• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação em Educação da PUC-GO

No documento Download/Open (páginas 83-86)

CAPÍTULO III ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL COMO OBJETO

3.1 Os Programas de Pós-Graduação em Educação no Estado de Goiás

3.1.2 Pós-Graduação em Educação da PUC-GO

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás) segundo dados informativos em sua página virtual iniciou suas atividades em Educação Superior no ano de 1959, tendo como meta ofertar um ensino de qualidade que se consolidou ao longo de sua trajetória e alcançou o respeito e valorização no campo educacional. Atualmente, conta com 51 cursos de graduação, 72 especializações, 14 mestrados e 3 doutorados.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE-PUC/Goiás) iniciou as atividades em 1999, ofertando o curso de Mestrado e, a partir de 2006, credenciou o curso de Doutorado. O programa está avaliado pela CAPES com conceito 5, o que confere a Instituição excelência na produção do conhecimento científico.

A oferta de novas turmas é anual, com cerca de 20 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado. O corpo discente é composto em sua maioria por profissionais da educação básica, que atuam tanto no setor público quanto no privado, sendo o maior percentual advindo do sistema público de ensino.

Tal constatação foi feita pela pesquisadora ao longo da sua permanência no curso de Mestrado, onde teve a oportunidade de dialogar com diversos acadêmicos sobre sua atuação profissional, detectando, assim, que os professores da educação pública compõem um percentual bastante expressivo no preenchimento das vagas oferecidas tanto no curso de Mestrado quanto no de Doutorado.

Conquanto o curso não goze de gratuidade, há possibilidade, embora bastante pequena, de o discente se beneficiar de bolsas fornecidas pela CAPES e por outras instituições que promovem o desenvolvimento da pesquisa científica no Estado de Goiás.

Para auxiliar o desenvolvimento dos estudos científicos, debates e produções das pesquisas acadêmicas, o PPGE-PUC/GO está representado por 3 linhas de pesquisa. O quadro 6 foi elaborado a partir da coleta de dados no site do programa, detalhando a composição do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da PUC/GO.

Quadro 6 - Linhas de pesquisa do Programa Pós-Graduação em Educação-PUC/GO (2008-2018) Linhas Objetivos Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.

Compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades.

Educação, Sociedade e Cultura.

Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das práticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.

Estado. Políticas e Instituições Educacionais

Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica. Fonte: Dados organizados pela autora conforme informações do site pucgoias.edu em 15/05/2019

Embora saibamos que a linha de pesquisa é um núcleo temático de atividade dentro do Programa de Pós-Graduação, as linhas de pesquisas da PPGE-PUC/GO compartilham interesses comuns e as atividades acadêmicas são produzidas em constante diálogo entre os docentes do programa.

O quadro a seguir apresenta a produção acadêmica por linha de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (UFG e PUC/GO) vinculada ao objeto de estudo “Escola de Tempo Integral no Estado de Goiás”.

Quadro 7 - Grupos de pesquisa, linhas de pesquisa, Teses e Dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UFG e da PUC no período

de 2008-2018

Instituição Grupos de Pesquisa Linha de Pesquisa Dissertações e

Teses

Cultura e Processos Educacionais 02 Trabalho docente e educação

escolar (TRABEDUC)

Formação Profissionalização Docente e Trabalho Educativo.

01 Fundamentos dos Processos

Educativos

01

PUC Estado Políticas e Instituições

Educacionais

02 Teoria histórico-cultural e

práticas escolares.

Teorias da Educação e Processos Pedagógicos

06 Fonte: Dados organizados conforme informações levantadas pela autora em 15/05/2019.

Os dados apresentados no quadro 7 mostram que a Escola Pública de Tempo Integral, no período de 2008-2018, esteve como objeto de estudo e no centro dos debates e discussões nos dois PPGEs em análise. São 13 produções científicas, distribuídas nas diferentes linhas e grupos de pesquisas, que buscam compreender como o tempo integral é construído nas escolas públicas estaduais e sob quais dimensões teórico-metodológicas.

Ainda no que se refere à quantidade de produções, o percentual da distribuição por instituições de ensino, aponta a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE- PUC/Goiás) com o índice mais expressivo das produções científicas, com 08 trabalhos referentes à temática e englobando um percentual de 61,5% do total das produções, enquanto a Universidade Federal de Goiás apresenta o índice de 38,5% das produções acadêmicas.

O levantamento referente às linhas de pesquisa dos PPGEs evidencia maior produção de Teses e Dissertações na PUC/GO. São 08 trabalhos que discutem a temática Escola Pública de Tempo Integral em diferentes vertentes, mas com objetivos em comum: compreender a dinâmica da implementação desta modalidade de ensino nas escolas públicas estaduais do Estado de Goiás.

As linhas de pesquisa da UFG contemplam 05 estudos científicos que possibilitam o desvelamento na compreensão de como nosso objeto em estudo “Escola Pública de Tempo Integral” tem sido abordado nas produções científicas voltadas a implementação do tempo integral na jornada escolar das escolas goianas.

Antes de fechar esta análise, vale ressaltar queo aumento do número de dissertações e teses produzidas nos PPGEs é gradativo. A produção concentra-se em dissertações, mas na academia doutores, mestres, especialistas e estudantes de graduação têm se dedicado a participar ativamente de debates sobre a Educação Pública de Tempo Integral.

Duarte (2006) diz que a “pós-graduação Stricto Sensu forma pesquisadores, no conjunto de todas as áreas de pesquisas [...] produz a parcela da intelectualidade de um país, portanto questiona qual o tipo de intelectual os cursos de mestrado e doutorado estão formando?” (p. 90). Precisamos de pesquisadores críticos, audaciosos, capazes de gerirem um

objeto de estudo que transforme a comunidade na qual está inserido.

No documento Download/Open (páginas 83-86)