• Nenhum resultado encontrado

Conformidade do Empreendimento com os Princípios do Equador

Princípio 3.0 Padrões Sociais e Ambientais Aplicáveis

 Gestão da conformidade legal do empreendimento  Identificação dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao projeto

NE – O empreendedor possui PS de Identificação dos Requisitos Legais e Outros Requisitos Aplicáveis e o Manual de Requisitos Jurídicos adequado, mas que incidem sobre as questões ambientais somente, ficando fora desse processo a necessidade de identificação dos requisitos legais aplicáveis à Segurança e Saúde Ocupacional.

O/M – A Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da UHE Belo Monte, ainda não apresentou qualquer metodologia de acompanhamento dos requisitos legais, tampouco a NE evidenciou que a mesma tenha qualquer acompanhamento.

OP – As empresas desse grupo possuem ferramentas similares de identificação de requisitos legais.

OE – As empresas contratadas da NE não possuem metodologia confiável de acesso aos requisitos, e que indique o atendimento dos mesmos. Esta tarefa fica com a NE, que avalia os principais requisitos por meio de sua Supervisão de SST.

Parcialmente conforme

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

 Avaliação de

conformidade legal do Projeto

Quanto à verificação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao empreendimento, o consultor independente considera o processo de auditoria adotado pela NE não abrangente, pois tem como foco a verificação do atendimento às exigências do processo de licenciamento, mais especificamente os resultados obtidos na implementação do PBA. A auditoria constantemente solicitada pela consultoria independente tem como foco a garantia da gestão socioambiental do empreendimento, que envolve a verificação de outros processos além daqueles auditados no âmbito do PBA.

Parcialmente conforme  Obtenção, renovação e atendimento às condicionantes de licenças, autorizações e portarias

A NE possui as seguintes ferramentas de gestão do processo de licenciamento:

 Acompanhamento do licenciamento por meio de reuniões semanais do grupo de trabalho específico;  Atualização da matriz de licenças;

 Sistema de Alerta do SGP (licenças e autorizações do IBAMA, SEMA). Condicionantes que têm prazo para atendimento ou outra demanda entram no Sistema de Alerta. Condicionantes que não têm prazo ou demanda, mas que estabelecem um pré-requisito, entram no controle de ofícios da FR;

 Atualização da planilha de licenças das obras do entorno;  Controle de Ofícios pela Ferreira Rocha.

Conforme

 Situação das multas e autos

de infração Foi encaminhado no período o arquivo com a atualização do status de multas e autos de infração recebidos pelo empreendimento. A NE reportou indicou ter recebido 41 Autos de Infração na auditoria do Ministério do Trabalho que iniciou no último dia do trimestre. Os apontamentos foram apresentados no 14º RSAP, porém não constaram no relatório. De qualquer forma, o número é significativamente menor do que aquele registrado nas auditorias anteriores.

Conforme

PD 01: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

 Sistema de Gestão da NE

 SGA O SGA da NE aplicável a fase de implantação da Usina encontra-se estruturado, porém até o momento não foi possível evidenciar a realização de auditorias em todos os processos abrangidos pelo sistema de gestão.

Em relação aos ajustes na documentação do SGA para a fase de operação, a NE apresentou uma proposta de estrutura do PIGASP (Plano Integrado de Gestão Ambiental e Sociopatrimonial), indicando os 11 macroprocessos relacionados a esta fase. No entanto, o mesmo não detalha os documentos e as sistemáticas a serem utilizadas na operação. Vale lembrar que a operação já foi iniciada e que esta ação, indicada no ESAP do projeto, ainda não foi atendida.

Implantação - Parcialmente conforme Operação – Não conforme  Sistema de Gestão de

SST NE – A NE indicou neste trimestre que assumirá o compromisso de estabelecer um Sistema de Gestão de SST que contemple a Operação e Manutenção das Usinas, alinhado com o PD1, incluindo sua supervisão de suas contratadas (já consolidada). Assim, continua sendo esperado a estruturação e implementação desse sistema.

O/M – A Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da UHE Belo Monte, executará os procedimentos de gestão determinados pela NE, embora aqueles de cunho operacional continuem sob sua responsabilidade. Os únicos documentos

Em

desenvolvimento pela NE e não- conforme para a Eletronorte

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

apresentados correspondem ao Plano de Atendimento a Emergência – PAE; a Programação e Execução de Serviços nas Instalações da Transmissão e Geração; e, Procedimentos para a Realização de Serviços por Terceiros em Instalações da Eletronorte.

