• Nenhum resultado encontrado

2 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

3.4 OS SUJEITOS DA PESQUISA: COORDENADORES, SUPERVISORES E

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) existem dois subprojetos de Física no PIBID, distribuídos em campus e cidades diferentes. No campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia, assim como no campus do Pontal, em Ituiutaba, existe um subprojeto de Física com dois coordenadores subdivididos em dois grupos. Para esse estudo foi selecionado um grupo de cada campus.

O critério para a escolha foi a disponibilidade dos participantes em participar da pesquisa e a representação de dois subprojetos que contemplasse dois contextos

6Os sujeitos da pesquisa foram identificados por: CF1, CF2, CF3, CF4 (Coordenadores do PIBID de Física); PS1, PS2, PS3, PS4 (Professores Supervisores) e LF1, LF2, LF3, LF4, LF5 (Alunos de Licenciatura em Física).

diferentes para a formação dos supervisores. Os subprojetos foram identificados como Subprojeto 1 e Subprojeto 2 e ambos atuam no ensino médio em modalidade regular.

O primeiro contato com o Subprojeto 1 ocorreu no primeiro semestre de 2014 e com o Subgrupo 2, no segundo semestre de 2014, através dos coordenadores dos subprojetos de Física que, ao conhecer nossa proposta de pesquisa, divulgaram aos alunos de licenciatura e aos professores supervisores que não hesitaram em contribuir. Também procuramos os professores supervisores pessoalmente para explicar com maior clareza sobre a proposta da pesquisa.

Vejamos a seguir algumas características dos participantes.

Os coordenadores

Contamos com a participação de dois coordenadores de Física do PIBID vinculados à Universidade Federal de Uberlândia, mas em campus e subprojetos diferentes. Eles foram fundamentais na viabilização de ações que permitiram reunir os dados para este estudo. Os coordenadores selecionados participaram de entrevistas semiestruturadas. No entanto, não foram enfatizados dados sobre sua carreira profissional, apenas questões relacionadas ao PIBID. Para proteger suas identidades foram identificados por CF1 e CF2.

O CF1 atua há quatro anos como coordenador do PIBID e relata que o subprojeto que ele orienta passou recentemente por um processo de transição entre as pessoas participantes e escolas. Inicialmente, ele coordenava vinte bolsistas da licenciatura e dois professores supervisores de Física que atuavam em duas escolas da educação básica, porém, no ano de 2014 foi iniciado um novo subprojeto, ampliando a participação de professores, escolas, licenciandos e a inserção de mais um coordenador.

Embora os coordenadores trabalhem em conjunto, os grupos foram divididos em duas equipes, assim, o CF1 ficou responsável por dois professores supervisores (identificados na pesquisa por PS1 e PS2) que atuam em duas escolas de ensino médio e que supervisionam doze alunos de licenciatura, seis em cada escola, representando o Subprojeto 1.

No período que as entrevistas foram realizadas, o CF2 estava atuando em seu primeiro ano no PIBID do Subprojeto 2. Embora tenha iniciado em 2014, conta com a participação de dois professores supervisores (identificados na pesquisa por PS3 e PS4)

que já tinham experiência com o Programa em outros subprojetos e que atualmente supervisionam doze alunos de licenciatura que desenvolvem atividades conjuntamente em duas escolas de ensino básico, por meio de revezamento.

Os supervisores

Os professores supervisores que participam da pesquisa, foram quatro, identificados por PS1, PS2, PS3 e PS4 para garantir o anonimato dos participantes. O PS1 e o PS2 atuam no Subprojeto 1 e os professores PS3 e PS4, participam do Subprojeto 2.

A Tabela 2 apresenta os dados relativos à formação inicial de cada professor supervisor, o ano em que concluiu essa formação, se realiza ou realizou alguma formação de pós-graduação, o ano em que iniciou no PIBID, o tempo de carreira e onde atua profissionalmente.

O PS1 formou em Licenciatura em Física no ano de 2012 e no seu período de graduação participou do PIBID como bolsista de licenciatura por três anos e o PS2 possui graduação em duas áreas de ensino, Biologia e Física e é mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

O PS3 atua no subprojeto investigado desde o início de 2014, mas já possui experiência no PIBID desde 2009; atuou anteriormente em outro subprojeto de Física e um subprojeto Interdisciplinar vinculado à Universidade Federal de Uberlândia.

O PS4 é mestrando em Ensino de Ciências e Matemática e iniciou suas atividades no PIBID no ano de 2011 em um subprojeto de Física também vinculado à Universidade Federal de Uberlândia e iniciou no subprojeto atual no início de 2014.

Tabela 2: Dados sobre a formação e a atuação dos professores supervisores. Professor Supervisor Graduação Ano em que concluiu a graduação Pós- graduação Ano em que iniciou no PIBID Tempo de carreira Onde atua

PS 1 Lic. Física 2012 ---- 2014 6 anos 1 escola

Professor Supervisor Graduação Ano em que concluiu a graduação Pós- graduação Ano em que iniciou no PIBID Tempo de carreira Onde atua PS 2 Biologia Lic. Física Biologia 1989 Lic. Física 1994 Especialização em Ensino de Física Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática 2014 28 anos 1 escola federal

PS 3 Lic. Física 2003 Especialização em Ensino de

Física

2009 11 anos 1 escola estadual

PS 4 Lic. Física 2004 Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática 2011 10 anos 2 escolas estaduais e 1particular Fonte: O Autor. Os licenciandos

Os dois subprojetos somam vinte e quatro alunos de licenciatura em Física, mas para a participação na entrevista semiestruturada, inicialmente foram selecionados oito licenciandos que foram indicados pelos coordenadores, por se tratarem de sujeitos mais envolvidos no Programa. Por fim, contamos com a colaboração de apenas cinco licenciandos mesclados entre os dois subprojetos. No período, alguns não retornavam nossos contatos, o que impossibilitou a realização da entrevista com todos os selecionados; os que contribuíram foram chamados por LF1, LF2, LF3, LF4 e LF5 para que não fossem identificadas suas identidades.

A Tabela 3 apresenta informações acerca do ano de início da graduação de cada licenciando, a data em que iniciou como bolsista do PIBID e qual subprojeto participam. Identificamos que os alunos de licenciatura que participam dos subprojetos iniciaram suas atividades quase no mesmo ano em que iniciaram sua graduação.

O LF3 difere dos demais em relação ao ano de ingresso no PIBID porque já tinha participado do PIBID em um edital anterior e o restante iniciou no ano de 2014, quando os subprojetos 1 e 2 iniciaram suas ações.

Tabela 3: Algumas informações acerca dos alunos de licenciatura em Física que participaram da pesquisa. Identificação Iniciou a graduação Iniciou no PIBID Subprojeto LF1 2013 2014 Subprojeto 1 LF2 2014 2014 Subprojeto 1 LF3 2013 2013 Subprojeto 2 LF4 2013 2014 Subprojeto 2 LF5 2014 2014 Subprojeto 2 Fonte: O Autor.

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

No interesse de responder à questão de pesquisa, serão apresentadas nessa seção as interpretações acerca das entrevistas realizadas com os coordenadores, os professores supervisores e alunos de licenciatura, como também a análise dos relatórios de atividades dos subprojetos de Física do PIBID da Universidade Federal de Uberlândia.

Assim, pautados pelos referenciais expostos nas seções anteriores, organizamos a discussão dos dados em cinco categorias visando contemplar os objetivos propostos para a pesquisa: ações do PIBID; valorização da formação inicial; influência na

prática; ênfase aos saberes pedagógicos; ênfase à experiência no PIBID.

Documentos relacionados