• Nenhum resultado encontrado

3.4 O rádio de galena

3.4.4 Outras considerações

O rádio de galena é nosso último experimento desse roteiro em que trazemos o conceito de transmissão de energia por ondas eletromagnéticas. Com ele pudemos abordar conceitos importantes da física existente em volta da tecnologia dos rádios receptores. O conceito de ressonância, por exemplo, que é fundamental nesse contexto. Podemos usar este aparato para aprofundarmos esse conceito em outras aulas.

A confecção deste aparelho é de estrema simplicidade, o que potencializa seu uso em aulas práticas, podendo ser reproduzidos pelos alunos, desde que tomadas as devidas precauções no manuseio do Ferro de Solda, sob a supervisão do professor. Além disso,

como alternativa, também podem ser utilizadas placas Protoboard3, que não necessitam de solda e evitam riscos de queimaduras dos alunos.

Um outro fator que favorece o uso deste aparato em aulas práticas é a utilização de materiais de baixo custo na sua construção, e ainda o fato de não necessitar de um laboratório para esse fim.

Esperamos que esse roteiro seja frutífero no processo de ensino aprendizagem e que possa ser potencializado, bem como, melhorado cada vez mais com a prática docente de nossos leitores.

3 A protoboard é uma placa que possui furos e conexões internas para montagem de circuitos, utilizada para

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trouxemos nossa proposta de ensino da transmissão de energia por ondas eletromagnéticas, com enfoque na tecnologia da rádio transmissão, como uma possível solução para os problemas enfrentados por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos envolvem as ondas eletromagnéticas e a possibilidade de se transferir a energia contida nessas ondas.

Cada experimento enfatizou fatos históricos a respeito dos seus inventores, e seguiu-se uma ordem cronológica da evolução tecnológica que iniciou com o Experimento de Hertz. A abordagem histórica mostra-se importante para entendermos que a ciência e a tecnologia não surgem ao acaso, mas são desenvolvidas com muito estudo/pesquisa e se desenvolve passo a passo.

A abordagem fenomenológica e qualitativa se mostra promissora quanto ao trazermos os alunos para uma posição mais ativa no processo de ensino aprendizagem. Eles podem compreender que a física não é uma disciplina difícil, mais sim fascinante.

Para alcançarmos o objetivo de nossa proposta desenvolvemos três aparatos experimentais. O Experimento de Hertz nos serviu de introdução ao conceito de transmissão de energia por ondas eletromagnéticas, provando a existência, bem como a interação eletromagnética entre duas antenas sem contato condutivo entre si. A bobina de Tesla acendendo uma lâmpada fluorescente sem uso de eletricidade nos reforçou as possibilidades de transferência de energia por essas ondas. O Rádio de Galena vem para tirarmos as últimas conclusões, utilizando-se unicamente da energia das ondas eletromagnéticas para seu funcionamento.

A falta de fundamentos matemáticos nesta proposta foi proposital, porém sabemos que é um fator negativo, a ser melhorado, para que tenhamos um aprofundamento formal dos conceitos que foram abordados e assim atingirmos uma compreensão mais aprofundada desses. Porém, dessa forma, podemos alcançar um público alvo maior. Podemos estender esta proposta para alunos do ensino fundamental, médio e, ainda, para a sociedade no geral, seja em palestras, demonstrações ou projetos de divulgação científica voltados para a comunidade.

Portanto essa proposta de ensino apresenta-se de grande valia, como mais um instrumento pedagógico, para o processo de ensino aprendizagem do conceito de transmissão de energia por ondas eletromagnéticas, facilitando o entendimento fenomenológico e desenvolvendo uma aprendizagem que potencializa o pensamento crítico dos discentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades experimentais no ensino de Física:

diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. V.25,

n 2, 2003.

BADUR, Lucas B. et al. Bobina de Tesla: história e construção didática. COBENGE 2016. XLIV congresso brasileiro de educação em engenharia. UFRN/ ABENGE 2016. CHIQUITO, A. J.; JR, F. L. Bobina de tesla: dos circuitos ressonantes LC aos

princípios das telecomunicações. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 1, 2000.

CICHON, D. J.; WEISBECK, W. The Heinrich Hertz wireless experiments at

Karlsruhe in the view of modern comunication. University of Karlsruhe, Germany.

September, 1995.

EUSTÁQUIO, Reginaldo. Bobina de Tesla: uma abordagem didática dos conceitos de

geração, transmissão e recepção das ondas eletromagnéticas. COBENGE, MG,

Setembro de 2014.

FIGUEIREDO, Anibal; TERRAZZAN, Eduardo. Rádio de galena. Revista Ensino de Ciências. nº17. 1987. Disponível em:

<http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rec&cod=_olaboratorioemcasarad Io>- Acesso em: julho 2020.

FARIAS, Joel. Landell de Moura: o brasileiro que inventou o rádio. Monografia Licenciatura em Física, UFF, Instituto de Física, 2011.

MORAES, J. U. P. e JUNIOR, R.S.S. Experimentos didáticos no Ensino de Física com

foco na Aprendizagem Significativa. Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 9, No. 2, June 2015.

Moreira, Marco. A. Monografia nº 10 da Série Enfoques Teóricos. Porto Alegre. Instituto de Física da UFRGS. Originalmente divulgada, em 1980, na série "Melhoria do Ensino", do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (PADES)/ UFRGS, Nº 15. Publicada, em 1985, no livro "Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos", São Paulo, Editora Moraes, p. 61-73. Revisada em 1995.

Moreira, Marco A. Teoria da aprendizagem significativa. Contributos do III encontro internacional sobre aprendizagem significativa, Peniche, p. 47-65, 2000.

Moreira, Marco A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de

ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre, Brasil. 1ª Ed. 2009, 2ª ed.

NETTO, L. Ferraz. Transmissão- Recepção, Rádio Galena, Iniciação aos fenômenos

ondulatórios.

http://files.comunidades.net/graar/Introduccao_basica_as_ondas_de_radiofrequencias.pdf. Acesso em 16/07/2020.

NUSSENZVEIG, M. Curso de Física Básica: Eletromagnetismo. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.

https://www.encyclopedia.com/people/science-and-technology/physics-

biographies/heinrich-rudolf-hertz#2830901978. Acesso em 27 de maio de 2020.

https://www.marlonnardi.com/p/como-fazer-uma-mini-bobina-de-tesla.html. Acesso em 21/05/2020.

https://www.youtube.com/watch?v=1-Iz_1AZ1ls. Acessado em 24 de março de 2020. https://www.youtube.com/watch?v=WHTa2Ilqhzg. Acessado em 24 de março de 2020. https://www.youtube.com/watch?v=CZt_f956MTM&list=LLhIZ8xOeNe1lHD_GVHhxB Ww&index=4. Acessado em 24 de março de 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=pJPc8e5MXwo&list=LLhIZ8xOeNe1lHD_GVHhxBW w&index=4&t=0s. Acessado em 24 de março de 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=AG1G-5BDNqc. Acessado em 24 de março de 2020. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Tesla. Acessado em 24 de março de 2020.

Documentos relacionados