• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 01

[FGV - 2014 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico] Em tema de direitos e garantias fundamentais, a Constituição da República prevê a inviolabilidade domiciliar, ao consagrar que “a casa é asilo inviolável do indivíduo”. No entanto, como os direitos não são absolutos, a própria Constituição excepciona tal regra, como no caso de:

A) flagrante delito, apenas nos casos de crimes com pena de prisão superior a 2 anos.

B) prestação de socorro, apenas durante o dia.

C) desastre, apenas durante o dia.

D) determinação judicial, apenas durante o dia.

E) determinação judicial, em qualquer horário.

QUESTÃO 02

[FGV - 2017 - ALERJ - Especialista Legislativo - Qualquer Nível Superior] Edson, no afã de conhecer o alcance dos direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, perguntou ao seu amigo Antônio se a denominada “inviolabilidade do domicílio” teria alguma exceção que permitisse a policiais ingressarem, contra a sua vontade, em sua casa. Em resposta, Antônio apresentou diversas proposições, mas apenas uma delas está em harmonia com a ordem constitucional. A proposição correta é:

A) os policiais somente podem ingressar na casa de Edson se tiverem uma ordem judicial;

B) a inviolabilidade do domicílio é absoluta, não comportando exceções;

C) os policiais, por serem agentes públicos, estão autorizados a ingressar na casa de Edson sempre que necessário;

D) os policiais podem ingressar na casa de Edson a qualquer momento, desde que tenham uma ordem judicial;

E) os policiais podem ingressar na casa de Edson caso um crime esteja sendo praticado.

QUESTÃO 03

[FGV - 2017 - SEPOG - RO - Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental] Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei, ou seja, tem consciência de suas obrigações e luta para que o que é justo e correto seja colocado em prática. Os direitos e deveres não podem andar separados, afinal, só quando

cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos. As afirmativas a seguir listam direitos do cidadão, à exceção de uma. Assinale-a:

A) Cumprir as leis.

B) O sigilo da correspondência é inviolável.

C) Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

D) A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

E) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

QUESTÃO 04

[FGV - 2014 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Administrador - Adaptada] Em tema de direitos e garantias fundamentais, o art. 5º da Constituição da República estabelece que é:

A) livre a manifestação do pensamento, sendo fomentado o anonimato;

B) assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, que substitui o direito à indenização por dano material, moral ou à imagem;

C) assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

D) livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, ressalvados os casos de censura ou licença;

QUESTÃO 05

[FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA - Técnico de Nível Médio II – Operacional] De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 1988, “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Tal sentença se expressa, entre outros, nos termos apresentados nas afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

B) É plena a liberdade de associação de caráter civil, militar ou paramilitar, para fins lícitos.

C) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

D) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

E) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

QUESTÃO 06

[FGV - 2010 - Exame de Ordem Unificado] A Constituição garante a plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5º, XVII). A respeito desse direito fundamental, é correto afirmar que a criação de uma associação:

A) depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.

B) não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.

C) depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado.

D) não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial.

QUESTÃO 07

FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado] A Constituição assegura, entre os direitos e garantias individuais, a inviolabilidade do domicílio, afirmando que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador” (art. 5º, XI, CRFB). A esse respeito, assinale a alternativa correta:

A) O conceito de “casa” é abrangente e inclui quarto de hotel.

B) O conceito de casa é abrangente, mas não inclui escritório de advocacia.

C) A prisão em flagrante durante o dia é um limite a essa garantia, mas apenas quando houver mandado judicial.

D) A prisão em quarto de hotel obedecendo a mandado judicial pode se dar no período noturno.

QUESTÃO 08

[FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado] A Constituição declara que todos podem reunir-se em local aberto ao público. Algumas condições para que as reuniões se realizem são apresentadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Os participantes não portem armas.

B) A reunião seja autorizada pela autoridade competente.

C) A reunião não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

D) Os participantes reúnam-se pacificamente.