OP – O CCBM apresenta um sistema robusto de gestão que contempla todos os requisitos previstos pelas principais normas de gestão (ISO 14.001 e OHSAS 18.001).

OE – As empresas executoras das OEs não possuem Sistema de Gestão devido ao porte dos contratos, o que é suprido pela Supervisão da NE. Uma vez estabelecido o Sistema de Gestão de SST do Empreendedor, este certamente incluirá as empresas contratadas, suprindo qualquer lacuna que exista.

 Sistema de Gestão do

CCBM Apesar de existirem recomendações em relação ao SGI, o CCBM apresenta um sistema robusto de gestão que contempla todos os requisitos previstos pelas principais normas de gestão (ISO 14.001 e OHSAS 18.001), além de apresentar melhoria e evolução a cada missão de monitoramento.

Conforme

 Cumprimento dos

Programas de SST exigidos por Lei

NE – A NE mantém sua metodologia de Supervisão de SST, que avalia o nível de desempenho no atendimento dos requisitos legais e programas de SST, conforme apresentado na Seção 4.3.1.

O/M – A Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da UHE Belo Monte, ainda não apresentou qualquer informação que subsidie a avaliação deste item. O resultado do trimestre encontra-se apresentado na Seção 4.3.5.

OP – Em relação às empresas da OP, o resultado do monitoramento interno para mensuração do desempenho do CCBM encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.2, enquanto o das Montadoras está na Seção 4.3.3. A conclusão é que o desempenho oscila, mas em geral é considerado satisfatório, com oportunidades de melhoria em temas diferentes ao longo dos meses.

OE – O resultado de desempenho das Obras do Entorno e empresas executoras dos programas do PBA encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.4.

Parcialmente conforme.

 Supervisão ambiental e sistemática de tratamento de não conformidades

 OP Em relação à supervisão ambiental, verificou-se que as atividades da BIOCEV prosseguiram no período, apoiando-se no Sistema de Informações Geográficas – SIG-BIO, desenvolvido para gerar mapas com as informações sobre os desvios registrados nas obras. Esses mapas permitem verificar a situação de cada Sítio Construtivo em relação à quantidade de desvios, a espacialização dos desvios dentro das áreas de cada Sítio, o status de resolução dos desvios (concluído, vencido, com pendência a vencer ou aguardando evidência), e a quantidade de desvios por processo ou atividade de obra.

As evidências encaminhadas no período mostram que a supervisão se estende às empresas subcontradas e montadoras. Alerta-se para a redução no quadro de supervisão da BIOCEV ocorrida neste trimestre e para a previsão de desmobilização completa da empresa no início de setembro de 2016. Durante a missão de monitoramento não foram apresentadas alternativas para continuidade da supervisão ambiental no período compreendido entre a desmobilização da BIOCEV e a mobilização da nova contratada.

Conforme, mas com alerta para os próximos períodos

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

 OE OE – A supervisão ambiental da NE continua sendo realizada por meio dos Registros de Desvios, que identificam as anomalias e que são encerrados somente quando as contratadas corrigem a pendência. De um modo geral, a metodologia de supervisão é suficiente para garantir uma avaliação dos principais pontos que podem acarretar problemas para o empreendedor. Embora o desempenho melhore a cada missão e as contratadas se mostrem mais alinhadas com o que determina a NE, os dados apresentados no RGT-SST ainda podem ser mais explícitos para viabilizar análise de conformidade, tal como ocorre passou a ocorrer para as executoras da Obra Principal.

Conforme, mas com oportunidades de melhoria  Supervisão de SST e sistemática de tratamento de não conformidades

NE – A Equipe de SST indicou que passará a adotar o registro de não-conformidade, não mais para tratar desvios com atraso no atendimento, mas situações consideradas críticas ou frequentes, para que se possa identificar as causas básicas e tratá-las. OP – O resultado da Supervisão de SST sobre a OP encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.1. No período, a NE consolidou as atualizações necessárias em seu novo Sistema SSTMA (aplicativo utilizado para a aplicação de Listas de Verificação e gestão de desvios). A partir de agora é possível colher diversas informações a partir da interpretação dos dados extraídos do sistema e determinar ações ou auxiliar as contratadas na melhoria de desempenho.

OE – No caso da supervisão sobre as executoras das OEs, a avaliação é similar, mesmo que as dinâmicas e prazos de atendimento sejam as mais variadas. O resultado da Supervisão de SST sobre a OE encontra-se apresentado e discutido na

Seção 4.3.1.

