• Nenhum resultado encontrado

1. DAS ÁGUAS NOSSO CHÃO

1.6. Outros ventos

Em 19 de maio de 2014, o grupo Ser Educacional, mantenedor das Faculdades Maurício de Nassau, Joaquim Nabuco e da UNINASSAU assina contrato de compra e venda com a UNAMA e a Faculdades Integradas Tapajós - FIT. Em matéria divulgada no site do grupo Ser Educacional30temos:

Após longo período de negociações, o Grupo Ser Educacional assinou nesta segunda-feira (19), contrato de compra e venda para a aquisição da União de Ensino Superior do Pará – UNESPA, mantenedora da Universidade da Amazônia – UNAMA, sediada em Belém-PA e do Instituto Santareno de Educação Superior – ISES, mantenedor das Faculdades Integradas Tapajós FIT, sediado em Santarém- PA. A aquisição, cujo valor final será de R$ 151,2 milhões está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais operações similares e será implementada e finalizada assim que as mesmas forem cumpridas. Dentre as condições consta a conclusão da reorganização societária das entidades, com o objetivo de segregar seus ativos imobilizados. (...). UNAMA e FIT são instituições de tradição, reconhecidas por seu rigor acadêmico, qualidade de cursos e um corpo docente e técnico administrativo altamente capacitados. Atualmente, as instituições contam com aproximadamente 12,2 mil alunos matriculados, sendo 11,7 mil estudantes de graduação, em mais de 30 diferentes cursos, que são oferecidos nos quatro campi da região metropolitana de Belém e Ananindeua, além da FIT em

30

Ver site Ser Educacional Grupo Ser Educacional assina contrato de compra da UNAMA e FIT. Disponível em: http://www.sereducacional.com/noticia/verNoticia/364 .Acesso em: 08 outubro 2014.

Santarém. No Pará, a UNAMA e a FIT serão a segunda e terceira instituição do Grupo, que já mantém a Faculdade Maurício de Nassau Belém desde 2012. (...). A Universidade da Amazônia – UNAMA é composta por quatro campi em Belém: Alcindo Cacela, Quintino Bocaiúva, Senador Lemos e o campus BR, que estão entre os mais bem equipados dentre as universidades do país. Após a aquisição, os cursos e os programas de extensão e pesquisas serão incorporados aos valores e missão do Grupo Ser Educacional, entretanto os valores da UNAMA e FIT serão preservados, sem a mudança na identidade institucional. O CEO do Ser Educacional, Jânyo Diniz, ressalta que o Grupo Ser manterá a marca UNAMA, por ser uma marca nacionalmente reconhecida e comenta a importância de agregar uma universidade às instituições do grupo. “A aquisição da UNAMA faz parte da continuidade do projeto de expansão do Grupo nas regiões Norte e Nordeste. Com o foco em desenvolver as regiões onde está presente, uma instituição tradicional, com mais de 20 anos de atuação e com herança histórica como a UNAMA é, e sempre foi, de grande interesse para o grupo Ser. Assim, pretendemos manter o nome e perpetuar o seu legado educacional”, finaliza o CEO.

Observamos que um novo panorama histórico se apresenta à UNAMA e à educação superior no Estado do Pará. Mudanças serão constantes nesse caminhar, mas isso será contado no decorrer dos próximos anos.

Segundo Diniz (2014), 31 desde 24 de outubro de 2014 a UNAMA e a Faculdade Integrada do Tapajós – FIT integram o Grupo Ser Educacional, “o maior grupo educacional do Norte e Nordeste e um dos dez maiores grupos educacionais do país”. Em 02 de novembro de 2014 o Grupo Ser Educacional assume definitivamente a direção da instituição tendo agora como reitor o professor Janguiê Diniz e como vice-reitora a professora Betânia Fidalgo.

Nesses vinte anos de fundação o Coro Cênico da UNAMA presenciou inúmeras transformações na instituição. Outros ventos sopram e, de forma decisiva, como os ventos fazem em uma paisagem natural, ajudando a modificar e recriar olhares, cenas e hábitos, estimulando novos rabiscos, desenhos, formas, sons, cores, sabores, criados e recriados conforme vamos permitindo percebê-los e senti-los, se ajustando à nova realidade, dando dinâmica ao exercício de se elaborar e executar formas de se pensar e fazer música nesta universidade.

A última apresentação do Coro Cênico da UNAMA foi realizada no dia 04 de setembro, na comemoração dos seus 20 (vinte) anos.

Em dezembro de 2014 algumas alterações no quadro funcional foram realizadas pela nova direção. Então, funcionários, professores e coordenadores foram desligados da instituição. Dentre eles, a equipe do Núcleo Cultural, Professor Francisco Cardoso, coordenador do Núcleo Cultural e representante do Cine UNAMA, Professora Maria Célia

31

Fundador/Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional e Reitor da Universidade da Amazônia.

Jacob, coordenadora do Curso de Letras e responsável pelas Artes Literárias do Núcleo Cultural, e a secretária Marlize Albuquerque, do Setor de Artes Cênicas e Musicais.

No dia 12 de janeiro de 2015, aniversário da cidade de Belém do Grão Pará, despedi- me do verde-UNAMA, da sonoridade ribeirinha, das toadas e cantigas do povo de cá, deixando muitas lembranças das duas décadas vividas em folders, cartazes, partituras, recortes de jornais, fotografias, canções, batuques, acalantos, cantos pastoris, carimbós, cenas de espetáculos e no olhar tristonho das pessoas que ainda insistiam em sonhar nosso canto, os alunos bolsistas, que testemunharam o desfecho da arte do canto-coral na Universidade da Amazônia, dentre eles: Catherine Evany Oliveira, Rafaela Caetano, Paulo Moura e Luiz Guilherme Melo, e colaboradores Leo Oliveira, Ana Júlia, Ana Maria Castelo e Vera Santos.

Podemos analisar que o pensamento sobre música, no sentido de auxiliar a formação geral do aluno como anteriormente era pensado na instituição, já não há, pois outras prioridades são mais urgentes e importantes. Com a mudança no conceito, automaticamente o comportamento mudou para poder acompanhá-lo, e isso se refletiu no som, na música realizada na universidade. Por fim, outras pessoas, outro pensamento, outra instituição. Assim, o novo conceito produziu comportamentos que se instalaram silenciando a voz do Coro Cênico da Universidade da Amazônia.