• Nenhum resultado encontrado

O regime jurídico das farmácias de oficina, previsto no Decreto-Lei n.º 307/2007 de 31 de agosto, consagrou a possibilidade de as farmácias prestarem serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem-estar dos utentes regulamentados pela Portaria nº 1429/2007 de 2 de novembro [1, 15].

8.1. Farmacovigilância

O Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) visa melhorar a qualidade e segurança dos medicamentos, em defesa do utente e da Saúde Pública, através da deteção, avaliação e prevenção de Reações Adversas a Medicamentos (RAM). O farmacêutico, enquanto profissional de saúde, deve estar atento a eventuais RAM que os utentes possam apresentar. Quando acontece alguma queixa, deve-se notificar o Departamento de Farmacovigilância do INFARMED ou a Unidade de Farmacovigilância da zona ou, ainda, o Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura no caso dos suplementos alimentares. Essa notificação deve ocorrer no menor período possível após a receção da queixa, nunca excedendo os quinze dias [16].

8.2. Determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos 8.2.1. Pressão arterial

A hipertensão arterial (HTA) é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial compreende todas as situações em que os valores de pressão arterial (PA) estão aumentados de forma consistente. A determinação da PA é importante como controlo da HTA ou como medida de rastreio da mesma [17].

Na Farmácia do Calendário, a medição da PA é efetuada no Gabinete de Atendimento Personalizado recorrendo a um aparelho de medição automática. É aconselhado ao utente estar em repouso durante alguns minutos antes da medição. Os valores obtidos são registados num cartão destinado ao efeito que é entregue ao utente.

Outros cuidados de saúde prestados | 20

Os valores normais da PA podem variar consoante os problemas de saúde que cada pessoa apresenta. No entanto, consideram-se aceitáveis valores de Pressão Sistólica (PS) e Pressão Diastólica (PD) inferiores a 130 e 85 mmHg, respetivamente. Os resultados obtidos devem então ser interpretados de acordo com a condição de cada utente. Deve, ainda, ser aconselhado a adoção ou manutenção de um estilo de vida saudável de forma a haver um melhor controlo da PA e, no caso de valores insatisfatórios, deve-se também encaminhar o utente para uma consulta médica.

8.2.2. Perfil lipídico

O colesterol total (CT) e os triglicerídeos (TG) são também importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo necessária uma vigilância atenta a estes parâmetros. Estas determinações podem ser realizadas em qualquer altura do dia e são de execução fácil e rápida recorrendo a um aparelho próprio. O aparelho disponível na Farmácia do Calendário apenas faz a determinação do CT, não distinguindo entre LDL e HDL.

Consideram-se normais para o CT valores inferiores a 190 mg/dl e para os TG valores inferiores a 150 mg/dl.

Quando se depara com valores anormais, o farmacêutico deve aconselhar a adoção de medidas não farmacológicas e um estilo de vida saudável de modo a os valores retornarem ao normal. Quando isto não acontece, deve-se encaminhar o doente para uma consulta médica para uma melhor avaliação e eventual indicação de terapêutica farmacológica.

8.2.3. Ácido Úrico

O ácido úrico deriva da decomposição das purinas no organismo e a sua acumulação pode ser resultante de um distúrbio metabólico ou de distúrbios da função renal. Desta acumulação pode resultar uma patologia denominada gota.

Para esta determinação, os utentes devem estar em jejum há pelo menos 4 horas. No caso de os valores se apresentarem altos, deve-se aconselhar a redução de alimentos ricos em proteínas, como carnes vermelhas, e álcool. No caso de os valores serem persistentemente altos deve-se encaminhar o utente para uma consulta médica.

Outros cuidados de saúde prestados | 21

8.2.4. Glicemia

O controlo dos níveis de glicemia é uma medida importante na deteção e controlo da Diabetes Mellitus. Esta doença metabólica é caracterizada por hiperglicemia, entre outros sintomas, e pode levar a complicações graves com o decorrer dos anos.

A determinação deste parâmetro é também bastante simples e rápida devendo ser efetuada em jejum. A interpretação dos resultados deve ser feita tendo em conta o estado de saúde do utente. No caso de os valores obtidos serem anormais devem ser aconselhadas medidas não farmacológicas e deve-se aconselhar a repetição do teste alguns dias depois. Caso os valores se mantenham anormais deve-se encaminhar o doente para uma consulta médica.

8.3. Administração de vacinas

De acordo com a Portaria n.º 1429/2007 de 2 de novembro, as farmácias podem prestar uma série de serviços farmacêuticos, entre os quais a administração de vacinas não incluídas no PNV, como por exemplo a vacina da gripe. A administração de vacinas deve ser executada por farmacêuticos com formação adequada reconhecida pela Ordem do Farmacêuticos ou por enfermeiros contratados para esse efeito [15].

8.4. Testes de gravidez

Na Farmácia do Calendário, além de se vender, também se realizam testes de gravidez. Estes testes baseiam-se na deteção da gonadotrofina coriónica humana (GCH) que pode ser detetada na urina 8 a 11 dias após a fecundação. O teste deve ser efetuado preferencialmente com a primeira urina da manhã e o resultado é registado num cartão próprio e entregue à utente, garantido toda a confidencialidade.

8.5. Consultas de Nutrição e Podologia

A Farmácia do Calendário possui um contrato com uma nutricionista e com uma podologista, dando a possibilidade de os seus utentes usufruírem de consultas destas especialidades permitindo que estes adquiram bons hábitos alimentares e tenham um cuidado regular dos seus pés.

8.6. VALORMED

O Sistema Integrado de Recolha de Embalagens e Medicamentos Fora de Uso da VALORMED é efetuado de forma a evitar a contaminação ambiental por

Outros cuidados de saúde prestados | 22

medicamentos, que pode ter graves consequências para a saúde pública. O farmacêutico tem o papel de sensibilizar os utentes para a entrega de medicamentos fora do prazo ou que já não usem na farmácia. Os medicamentos são então colocados num contentor próprio, que quando fica cheio, é fechado e selado tornando-se inviolável e o rótulo é preenchido devidamente. O contentor é depois recolhido pelo armazenista que preenche a ficha do contentor, ficando a farmácia com uma cópia desta ficha. O contentor é depois encaminhado pelo armazenista aos centros de incineração e reciclagem [18].

Contabilidade e gestão na farmácia | 23

9. CONTABILIDADE E GESTÃO NA FARMÁCIA

Documentos relacionados