O/M – A mesma metodologia de supervisão já está sendo aplicada pela Equipe de SSTMA sobre as atividades da Eletronorte; porém, a quantidade de desvios tem aumentado consideravelmente desde o início do acompanhamento.

Conforme, mas com

oportunidades de melhoria

 Treinamentos

 NE OP – As empresas executoras da OP realizam basicamente os treinamentos legais e outros de capacitação para o exercício de suas atividades. Os resultados estão apresentados na Seção 4.3.3.

OE – As empresas executoras das OEs seguem as mesmas diretrizes, ainda que existam pequenas variações a depender do contrato.

O/M – Nenhum reporte foi apresentado sobre os treinamentos da Eletronorte.

Parcialmente conforme

 Implantação dos Planos, Programas e Projetos Socioambientais do PBA

 PGA Conforme

 PAC Conforme

 Meio Físico Conforme

 Flora De forma geral, os projetos da vegetação estão sendo executados de acordo com os Princípios do Equador, o PBA e as exigências do órgão ambiental. Houve progressos no projeto de destinação da madeira, após ter ocorrido a paralisação das serrarias em outubro de 2015. Os principais avanços correspondem a: reativação das serrarias entre julho e agosto de 2016, adoção de novos procedimentos que têm dado maior celeridade no desdobro da madeira, tratativas feitas com o IBAMA em relação à produção de cavacos a partir de fitomassa lenhosa e melhor funcionamento do Sistema DOF. No entanto, a

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

produção de cavacos ainda não foi iniciada e ainda são necessários novos acordos com o IBAMA. Segue aberto o processo administrativo em função do auto de infração lavrado pelo IBAMA, o qual afirma terem sido cometidas irregularidades na supressão vegetal das áreas dos reservatórios. Os projetos de salvamento de flora, de banco de germoplasma e os de monitoramento da vegetação seguem em conformidade na fase de operação.

 Fauna Terrestre Os Programas referentes à fauna terrestre e semi-aquática, no que diz respeito ao monitoramento, acompanhamento e

mitigação dos diversos impactos, caminham de acordo com o PBA condicionantes da LO, e dentro do cronograma previsto. Conforme  Limnologia e

Ictiofauna Os programas e projetos da limnologia e ictiofauna estão, de forma geral, sendo executados de acordo com as exigências do órgão ambiental e os padrões do IFC. Conforme  Socioeconomia Os programas do meio socioeconômico estão sendo executados de acordo com o PBA, com vários programas e projetos tendo

continuidade após a emissão da LO, mas de acordo até então com os padrões de desempenho do IFC e Princípios do Equador. É preocupante, no entanto, a forma como foi definida a gestão dos programas nessa fase inicial da operação, quando foram feitas junções de projetos e aglutinações de atividades.

Conforme, mas com alerta para verificação na próxima missão.  Implantação do PBA-CI A partir de 2013, a Norte Energia, através da Superintendência de Assuntos Indígenas (SAI), ampliou, qualificou e

consolidou sua capacidade de gestão e interação com as populações indígenas e instituições relacionadas. Ao longo do segundo semestre de 2015, a SAI reorganizou sua estrutura administrativa. Inicialmente concebida como um movimento de primarização da ação indigenista, a reorganização acabou se convertendo na contratação de empresas indicadas pelos próprios indígenas para desenvolver os programas e projetos do PBA-CI. Este processo foi consolidado nos primeiros meses de 2016, quando a equipe técnica da SAI foi ajustada para o acompanhamento sistemático de cada um dos programas. Como detalhado na Seção 6.1 deste Relatório, a equipe da Norte Energia dedica-se ao atendimento e acompanhamento diário de todas as ações do PBA-CI, sejam essas desenvolvidas nas aldeias, nos escritórios das empresas terceirizadas, nas instituições intervenientes ou no próprio escritório da SAI em Altamira.