QUESTÃO 09

[FGV - 2015 - TJ-BA - Analista Judiciário - Subescrivão - Direito] Certa lei dispôs que parte das vagas disponíveis em determinada universidade pública seria reservada a pessoas que apresentassem as características étnico-raciais nela indicadas. Em razão desse comando, alguns candidatos conseguiram ter acesso ao ensino superior, preterindo a outros candidatos, com notas mais elevadas, que disputaram as vagas de amplo acesso. À luz da nossa sistemática constitucional, é correto afirmar que a reserva de vagas é:

A) inconstitucional, pois a lei deve tratar a todos com igualdade abstraindo as suas características pessoais;

B) constitucional, pois todo e qualquer direito fundamental, incluindo a igualdade, depende da lei para definir a sua essência e limitar o seu alcance;

C) inconstitucional, pois somente a ordem constitucional pode dispensar tratamento diferenciado às pessoas;

D) constitucional, já que lei pode estabelecer tratamento diferenciado quando certas circunstâncias fáticas o justificarem;

E) inconstitucional, pois somente a existência de um tratado internacional pode justificar o tratamento diferenciado.

QUESTÃO 10

[FGV - 2015 - Câmara Municipal de Caruaru - PE - Técnico Legislativo] Luciano é técnico renomado na sua área de especialização, tendo realizado cursos no exterior e ocupado cargos de gerência na empresa em que exerce sua atividade. Possuindo conhecimentos complexos, pleiteia o ingresso em determinada profissão de nível superior, aduzindo que, embora não possua o diploma, seu conhecimento técnico seria suficiente. O seu pedido foi indeferido, tendo em vista que a lei específica exigiria o diploma de curso superior.

De acordo com a Constituição Federal, o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão é:

A) livre, independentemente de lei reguladora.

B) livre, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

C) livre para todas as atividades, inclusive as ilegais.

D) livre, obedecidos os pressupostos regulamentares.

E) livre, desde que possua diploma de curso reconhecido.

QUESTÂO 11

[FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista de Recursos Humanos] Conforme disposto na Constituição Federal é direito dos trabalhadores urbanos e rurais o décimo terceiro salário, que será baseado

A) na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.

B) no valor suplementar do bônus de participação do lucro.

C) na alíquota de encargos previdenciários do período vigente.

D) no maior salário-mínimo do país ou conforme for estipulado no estatuto da empresa.

E) no salário completo ou no valor pago de imposto sobre a renda retido na fonte.

QUESTÂO 12

[FGV - 2021 - TJ-PR - Juiz Substituto] João, filho de Maria, professora, nasceu prematuro e precisou ficar internado na UTI Neonatal por trinta dias. Como a licença-maternidade de Maria era de cento e vinte dias, ela precisaria retornar ao trabalho noventa dias após a alta hospitalar de seu bebê. Maria conversou com seu advogado para saber se teria direito a passar mais tempo com seu filho, fora do hospital, antes de retornar ao ofício. Considerando a situação de Maria e os direitos sociais previstos na Constituição da República de 1988, é correto afirmar que:

A) em atenção ao princípio da vedação do retrocesso, aplicável aos direitos sociais, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria pode pleitear que o início do prazo da licença-maternidade ocorra na data da alta de João;

B) em atenção ao princípio da proibição de proteção deficiente, aplicável aos direitos sociais, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria pode pleitear que o início do prazo da licença-maternidade ocorra na data da alta de João;

C) em atenção ao princípio da razoabilidade, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria deve retornar ao trabalho cento e vinte dias após o nascimento do filho João, pois o interesse coletivo prevalece em relação ao direito social, e a reserva do possível não seria aplicável ao caso;

D) em razão da ausência de regra que garanta a Maria o benefício desejado, ela deve retornar à função cento e vinte dias após o nascimento de João, já que o mínimo existencial, quando violado, não garante a proteção do direito prestacional face à omissão estatal;

E) as garantias constitucionais em voga são normas programáticas, desprovidas de densidade normativa e insindicáveis e, por essa razão, Maria não tem direito a estender a licença-maternidade pelo período em que João ficou internado na UTI.

