• Nenhum resultado encontrado

A terceira fase de uma atualização verifica e configura o servidor PI Data Archive atualizado. Nessa fase, você verificará se a atualização foi bem-sucedida e os serviços apropriados estão rodando no servidor, e se esses dados novos estão sendo coletados pelo servidor atualizado.

Termo Definição

Origem O PI Data Archive original antes da atualização Destino O novo PI Data Archive depois da atualização

Para implementações coletivas: em todos os casos além da atualização da 3.4.375, atualize os servidores secundários antes de atualizar o servidor primário no coletivo. Isso assegura a sincronização entre servidores, assegurando que todas as gravações de sincronização enviadas por um servidor primário sejam reconhecidas como um servidor secundário. Além disso, atualizar o servidor secundário primeiro faz com que a reversão do caminho fique mais fácil no caso de problemas com a atualização.

Procedimento

3. Fase 3: Pós-atualização.

Fase 1: Pré-atualização

A primeira fase de qualquer atualização do PI Data Archive tem foco no planejamento, avaliação e registro de informações sobre o PI Data Archiveatual. Isso ajuda a recuperação no caso de qualquer problema com a atualização e o retorno às configurações da implementação original.

Para implementações coletivas: em todos os casos além da atualização da 3.4.375, atualize os servidores secundários antes de atualizar o servidor primário no coletivo. Isso assegura a sincronização entre servidores, assegurando que todas as gravações de sincronização enviadas por um servidor primário sejam reconhecidas como um servidor secundário. Além disso, atualizar o servidor secundário primeiro faz com que a reversão do caminho fique mais fácil no caso de problemas com a atualização.

Antes de Iniciar

Alguns pontos a considerar ao atualizar a partir de versões anteriores do PI Data Archive: Analise as seguintes considerações antes de iniciar uma atualização do PI Data Archive. Para determinar sobre qual versão a atualização está sendo feita, consulte Verificar a versão do PI Data Archive.

• Versões anteriores a 3.4.375 (somente 32 bits)

Atualizações diretas não são suportadas por versões anteriores a 3.4.375. Caso necessite atualizar uma instalação de 32 bits do PI Data Archive, consulte e siga as instruções no artigo do Suporte Técnico da OSIsoft: KB00530 - Upgrading to 64-bit PI Server while moving to 64-bit hardware (https://techsupport.osisoft.com/Troubleshooting/KB/ KB00530).

Nota:

A instalação do PI AF Server e do Microsoft SQL Server é uma exigência para esse tipo de atualização.

• Coletivos versão 3.4.375 (32 bits e 64 bits)

PI Data Archiveforam introduzidos nessa versão. Caso esteja atualizando sobre uma versão de 32 bits da 3.4.375, a atualização direta não será suportada. Consulte e siga as instruções no artigo do Suporte técnico da OSIsoft: KB00530 - Upgrading to 64-bit PI Server while moving to 64-bit hardware (https://techsupport.osisoft.com/Troubleshooting/KB/ KB00530).

Nota:

A instalação do PI AF Server e do Microsoft SQL Server é uma exigência para esse tipo de atualização.

• No PI Data Archive versão 3.4.375 em um coletivo, é necessário atualizar o computador primário primeiro. Após atualizar cada computador secundário, reinicie cada um usando o PI Collective Manager. Caso esteja atualizando sobre uma versão 3.4.380 ou mais recente, é possível atualizar os servidores em qualquer ordem. Entretanto, deve-se planejar a

atualização de todos os servidores em um intervalo de tempo relativamente curto. Do contrário, caso ocorram problemas e todos os servidores não estejam atualizados para a mesma versão, a solução de problemas torna-se mais difícil.

• Coletivos versão 3.4.380 (32 bits e 64 bits)

A segurança integrada do Windows foi introduzida nessa versão. Essa também é a primeira versão com suporte a backups incrementais. Caso esteja atualizando sobre uma versão de 32 bits da 3.4.380, a atualização direta não será suportada. Consulte e siga as instruções no artigo do Suporte técnico da OSIsoft: KB00530 - Upgrading to 64-bit PI Server while moving to 64-bit hardware (https://techsupport.osisoft.com/Troubleshooting/KB/KB00530). • Versão 3.4.385, PI Data Archive 2010 (32 bits e 64 bits)

Essa é a versão na qual o Module database para sincronização do AF foi introduzido. Para obter mais informações, consulte "PI MDB to AF Transition" in Live Library (https:// livelibrary.osisoft.com) (Transição do PI MDB para o AF).

