• Nenhum resultado encontrado

OSHA 3146/1998 (Revised) – Fall Protection in the Construction

3 NORMAS DE REFERÊNCIAS

3.11 OSHA 3146/1998 (Revised) – Fall Protection in the Construction

A OSHA revisou em 1998 a norma de proteção contra quedas na construção civil, que identifica as áreas e atividades do setor que devem receber proteções contra quedas.

Especifica que, em trabalhos a mais de 1,8 m, os empregados sempre devem estar protegidos de quedas e de objetos em queda. Além disso, especifica as proteções para operários expostos a trabalhos em equipamentos perigosos. Identifica as áreas ou as atividades onde há necessidade de proteção contra quedas, tais como: rampas, passarelas, andaimes, escavações, áreas de içamento de material, aberturas em pisos e paredes, trabalhos em estrutura metálica, trabalho em beiradas de lajes, assentamento de tijolos, coberturas, concretagem, construção residencial, outras superfícies de trabalho e passagem.

Impõe aos empregadores a responsabilidade de avaliar se o andar ou as superfícies de trabalho têm capacidade estrutural para suportar os trabalhadores com segurança. Apresenta opções de medidas de proteção mais adequadas ao sistema construtivo ou à atividade. Por exemplo, se um empregado trabalha a 1,8 m de altura do solo, ou mais, com um dos lados desprotegidos, o empregador tem que confeccionar um sistema de GcR, um sistema de redes de segurança, ou instalar um sistema de apreensão de queda pessoal para proteger o trabalhador. No caso de elevação de alvenaria, a norma OSHA 3146 exemplifica a possibilidade de se restringir o acesso a pavimentos para execução de alvenaria onde não está instalado sistema GcR, controlando e permitindo a entrada só de pedreiros. Os outros trabalhadores não devem ter acesso à área controlada.

Caso algum desses sistemas seja considerado arriscado pelo empreendedor (na fase de mobilização e desmobilização dos EPC), o empregador deve desenvolver e tem que implementar um plano de proteção de quedas que satisfaça as exigências de segurança e instrua a utilização da própria construção e instalações como sistemas de segurança, garantindo a proteção contra quedas de forma simples e econômica.

Apresentam-se no Quadro 8, as especificações de resistências mínimas estipuladas pela OSHA 3146 para sistemas de proteções contra queda de altura.

EPC Material Resistência

Localizados em estradas ou corredores de veículos

Suportar pelo menos duas vezes a carga máxima do maior veículo para o qual o abrigo/cobertura poderia estar sujeito. Abrigo/cobertura

para escavações

Demais

abrigos/coberturas

Suportar pelo menos duas vezes o peso de empregados, equipamento e materiais que podem ser impostos ao abrigo/cobertura.

Travessão superior

Espessura de 6 mm se for de madeira. Não podem ser utilizados aço ou plástico. Corda só pode ser usada em níveis inferiores a 1,8 m e deve ser bem sinalizada com material de alta visibilidade.

Travessão intermediário, tela

Resistência a esforço de 0,666 KN aplicada em qualquer direção descendente ou externa a qualquer ponto ao longo do travessão intermediário ou componente do EPC.

Guarda-corpo- rodapé

Resistência

O sistema de GcR deve ser capaz de resistir a esforços vertical e normal de pelo menos 0,89 KN aplicados 5 cm do ponto de apoio.

Resistir a uma força de 8 KN.

Ser equipado de forma que o trabalhador em queda livre não caia mais de 1,8 m.

Têm força suficiente para resistir à energia de impacto potencial de duas vezes a queda livre de um trabalhador de uma distância de 1,8 m.

Pontos de ancoragem e mosquetões têm que ter uma resistência à tração mínima de 22,2 KN.

Pontos de ancoragem, cinto de segurança, trava-quedas

Pontos de ancoragem e mosquetões têm que resistir a uma carga elástica mínima de 16 KN sem rachar, quebrar ou sofrer deformação permanente.

Devem limitar a distância de queda livre a 0,61 m ou menos. Deve resistir a uma carga elástica mínima de 13,3 KN aplicada ao dispositivo com o trava-quedas na posição completamente estendida.

Trava-quedas que não limitam distância de queda livre a 0,61 m devem resistir a uma carga elástica mínima de 22,2 KN aplicada ao dispositivo com o trava-quedas na posição completamente estendida.

Trava quedas

Trava-quedas vertical têm que resistir a uma força de rompimento mínima de 22,2 KN.

Cordas Cordas e correias usadas em trava-quedas e componentes

de cintos de segurança devem ser de fibras sintéticas. Pontos de ancoragem de sistemas de apreensão de quedas de pessoas devem ser independentes de qualquer ponto de ancoragem usado para apoiar ou suspender plataformas e devem ser capazes de resistir a 22,2 KN por pessoa presa. Sistema de apreensão de quedas Pontos de ancoragem

Como parte de um sistema de apreensão de queda pessoal, os pontos de ancoragem devem ser calculados com fator de segurança 2, i.e., capazes de suportar pelo menos duas vezes o peso esperado.

Quadro 8 – Resistências mínimas para sistemas de proteção contra quedas conforme norma OSHA 3146/1998 continua...

EPC Material Resistência Proteção de

periferia (zona de acesso controlada)

Linha, corda Resistência à tensão mínima de 0,88 KN.

Cinto de segurança

Fixados a um ponto de ancoragem capaz de suportar pelo menos duas vezes a carga de impacto potencial de queda de um empregado ou 13,3 KN, (a que for maior).

Andaimes

suspensos Pontos de

ancoragem, mosquetão

Exigências para mosquetões, pontos de ancoragem e outros conectores devem seguir os mesmos critérios que os de sistemas de apreensão de quedas.

Malha O tamanho da malha não deve exceder 230 cm² nem ser

maior que 15x15 cm.

Resistência

Cada rede de segurança terá uma corda com uma força de rompimento mínima de 22,2 KN. Conexões entre as redes devem ser tão resistentes quanto os componentes integrantes da rede e não devem ser espaçados mais que 15cm.

Trabalho até 1,5 m de altura - a rede deve estender -se a 2,4m para fora da edificação.

Trabalho a mais de 1,5 m até 3 m de altura - a rede deve ter 3 m de largura.

Largura da rede para fora da estrutura

Trabalho a mais de 3 m de altura - a rede deve ter 3,9 m de largura.

Redes de segurança

Teste de resistência

A rede de segurança deve absorver uma força de impacto que consiste em uma bolsa de areia de 76 cm de diâmetro com 180 kg.

Quadro 8 – Resistências mínimas para sistemas de proteção contra quedas conforme norma OSHA 3146/1998 (UNITED STATES OF AMERICA, 2004c) – continuação

Fonte: United States of America (2004c)

3.12 OSHA 3150/2002 (Revised) - Scaffold Use in the Construction Industry