• Nenhum resultado encontrado

OUTRAS INICIATIVAS

No documento R E L A T Ó R I O E C O N T A S C C A M (páginas 61-66)

Além das campanhas de marketing que foram implementadas, foram realizadas um conjunto de acções e iniciativas de dinamização e promoção de produtos e serviços, assim como implementados alguns projectos, destacando-se os seguintes:

Solução CA Empresas Premium

O Crédito Agrícola reforçou a sua aposta na parceria com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e com o Turismo de Portugal na consagração das empresas suas clientes com o estatuto PME Líder e PME Excelência, acentuando o seu apoio à obtenção destas certificações. Em resultado, no ano de 2016 o Crédito Agrícola registou um aumento significativo de Clientes com certificação PME Líder.

Ainda em 2016 considerou-se ser relevante a actualização dos diversos suportes de comunicação, para dar maior visibilidade às Soluções CA Empresas Premium, oferta específica direccionada para as PME Líder e PME Excelência distinguindo-as com condições preferenciais de acesso à oferta do GCA.

Espaço 2020

O Crédito Agrícola disponibilizou uma área que pretende facilitar o acesso a informação sobre o Acordo Portugal 2020 a Associados, Clientes e potenciais Clientes do CA.

As iniciativas relativas ao CA Espaço 2020 realizadas procuraram dar continuidade aos objectivos “Apoiamos os seus projectos no Portugal 2020” “Em todos os passos” e à divulgação do Crédito Agrícola como um Banco especializado no acordo com soluções específicas para os empresários.

Projectos

Implementação e Suporte à função de Gestor de Clientes Empresa (GCE)

O crescimento do negócio no segmento de Empresas, em particular junto das de pequena e média dimensão, é um objectivo prioritário para o Grupo Crédito Agrícola.

Tendo em conta a competitividade crescente e o nível de experiência dos concorrentes é preciso dotar o Crédito Agrícola de uma maior especialização e capacidade para trabalhar o segmento das PME.

Neste sentido, no primeiro trimestre ano de 2016 foi o momento de arranque efectivo da função de Gestor de Clientes Empresa tendo sido assegurados nesta primeira fase um conjunto de procedimentos essenciais e disponibilizado um leque de instrumentos de suporte à função. Destacamos entre estes, aqueles que se revelaram essenciais para o sucesso da implementação da função:

¾ Manual do Gestor de Clientes Empresa;

¾ Apresentação Institucional do GCA;

¾ Constituição das carteiras de clientes e sua caracterização;

¾ Disponibilização de sistemas de informação de suporte à mobilidade da função;

¾ Criação da função do Interlocutor Regional com o objectivo de dar suporte aos GCE.

No segundo semestre de 2016 procedeu-se à execução da segunda fase de implementação da função, assegurando a disponibilização de novas funcionalidades nos Sistemas de informação existentes, direccionadas em exclusivo para o suporte à actuação dos GCE:

¾ Módulo Pipeline de gestão de Clientes Empresa no CA GPS;

¾ Mapas de acompanhamento diário de incidências;

¾ Actualização do Portal de Informação de Negócio.

Concluído o ano de 2016, a função de Gestor de Clientes Empresas está capacitada para uma actuação comercial moderna, dinâmica e de proximidade, capaz de corresponder às expectativas dos Clientes Empresa com as necessidades mais complexas e sofisticadas.

Simplificação do processo de venda

No projecto de simplificação do processo de venda iniciou-se a implementação da primeira fase, que se focou nas finalidades de Crédito ao Consumo e em que foram definidas as características de um novo produto de Crédito ao Consumo com aprovação automática, o CA Crédito Flash. Foi também definido o processo de subscrição do novo produto e restantes finalidades de Crédito ao Consumo.