Caso esteja atualizando sobre uma versão de 32 bits da 3.4.385, a atualização direta não será suportada. Consulte e siga as instruções no artigo do Suporte técnico da OSIsoft: KB00530 - Upgrading to 64-bit PI Server while moving to 64-bit hardware (https:// techsupport.osisoft.com/Troubleshooting/KB/KB00530).

• Versão 3.4.390, PI Data Archive 2012 (32 bits e 64 bits)

Caso esteja atualizando sobre uma versão de 32 bits da 3.4.390, a atualização direta não será suportada. Consulte e siga as instruções no artigo do Suporte técnico da OSIsoft: KB00530 - Upgrading to 64-bit PI Server while moving to 64-bit hardware (https:// techsupport.osisoft.com/Troubleshooting/KB/KB00530).

• Versão 3.4.395, PI Data Archive 2015 (somente 64 bits) Atualizações diretas são suportadas.

Procedimento

1. Baixe o Hardware and Systems Sizing Recommendations Spreadsheet na página de

Downloads do Suporte Técnico da OSIsoft (https://techsupport.osisoft.com/Downloads/ All-Downloads/PI-Server/All-Products/Extras/Current-Version/hardware/).

2. Selecione a versão do servidor do PI Data Archive para a qual você deseja atualizar com base em suas necessidades. Esse é o servidor de destino. Selecione a versão para atualizar todos os servidores de destino secundários do PI Data Archive, caso esteja atualizando membros de um coletivo.

3. Registre a versão selecionada e os nomes dos servidores de todos os servidores de destino do PI Data Archive.

4. Faça o download do kit de instalação que corresponde à versão selecionada do servidor PI Data Archive encontrado em Install Kits na Página de Downloads do Suporte Técnico da OSIsoft (https://techsupport.osisoft.com/Downloads/All-Downloads/).

5. Verifique a versão de todos os servidores de origem existentes do PI Data Archive que deseja atualizar. Para obter mais informações sobre como verificar a versão do PI Data Archive atualizado, consulte Verificar a versão do PI Data Archive.

6. Registre o número da versão e os nomes dos servidores de todos os servidores de origem existentes do PI Data Archive.

7. Certifique-se de que o sistema operacional do servidor de destino é compatível com a versão do PI Data Archive selecionado revisando os Requisitos do sistema. Repita esse passo para qualquer servidor secundário de destino caso esteja atualizando membros de um coletivo e o servidor secundário tenha um sistema operacional diferente.

8. Registre a versão do sistema operacional do servidor de destino. Repita esse passo para qualquer servidor secundário de destino caso esteja atualizando membros de um coletivo e o servidor secundário tenha um sistema operacional diferente.

9. Escolha a estratégia de atualização. Aqui estão duas opções básicas:

◦ Atualização direta ◦ Operação de mudança

Dica:

Considere atualizar a máquina do seu servidor ao planejar uma atualização do PI Data Archive. Uma atualização pode ser uma boa oportunidade de mudar para um

hardware melhor. É possível deixar o servidor antigo em execução no hardware antigo enquanto muda para um novo hardware e só então desativar o computador antigo. Caso planeje mover o PI Data Archive, consulte Mudar o PI Data Archive para um novo computador, que se aplica à versão 3.4.385 e posteriores. Para versões anteriores, consulte o guia específico da versão na PI Live Library (http://livelibrary.osisoft.com). 10. Caso esteja atualizando a máquina do servidor, verifique o Hardware and Systems Sizing

Recommendations Spreadsheet.