QUESTÂO 13

[FGV - 2021 - DPE-RJ - Residência Jurídica] Sobre o princípio da vedação ao retrocesso é correto afirmar que:

A) Está expressamente previsto na Constituição Federal de 1988.

B) Trata-se de uma garantia de caráter absoluto.

C) Dirige-se tão somente ao administrador, mas não ao legislador.

D) Encontra fundamento na progressividade dos direitos sociais prevista em tratados e convenções internacionais de direitos humanos.

E) Não é aplicável no direito brasileiro.

QUESTÂO 14

[FGV - 2018 - TJ-SC - Oficial da Infância e Juventude] Maria, pessoa que vive nas ruas por não ter moradia ou mesmo renda própria, foi informada de que a ordem constitucional brasileira considerava a habitação um direito social. Esperançosa, Maria requereu à Secretaria Municipal de Habitação que lhe fornecesse uma casa para morar. O requerimento, no entanto, foi indeferido sob os argumentos de que a lei municipal não regulamentara a forma pela qual o referido direito social seria fruído, bem como por inexistirem recursos para oferecê-lo. Acresça-se que essas duas informações eram verdadeiras.

À luz da sistemática constitucional, os argumentos invocados pela Secretaria Municipal:

A) não impedem o atendimento do pleito de Maria, já que a fruição de todo direito fundamental deve ser garantida;

B) estão parcialmente incorretos, já que o direito pleiteado por Maria independe de recursos para o seu oferecimento;

C) estão parcialmente incorretos, já que o direito pleiteado por Maria independe de regulamentação;

D) se somam à impossibilidade de um direito social ser postulado por uma única pessoa;

E) impedem a fruição do direito social pleiteado administrativamente por Maria.

QUESTÂO 15

[FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal] Após regular convocação, foi decidido, em assembleia geral da confederação sindical dos trabalhadores domésticos, entidade de caráter nacional, que seriam ajuizadas as ações necessárias à concretização dos direitos da categoria. Para a assembleia geral, era um desrespeito o fato de os trabalhadores domésticos, que são expressamente mencionados na Constituição Federal de 1988, não contarem com um “piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho”, diversamente ao que ocorria

com outras categorias. Por tal razão, foi solicitado ao departamento jurídico que se posicionasse a esse respeito, o que efetivamente foi feito.

Entre as proposições abaixo, a única que se ajusta à sistemática constitucional e que foi encampada pelo departamento jurídico é:

A) a categoria tem direito a um piso regional, mas não nacional, sendo cabível a ação de inconstitucionalidade por omissão perante cada Tribunal de Justiça;

B) a categoria tem direito a um piso nacional, mas não regional, sendo cabível o mandado de injunção perante o Supremo Tribunal Federal;

C) a categoria tem direito a um piso regional, mas não nacional, sendo cabível o mandado de injunção perante cada Tribunal de Justiça;

D) a categoria tem direito a um piso nacional, sendo cabível a ação de inconstitucionalidade por omissão perante o Supremo Tribunal Federal;

E) apesar das conquistas obtidas pela categoria nos últimos anos, não lhe foi assegurado um piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

QUESTÂO 16

[FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa] Dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, aquele que até o presente momento NÃO foi regulamentado é:

A) participação nos lucros ou resultados;

B) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;

C) repouso semanal remunerado;

D) adicional para atividade penosa;

E) fundo de garantia por tempo de serviço.

QUESTÂO 17

[FGV - 2015 - PGE-RO - Técnico da Procuradoria - Sem Especialidade] Irineu informou ao seu amigo Edson que pretendia ingressar com uma ação em face do Estado para que lhe fosse oferecido um direito social previsto na Constituição da República Federativa do Brasil. É correto afirmar que os direitos sociais:

A) podem exigir, para a sua efetividade, o oferecimento de certas prestações por parte do Estado;

B) não podem beneficiar uma única pessoa, já que são destinados à sociedade;

C) são emanações diretas da cidadania, a qual permite a integração do indivíduo à sociedade;

D) asseguram a liberdade do indivíduo perante os poderes constituídos;

E) somente estão ao alcance dos brasileiros natos, os quais estão integrados à sociedade brasileira.