CA Target

Este projecto iniciou-se este ano, pretendendo contribuir para uma maior dinâmica comercial através da implementação de uma infra-estrutura que permite a identificação e disponibilização de oportunidades às Caixas comerciais baseadas na identificação de eventos que ocorrem no ciclo de vida do Cliente e no ciclo de relacionamento que este tem com o Crédito Agrícola. Pretende-se que permita aumentar o grau de contactabilidade com Clientes e reforçar a relação com os mesmos, gerando mais vendas.

Protocolos

No âmbito da estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias comerciais e de colaboração, foram concretizados diversos acordos e realizadas iniciativas conjuntas com várias entidades privadas e institucionais:

x ANDC - Associação Nacional Direito ao Crédito;

x ENERGIE – Energia solar termodinâmica;

x CPPME - Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas;

x ARAN - Associação Nacional do Ramo Automóvel;

x Minha Terra - Federação

Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local;

x ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos;

x AGROPORTAL – a porta do mundo rural;

x Telemédia – Para destaque na Loja CA para vinhos, azeites e outros produtos de Associado.

Em algumas parcerias acima referidas foram realizadas Acção de Comunicação juntamento com as CCAM e com as entidades parceiras, assim como desenvolvidos suportes de comunicação específicos para assegurar a divulgação das mesmas.

Participação em seminários ou congressos para o segmento Empresas e ENI

Participação em diversos seminários e conferências dedicadas a temáticas relevantes para o segmento empresas e empresários:

x I Feira Nacional da Floresta – Workshop “Oportunidades de Financiamento para o desenvolvimento florestal”;

x Academia do Centro de Frutologia Compal;

x ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo;

x AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal;

Acções de Comunicação Periódicas e Especializadas

Em 2016, foi dada continuidade às acções de comunicação/dinamização dirigidas ao macro-segmento empresas e ENI procurando marcar presença através de meios ou suportes especializados:

x Newsletter CA Empresas;

x Newsletter Clube A;

x Redes Sociais (facebook, linkedin, Instagram e You Tube);

x Revistas e jornais especializados.

Atribuição da Certificação “Prémio 5 Estrelas”

O CA candidatou-se à atribuição do prémio 5 estrelas na categoria de serviço de atendimento ao cliente. Esta certificação é atribuída com base numa metodologia suportada em critérios auditados por um comité técnico e também com a realização de estudos de mercado feitos a Clientes e não Clientes, sendo necessária a obtenção de uma avaliação positiva superior a 70% para que seja atribuída. Este prémio contribuiu para reforçar o posicionamento do Crédito Agrícola como instituição bancária de referência no mercado.

Estudo Basef-Banca Marktest

De acordo com os resultados do BASEF Banca, o Crédito Agrícola foi em 2015 e na primeira vaga de 2016 do estudo, realizada no primeiro quadrimestre, o Banco que teve as pontuações mais altas do mercado em quatro critérios de grande importância para os Clientes:

- A satisfação global com a instituição;

- A satisfação com o atendimento que é prestado;

- A satisfação com a qualidade dos produtos;

- e a recomendação (i.e. disponibilidade dos Clientes para recomendarem o seu Banco a outros).

Implementação da presença do Crédito Agrícola nas Redes Sociais Foi realizado o projecto que pretende implementar a presença do Crédito Agrícola nas Redes Sociais (numa primeira fase no Facebook, Youtube e Instagram), com coordenação da DBD e participação do GCRI, que implica o envolvimento no planeamento de conteúdos relativos a segmentos e a produção/validação de conteúdos a divulgar. Foi também iniciada a criação de uma página para os portugueses no Mundo, que continuará a ser dinamizada de modo a aproximar o Crédito Agrícola de todas as comunidades de portugueses.

Desenvolvimento / Implementação de infra-estrutura de comunicação digital

Foi desenvolvida e implementada uma infraestrutura de Marketing

Digital que vai permitir comunicar com os Clientes através de Email Marketing, SMS e através de Newsletters com o objectivo de dinamizar as campanhas e as diversas acções e iniciativas de Marketing, bem como o envio de mensagens ou outras comunicações a Clientes.

No documento R E L A T Ó R I O E C O N T A S C C A M (páginas 61-66)