11. Registre o nome do PI AF Server para o servidor de destino do PI Data Archive. Caso esteja atualizando de uma versão anterior ao PI Data Archive 2010 (3.4.385), talvez seja

necessário instalar o Microsoft SQL Server e um PI AF Server antes de continuar a instalação. Consulte Visão geral do PI System para obter uma visão geral do número de computadores necessários em uma instalação de PI System e consulte o PI AF Installation

and Upgrade Guide. As versões 3.4.375 e 3.4.380 não exigiam um PI AF Server. Por isso,

deve-se instalar um PI AF Server antes de atualizar essas versões.

12. Registre o nome do servidor SQL e a versão do PI Data Archive de destino.

13. Certifique-se de que a conta de usuário tem permissões de administração na máquina do servidor de destino.

Ao final do assistente de instalação do PI Data Archive o assistente de preparação do MDB para AF tenta criar um grupo do Windows com o nome AF Link to PI -

PISERVERHOSTNAME na máquina do PI AF Server. O PI AF Link Subsystem precisa desse grupo para que tenha permissão de gravação no PI AF.

14. Certifique-se de que as interfaces têm buffering.

15. Certifique-se de que os nós de interface estejam executando o PI Buffer Subsystem 3.4.375.84 ou posterior, caso esteja atualizando do PI Data Archive 3.4.375 ou anterior e caso esteja usando o PI Buffer Subsystem nos nós de interface. O PI Buffer Subsystem anterior à versão 3.4.375.84 não é compatível com o PI Data Archive 3.4.380 e posterior. Verifique todos os nós de interface do PI e atualize o PI Buffer Subsystem antes de instalar o PI Data Archive.

problemas torna-se mais difícil. Consulte o High Availability Administration Guide para obter mais informações sobre coletivos.

Fase 2: Atualização

A segunda fase do processo de atualização tem foco na tarefa de atualizar o servidor do PI Data Archive na máquina do servidor local.

Há duas formas de atualizar o servidor do PI Data Archive: • Atualização normal

• Atualização silenciosa

Para implementações de coletivos: Em todos os casos que não sejam a atualização sobre a versão 3.4.375, atualize os servidores secundários primeiro, antes de atualizar o servidor primário no coletivo. Isso assegura a sincronização entre servidores, assegurando que todas as gravações de sincronização enviadas por um servidor primário sejam reconhecidas como um servidor secundário. Além disso, atualizar o servidor secundário primeiro faz com que a reversão do caminho fique mais fácil no caso de problemas com a atualização.

Fase 2a: Atualizar o PI Data Archive

Procedimento

1. Clique duas vezes no arquivo executável do kit de instalação do PI Data Archive.

2. Copie o arquivo pilicense.dat existente para um diretório de backup. Esse passo permite que você reverta para o arquivo de licença existente no caso de um problema com o arquivo de licença atualizado.

3. Atualize o arquivo de licença substituindo o arquivo pilicense.dat. O subsistema de licença lerá esse arquivo, incluídas todas as eventuais atualizações, a cada 15 minutos. Você pode reinicializar o subsistema de licença para forçar que as mudanças tenham efeito imediatamente.

4. Se houver um problema com seu arquivo de licença ou se a instalação detectar que você está usando uma licença temporária, pode ser que veja a janela License File conforme a captura de tela seguinte.

Nota:

Caso seja necessário gerar um novo arquivo de licença e um coletivo do PI Data Archive esteja sendo atualizado, será necessário copiar o arquivo pilicense.dat para todos os membros do coletivo.

5. Se houver um problema com o arquivo de licença, siga os passo em Criar um arquivo de assinatura de máquina e Gerar arquivo de ativação de licença.

6. Após concluir a atualização, proceda com as tarefas de pós-instalação encontradas em Fase 3: Pós-atualização.

O que Fazer Depois

Caso um coletivo do PI Data Archive esteja sendo instalado, realize o procedimento de atualização em cada PI Data Archive dentro do coletivo. Para atualizações sobre a versão 3.4.375, é necessário atualizar primeiro o PI Data Archive primário. Após atualizar um PI Data Archive secundário da versão 3.4.375, é necessário reinicializar após a atualização e iniciar o PI Data Archive secundário usando o pisrvstart.bat (porque a reinicialização inicia somente subsistemas do núcleo). Para a versão 3.4.380 e posteriores, a OSIsoft recomenda atualizar primeiro os servidores secundários do PI Data Archive.