QUESTÂO 18

[FGV - 2014 - Prefeitura de Recife - PE - Auditor do Tesouro Municipal - Prova II] No que tange à liberdade de associação profissional ou sindical, assinale a afirmativa correta.

A) É livre a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial.

B) Uma vez aposentado, o indivíduo, ainda que filiado, não tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.

C) É vedada a dispensa do empregado sindicalizado somente a partir da posse no cargo de direção ou representação sindical.

D) Ninguém pode ser obrigado a filiar-se a sindicato, mas, uma vez filiado, será obrigado a manter-se filiado até a aposentadoria.

E) A lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

GABARITO COMENTADO QUESTÃO 01

[FGV - 2014 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico] Em tema de direitos e garantias fundamentais, a Constituição da República prevê a inviolabilidade domiciliar, ao consagrar que “a casa é asilo inviolável do indivíduo”. No entanto, como os direitos não são absolutos, a própria Constituição excepciona tal regra, como no caso de:

A) flagrante delito, apenas nos casos de crimes com pena de prisão superior a 2 anos.

B) prestação de socorro, apenas durante o dia.

C) desastre, apenas durante o dia.

D) determinação judicial, apenas durante o dia.

E) determinação judicial, em qualquer horário.

Comentário:

A única hipótese correta é a apresentada na letra ‘d’. Conforme dispõe o art. 5º, XI da CF/88, o consentimento do morador não será necessário para que haja o ingresso em local considerado ‘casa’

quando estivermos diante, em qualquer horário, de situações que configurem flagrante de delito, necessidade de prestar socorro ou em casos de desastre. Por outro lado, em se tratando de ingresso autorizado por determinação judicial, este somente pode se dar durante o dia.

QUESTÃO 02

[FGV - 2017 - ALERJ - Especialista Legislativo - Qualquer Nível Superior] Edson, no afã de conhecer o alcance dos direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, perguntou ao seu amigo Antônio se a denominada “inviolabilidade do domicílio” teria alguma exceção que permitisse a policiais ingressarem, contra a sua vontade, em sua casa. Em resposta, Antônio apresentou diversas proposições, mas apenas uma delas está em harmonia com a ordem constitucional. A proposição correta é:

A) os policiais somente podem ingressar na casa de Edson se tiverem uma ordem judicial;

B) a inviolabilidade do domicílio é absoluta, não comportando exceções;

C) os policiais, por serem agentes públicos, estão autorizados a ingressar na casa de Edson sempre que necessário;

D) os policiais podem ingressar na casa de Edson a qualquer momento, desde que tenham uma ordem judicial;

E) os policiais podem ingressar na casa de Edson caso um crime esteja sendo praticado.

Comentário:

A Constituição Federal preceitua, no art. 5º, XI, que a casa é o asilo inviolável do indivíduo, de modo que ninguém poderá nela penetrar sem o consentimento do morador. Entretanto, como tal direito não é absoluto, teremos hipóteses nas quais o consentimento do morador será dispensado e o ingresso autorizado mesmo sem sua manifestação positiva de vontade: em caso de flagrante de delito, desastre ou para prestar socorro, independentemente do horário; ou, ainda, por determinação judicial, durante o dia.

Sendo assim, os policiais do caso apresentado pela questão poderão ingressar na casa de Edson, em qualquer horário, caso um crime esteja sendo praticado, pois estaremos diante de um caso de flagrante delito, razão pela qual nossa alternativa correta é a da ‘e’.

QUESTÃO 03

[FGV - 2017 - SEPOG - RO - Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental] Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei, ou seja, tem consciência de suas obrigações e luta para que o que é justo e correto seja colocado em prática. Os direitos e deveres não podem andar separados, afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos. As afirmativas a seguir listam direitos do cidadão, à exceção de uma. Assinale-a:

A) Cumprir as leis.

