• Nenhum resultado encontrado

4.1 PEÇAS FAÇONADAS UNIFACIALMENTE

4.1.2 Outros instrumentos façonados

Os outros instrumentos façonados somam um total de 8 peças. São instrumentos cujo suporte inicial é lasca obtida por percussão interna dura. A face superior foi posteriormente modificada por façonnage até a obtenção de um volume específico. Esses instrumentos apresentam dimensões entre 4 a 8 cm de comprimento, 4 a 7 cm de largura e espessura entre 1,5 e 3 cm. Em todos os instrumentos a face superior não apresenta córtex, os negativos do façonnage podem apresentar orientação centrípeta, unidirecional e ortogonal. Geralmente, apresentam pelo menos uma parte abrupta. Não podem ser consideradas PFUFP porque não apresentam os critérios volumétricos e funcionais que caracterizam essas peças.

Identificou-se 3 grupos tecno-funcionais, distintos entre eles principalmente devido a estrutura volumétrica distinta e a uma UTFt mais ou menos abruptas. O grupo 1 caracteriza-se por peças longas, com a UTFt localizada em uma das laterais e com delineação linear. O grupo 2 compreende uma peça larga, com uma das laterais transversal ao eixo de debitagem da lasca suporte inicial. A UTFt localiza-se na lateral esquerda com delineação linear e gume mais abrupto que os verificados no grupo 1. O grupo 3 caracteriza-se por uma peça com volume largo e espesso. A UTFt localiza-se na lateral esquerda e parte apical com delineação convexa linear. Quatro peças não apresentam uma estrutura definida. São instrumentos com suas superfícies muito modificadas por fraturas, o que compromete a leitura técnica e a distinção das etapas de produção das mesmas. Assim, não podem fornecer informações sobre os modos de produção e funcionamento, portanto não serão descritas.

a) grupo tecno-funcional 1

Duas peças fazem parte desse grupo. São instrumentos longos, com comprimento de 5 cm e 7 cm, apresentam laterais paralelas com parte distal levemente côncava e parte proximal abrupta e inclinada, deixando uma das laterais mais curta. A UTFt, de delineação convexa linear, localiza-se na lateral mais longa da peça.

126711 (Figura 25): Instrumento façonado alongado (C: 6,9 cm; L: 4; E: 1,7) em arenito

obtida por percussão interna com percutor de pedra. A face inferior é levemente convexa, próximo ao bulbo pronunciado. Um negativo curto na parte distal estende-se até as duas laterais, formando uma superfície ligeiramente côncava. A face superior foi completamente modificada pelo façonnage, com retiradas pouco longas e subparalelas, de direção centrípeta. O plano de penetração foi produzido durante a etapa do façonnage e o plano de contato durante a fase de confecção da parte ativa. A UTFt caracteriza-se por retoques curtos e subparalelos, em toda extensão da lateral esquerda. O plano de penetração é convexo com ângulo de 60º e o plano de contato possui superfície côncava com ângulo de 70º de delineação convexa linear.

Figura 25: Toca do João Leite. Conjunto 4. Instrumento façonado etiqueta nº 126711. A – desenho convencional; B – desenho funcional; C – desenho producional.

126428 (Figura 27): Instrumento façonado alongado e espesso (C: 6,8 cm; L: 4,6 cm; E:

com percutor duro. A face inferior é ligeiramente plana, sem modificações. A face superior é toda modificada pelo façonnage, com retiradas longas e subparalelas, de direção centrípeta. A parte proximal é abrupta e inclinada, e a distal levemente côncava. O plano de penetração foi produzido durante a etapa do façonnage e o plano de contato durante a fase de confecção da parte ativa. A UTFt localiza-se na lateral direita, caracterizada por retoques curtos, paralelos e refletidos. O plano de penetração é convexo com ângulo de 65º e o plano de contato possui superfície côncava com ângulo de 70º e delineação convexa linear.

b) Instrumento façonado com laterais convergentes e UTFt linear

Trata-se de um instrumento largo e pouco espesso. Caracteriza-se por apresentar uma das laterais transversal ao eixo de debitagem da lasca suporte, convergindo com a outra lateral, numa superfície estreita e arredondada. A UTFt localiza-se lateral direita e possui delineação linear.

126779 (Figura 27): Instrumento façonado largo e espesso (C: 5,5 cm; L: 6,8 cm; E: 2,4)

em arenito silicificado com grão fino e cor cinza. A face inferior, não modificada pelo

façonnage , um negativo paralelo a face inferior, com mesma orientação, foi feito

posterior a debitagem da lasca. Separando os dois negativos uma nervura proeminente, divide a face em duas superfícies obliquas. Na face modificada pelo façonnage, um negativo longo delimita uma superfície ligeiramente plana. Nas laterais negativos curtos e paralelos, de direção centrípeta, forma um lado transversal a uma parte abrupta e cortical, e convergente a lateral esquerda. Formando assim, um bico levemente arredondado. O plano de penetração e o plano de contato foram produzidos durante a fase de confecção da parte ativa. A UTFt localiza-se em toda lateral esquerda, caracteriza-se por retoques curtos, subparalelos e alguns refletidos. O plano de penetração é convexo com ângulo de 60° e o plano de contato tem superfície convexa com ângulo de 75º e delineação linear levemente denticulada.

64 Figura 26. Toca do João Leite. Conjunto 4. Instrumento façonado etiqueta 126428. A – desenho convencional; B – desenho funcional; C – desenho producional

65 Figura 27. Toca do João Leite. Conjunto 4. Instrumento façonado etiqueta nº 126779. A – desenho convencional; B – desenho funcional; C – desenho producional.

c) Instrumento façonado largo e espesso com UTFt convexa linear.

Caracteriza-se por uma peça com um volume largo e espesso. As laterais são oblíquas deixando a face dividida em duas, superfície distal abrupta. A UTFt localiza-se na lateral esquerda que converge com a parte proximal da peça, com delineação convexa linear.

126713 (Figura 28): Instrumento façonado largo e espesso (C: 5,7 cm; L: 7,2 cm; E: 2,8

cm) em arenito silicificado de grão fino e cor cinza. O suporte é uma lasca, talão liso (E: 1,3 cm), obtida por percussão interna com pedra dura. A face inferior é levemente convexa, com bulbo pronunciado, sem modificações. A face superior é toda modificada, retiradas longas e paralelas, de direção centrípeta, formaram uma nervura proeminente, dividindo a face em duas superfícies. Uma à direita, obliqua estende-se transversalmente ao eixo de debitagem da lasca, e a outra levemente convexa à esquerda. Superfícies abruptas, na parte proximal e distal, separam as laterais paralelas. A UTFt está localizada na lateral esquerda, caracterizando-se por retoques curtos e subparalelos, alguns refletidos. O plano de penetração é convexo com ângulo de 70º e o plano de contato tem superfície côncava com ângulo de 75º e delineação convexa.

67 Figura 28. Toca do João Leite. Conjunto 4. Instrumento façonado etiqueta nº 126713. A – desenho convencional; B – desenho funcional; C – desenho producional.