Nota:

Caso esteja atualizando o servidor primário sobre a versão 3.4.375 para o PI Data Archive 2015 ou mais recente e crie pontos de dados futuros PI sem atualizar o PI Data Archive secundário, o PI Data Archive secundário falhará normalmente com uma mensagem que o PI Data Archive secundário deve ser atualizado.

Fase 2b: Atualizar o PI Data Archive em modo silencioso

Uma atualização silenciosa permite que você defina configurações de atualização uma única vez e então use essas configurações para duplicar a atualização em muitas máquinas. Durante uma atualização em modo silencioso, o kit de instalação lê as definições da sua configuração no arquivo silent.ini, que você modificou para a atualização silenciosa. O kit de instalação não exibe nenhuma opção de instalação durante o processo de atualização.

Os arquivos silent.ini e silent.bat estão incluídos no kit de instalação PI Data Archive. O arquivo silent.ini inclui comentários detalhados sobre cada um dos parâmetros de linha de comando que podem ser personalizados em uma atualização silenciosa. O arquivo

silent.ini fica na pasta em que os arquivos do kit de instalação foram extraídos. Após modificar o arquivo de inicialização, execute o instalador (usado para ambos, instalação e atualização) no modo silencioso a partir da linha de comando com o arquivo silent.bat.

Executar atualização silenciosa

Procedimento

1. Clique duas vezes no arquivo executável do kit de instalação do PI Data Archive.

2. Mude o diretório de extração para outro que não seja temp. Por exemplo, C:\DA2016R2\. 3. Abra uma janela do command prompt.

4. Mude o diretório paraC:\DA2016R2 5. Vá para o diretório de extração modificado. 6. No command prompt, digite: silent.bat -check

7. Para iniciar o kit de instalação PI Data Archive no modo silencioso, execute o arquivo de comando silent.bat com a opção -install.

silent.bat -install

8. Quando a atualização silenciosa tiver terminado, um código de saída aparecerá no kit de instalação. Verifique se a instalação foi bem-sucedida com o código de saída 0.

Se a atualização falhar, visualize o arquivo %SystemDrive%\PIServerMaster.log para obter detalhes.

Fase 3: Pós-atualização

A última fase da atualização gira em torno de algumas tarefas de instalação que devem ser seguidas para garantir que o PI Data Archive atualizado está pronto para uso. Essas tarefas incluem verificar se a instalação foi concluída com sucesso, configurar backups e realizar algumas tarefas de sincronização.

Procedimento

1. Verifique se a versão do PI Data Archive na implementação atualizada é a correta. Para obter mais informações sobre como verificar a versão do PI Data Archive atualizado, consulte Verificar a versão do PI Data Archive

2. Visualize os arquivos de log de instalação do PI Data Archive na implementação atualizada. Para obter mais informações sobre como visualizar logs de instalação, consulte Visualizar arquivos de log de instalação do PI Data Archive.

3. Certifique-se de que o servidor atualizado está coletando novos dados. Para isso, verifique se os serviços PI estão rodando, se a fila de eventos está ativa e se as tags padrão estão atualizando. Para obter mais informações sobre como verificar se a atualização ocorreu com sucesso, consulte Verificar instalação do PI Data Archive.

4. Verifique o PI Performance Monitoring para verificar se a interface está rodando e com buffering da forma adequada. Consulte Buffering User Guide.

5. Verifique se os dados estão fluindo adequadamente pelo buffer usando o gerenciador de buffer. Faça isso para assegurar que qualquer problema de configuração que faça com o que o fluxo de dados chegue ao servidor mas não passe pelo buffer seja identificado e tratado. Se for esse o caso, você pode achar que o buffer está funcionado adequadamente quando, na verdade, não está configurado corretamente. Consulte Testar buffering.

6. Configure os backups do PI Data Archive na implementação atualizada. Nota:

Caso esteja atualizando a versão 3.4.375, considere atualizar o backup do PI Data Archive para aproveitar as vantagens de backups incrementais. Para obter mais informações sobre como configurar backups do PI Data Archive atualizado, consulte Configurar ou atualizar backups de PI Data Archive.