B) O sigilo da correspondência é inviolável.

C) Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

D) A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

E) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

Comentário:

Perceba que a FGV se vale daquela estrutura clássica de questão que a banca criou: enuncia vários direitos constitucionais, mas lhe pede para assinalar a única assertiva na qual não encontraremos um direito constitucionalmente assegurado, mas, sim, um dever. Vamos marcar a letra ‘a’, pois, nas demais alternativas temos direitos expressamente consagrados no texto constitucional. Vejamos:

- na letra ‘b’ temos o sigilo da correspondência (previsto no inciso XII do art. 5º da CF/88);

- o direito apresentado na letra ‘c’ está assegurado no art. 5º, II da CF/88;

- o direito à liberdade de consciência e de crença, apresentado na letra ‘d’, está assegurado no inciso VI do art. 5º da CF/88;

- por fim, o direito à igualdade, apresentado na letra ‘e’, está disposto no art. 5º, I da CF/88.

QUESTÃO 04

[FGV - 2014 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Administrador - Adaptada] Em tema de direitos e garantias fundamentais, o art. 5º da Constituição da República estabelece que é:

A) livre a manifestação do pensamento, sendo fomentado o anonimato;

B) assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, que substitui o direito à indenização por dano material, moral ou à imagem;

C) assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

D) livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, ressalvados os casos de censura ou licença;

Comentário:

Aqui, nossa letra correta é a ‘c’, pois prevê, de forma exata, o disposto no inciso XIV do art. 5º da CF/88.

A letra ‘a’ está equivocada, pois a manifestação de pensamento é livre, porém o anonimato é vedado (e não estimulado) expressamente pelo texto constitucional (art. 5º, IV da CF/88). Já a letra ‘b’ não poderá ser marcada pois o art. 5º, V da CF/88, prevê que será assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem. Sendo assim, o direito de resposta não substitui o direito de indenização.

Por fim, a letra ‘d’ erra, uma vez que a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independe de censura ou licença, conforme previsão do art. 5º IX da CF/88.

QUESTÃO 05

[FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA - Técnico de Nível Médio II – Operacional] De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 1988, “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Tal sentença se expressa, entre outros, nos termos apresentados nas afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

B) É plena a liberdade de associação de caráter civil, militar ou paramilitar, para fins lícitos.

C) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

D) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

E) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Comentário:

Aqui a FGV nos provoca a marcar a assertiva que não traga um direito constitucionalmente previsto.

Sem dúvidas, deveremos assinalar a letra ‘b’, uma vez que o texto constitucional prevê a plena liberdade de associação, desde que para fins lícitos, sendo vedada, de modo expresso, as associações de caráter paramilitar.

A letra ‘a’, por seu turno, está correta, pois concorda com o disposto no art. 5º, II da CF/88. Do mesmo modo, a letra ‘c’ apresenta a disposição exata do previsto no art. 5º, X do texto constitucional. Quanto às letras ‘d’ e ‘e’, ambas estão de acordo com os incisos V e IV, respectivamente, do art. 5º da CF/88.

QUESTÃO 06

[FGV - 2010 - Exame de Ordem Unificado] A Constituição garante a plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5º, XVII). A respeito desse direito fundamental, é correto afirmar que a criação de uma associação:

A) depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.

B) não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.

C) depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado.

D) não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial.

Comentário:

A criação de associações independe de autorização estatal, e só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial (art. 5º, XVIII e XIX, da CF/88). Nesse sentido, a alternativa correta é aquela constante da letra ‘d’.

QUESTÃO 07

FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado] A Constituição assegura, entre os direitos e garantias individuais, a inviolabilidade do domicílio, afirmando que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador” (art. 5º, XI, CRFB). A esse respeito, assinale a alternativa correta:

A) O conceito de “casa” é abrangente e inclui quarto de hotel.

B) O conceito de casa é abrangente, mas não inclui escritório de advocacia.