedagógicas.

Aluno do 3º ano do Centro de Excelência Atheneu Sergipense ("AAS") - Estudou todo o Ensino Médio na escola, onde se localiza até hoje. Tem 17 anos e mora em Nossa Senhora do Socorro, para chegar a Escola, utiliza o transporte escolar. Participativo e comunicativo nas aulas e preocupado com as avaliações. Participou como bolsista do PIBIC

Júnior junto com o "PAS" com o tema "Comportamento de risco em adolescentes do C.E. Atheneu Sergipense". Almeja fazer o curso de Direito ou Nutrição e gosta de fazer Natação.

Aluna do 3º ano do Centro de Excelência Vitoria de Santa Maria ("AVSM") - Tem a idade de 20 anos, mora no bairro 17 de Março e costuma ir de ônibus para a escola. Estuda desde ensino fundamental e sempre quis estudar no ensino médio porque era tempo integral. É bem envolvida nas atividades de dança, eventos, cultura e arte. Por isso, quer fazer Educação Física ou Artes no ensino superior. É a líder da sala e bastante comunicativa.

Aluna do 3º ano do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento ("AMI") - Tem a idade de 19 anos e entrou na escola por causa do namorado que mora perto da instituição. Estudou todo o ensino médio e se interessa com tudo que envolve o Meio Ambiente e por isso quer fazer Ecologia. É tímida e diz que não possui muito amigos, mas que o diferencial da escola são os professores que ajudam bastante aos alunos. Pretende fazer o ensino superior, mas diz que a pressão de casa é grande para começar a trabalhar e ajudar nas contas.

Coordenadora Pedagógica do NGETI ("CTE") - Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (2005), possui especialização em Artes Visuais pela UFS (2008) e Mestrado em Intervenção Social Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) e Faculdade de Economia (FEUC) da Universidade de Coimbra, Portugal (2016) É professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Sergipe (SEED-SE) com a disciplina de Artes Visuais e atuou no Centro Experimental de Ensino Médio Vitória de Santa Maria (Núcleo de Excelência em Tempo Integral). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica das Escolas em Tempo Integral do Estado de Sergipe. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais (LABEURC/UFS), onde desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Arte, Aprendizagem Significativa Crítica, História de Vida, Intervenção e inovação social, arte-cidade e cultura urbana juvenil. Foi fundamental na pesquisa, pois devido à desatualização na rede de informações, só foi possível o andamento da pesquisa com o material disponibilizado pelo NGETI. Disposta a contribuir com a pesquisa, concedeu uma conversa inicial na primeira fase e uma entrevista na fase final da pesquisa.

Portanto, esses foram os sujeitos do lugar que nós falamos, lugar este que vamos esquematizar a seguir, localizando e trazendo algumas reflexões sobre o contexto da escola pública, em que não se trata de uma realidade local, mas reflete um cenário nacional que apresenta diversas dificuldades, dentre elas, a falta de infraestrutura e segurança.

Documentos relacionados