7. Remova sua conta de usuário do grupo de administração do Windows. Para obter mais informações sobre como modificar permissões da conta, consulte Poucos privilégios da conta de usuário.

9. Determine se a migração PI MDB para PI AF é necessária na sua atualização. Para isso, consulte informações sobre migração PI MDB para AF. Consulte o tópico “PI MDB to AF Transition” > "Why the move from MDB to PI AF" in Live Library (https://

livelibrary.osisoft.com).

10. Caso necessário, execute PI MDB to AF Preparation Wizard para realizar a transição PI MDB para AF. Consulte o tópico “PI MDB to AF Transition” > "PI MDB to PI AF Preparation Wizard" in Live Library (https://livelibrary.osisoft.com).

11. Migre o PI Batch Database e os dados do PI Batch Subsystem para PI Event Frames. Consulte Visão geral da migração de batelada para event frame.

12. Configure as medidas de reforço de segurança. Siga as melhores práticas de segurança conforme descritas em KB00833 - Seven best practices for securing your PI Server (https:// techsupport.osisoft.com/TROUBLESHOOTING/KB/KB00833). Para obter informações sobre como aumentar a segurança da implementação, consulte Configurar medidas de reforço de segurança.

Visão geral da migração de batelada para event frame

Começando com o PI Server 2015, você pode migrar seu PI Batch Database e os dados do PI Batch Subsystem para event frames. As event frames ajudam você a capturar, comparar e analisar processos importantes ou eventos de negócios em um período cíclico. Elas podem rastrear muitos tipos de eventos, sendo que as bateladas são um só desses tipos. As event frames oferecem maiores opções de pesquisa e maior flexibilidade de composição do que as bateladas. Para obter mais informações sobre as event frames, consulte PI Server "Event frame structure" in Live Library (https://livelibrary.osisoft.com) (Estrutura de event frame).

Como você precisará de aplicativos clientes para gerenciar os dados de batelada em event frames diferentes dos que você tem usado com o banco de dados de bateladas, não migre para as event frames até que as soluções que você precisa sejam estabelecidas. Além disso, depois que você iniciar a migração, o banco de dados de bateladas se torna somente leitura, e você não poderá reverter isso.

CUIDADO:

Se planeja usar o RtReports com event frames, não migre até que suporte adequado da unidade seja fornecido no RtReports. Para anúncios atualizados de liberação para RtReports, consulte a página de Suporte Técnico da OSIsoft PI System Roadmap Release Schedule: RtReports (https://techsupport.osisoft.com/Products/Product-Roadmap/ RtReports) (Agenda de liberação de roteiro do PI System: RtReports).

A OSIsoft não recomenda que você execute o PI Batch Database e use as event frames em paralelo para os mesmos dados de batelada. A OSIsoft supõe que você migrará todos os dados de batelada de uma vez do PI Batch Database. Uma exceção é se você decidir criar event frames para suportar dados que não são de batelada (como para o monitoramento do tempo inativo de equipamento) ao mesmo tempo em que você cria bateladas no PI Batch Database.

Nota:

• A OSIsoft recomenda que, a menos que você tenha requisitos não críticos de migração ou um ambiente muito simples, você teste a migração de seus dados de batelada para event frames e a transição para consumidores e fontes de dados de event frame. • Reserve aproximadamente 90 minutos por milhão de event frames para a migração,

levando em consideração que esse tempo varia dependendo da rede, hardware e outros fatores.

Preparar fontes de dados de batelada e consumidores para migração

Para realizar uma transição bem-sucedida do seu ambiente com PI Batch Database e PI Batch Subsystem, você precisará preparar todas as fontes de dados de batelada e consumidores ou elaborar soluções alternativas para o suporte que sua batelada necessita usando o PI Event Frames.

CUIDADO:

Se você planeja usar o RtReports com event frames, você precisa usar a versão 4.0 do RtReports.

Primeiramente, faça um inventário da constituição do seu sistema de batelada. Você precisará executar ações para cada fonte de dados de batelada e consumidor em preparação à mudança para event frames.

Procedimento

1. Para cada servidor PI Data Archive que planeja migrar, faça um inventário das atuais fontes

Documentos relacionados