Conforme

 Interação entre os programas ambientais e de saúde e segurança

O SGP está operando, cumprindo o papel de Plataforma online de sistematização das informações e controle de fluxo de

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

PD 02: Trabalho e Condições de Trabalho

 Capacitação da mão de

obra Continua em atendimento ao PE e ao PD 02, embora essa atividade tenha diminuído em função da finalização de etapas da obra. Conforme  Segurança do Trabalho e

Saúde Ocupacional NE – A Equipe de SST/MA mantém a gestão dos controles sobre os funcionários próprios nas questões administrativas, tais como: solicitar EPIs para visitantes e funcionários; participar das reuniões do Conselho de SST da Norte Energia; participar e conduzir as reuniões da CIPA; aplicar e gerir treinamentos, etc. Os trabalhos dos funcionários da NE são basicamente administrativos; porém, incluem visitas a campo, o que demanda avaliação de risco e determinação de controles operacionais. OP – As empresas executoras da OP possuem equipes e metodologias que, mesmo que apresentem desvios e oportunidades de melhoria, garantem o planejamento, determinação de controles, monitoramento da eficácia dos mesmos e determinação de ações de correção/melhoria de desempenho.

OE – Dados os diferentes níveis de governança das empresas contratadas para execução das obras do entorno, a Supervisão, tal como foi concebida, tem fundamental importância para garantir a conformidade frente aos principais requisitos de SST, inclusive contribuiu com a melhora na velocidade de resposta por parte das empresas terceirizadas.

O/M – Os dois procedimentos apresentados pela Eletronorte garantem metodologia de gestão para dois aspectos desta fase, sendo necessária a apresentação das diretrizes de SST para os demais temas.

Parcialmente conforme

 Políticas e procedimentos

de RH Os procedimentos da NE e CCBM estão conformes em relação a este quesito, atendendo a boas práticas para desmobilização da mão de obra e com acompanhamento da área de Ouvidoria. Conforme  Condições do Trabalho na

UHE Belo Monte NE – O empreendedor confere condições adequadas para o exercício das atividades por seus funcionários. OP – As empresas executoras conferem condições bastante adequadas para que os funcionários realizem suas atividades. OE – As condições do trabalho proporcionadas pelas empresas executoras das Obras do Entorno são variadas, embora não seja possível notar situações adversas que impliquem no comprometimento do ambiente de trabalho. As situações adversas são registradas por meio da Supervisão da NE e oportunamente corrigidas pelas empresas.

O/M – Nenhum relato foi apresentado que viabilizasse a avaliação das condições do trabalho da Eletronorte, ainda que exista padrão satisfatório reportado pelos funcionários entrevistados.

Conforme

 Mecanismos de

Reclamações disponíveis aos trabalhadores

Os canais de comunicação para recebimento de reclamações, sugestões e críticas no CCBM continuam em funcionamento, embora os canteiros tenham sido reduzidos. Esses mecanismos continuam atendendo aos PE e às melhores práticas indicadas pelo PD 02.

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

PD 03: Prevenção e Redução da Poluição

 Gerenciamento de efluentes líquidos

 OP No período, os resultados do monitoramento de efluentes foram verificados por meio do Relatório do PCAI do 10º RC para o IBAMA, onde constam informações sobre o CCBM, Andritz, CMBM e Isolux para o 1º semestre de 2016, em Quadros e tabelas síntese e laudos.

Conforme

 OE A metodologia de supervisão da NE não permite extrair o desempenho real do processo de gestão dos efluentes líquidos das executoras das obras do entorno. Nas visitas realizadas nas empresas, no entanto, foi possível evidenciar a regularidade deste processo. Porém, a variedade dos tipos de obras, de localização e níveis de empresas não permite estender essa conformidade para todas as demais contratadas. Assim, é importante que o processo de supervisão e de reporte da NE permita a avaliação desse processo e concluir sobre sua adequação.

Conforme, porém com excelente oportunidade de melhoria no reporte  Gerenciamento de emissões atmosféricas

 OP No período, os resultados do monitoramento de fumaça preta e as evidências da umectação de acessos foram verificados por meio do Relatório do PCAI do 10º RC para o IBAMA, onde constam informações sobre o CCBM, Andritz, CMBM e Isolux para o 1º semestre de 2016.

Conforme

 OE A NE não apresentou informações que viabilizem a avaliação de conformidade de gestão das emissões atmosféricas por parte das empresas executoras das Obras do Entorno. No que tange à emissão de particulados, as empresas que possuem maior interferência com a comunidade fazem controle de emissões de particulados por meio da umectação do solo.

Conforme, mas com

oportunidades de melhoria de relato  Gestão de Resíduos Sólidos

 OP No período, os resultados de gestão de resíduos sólidos foram verificados por meio do Relatório do PCAI do 10º RC para o

IBAMA, onde constam os inventários de resíduos do CCBM, Andritz, CMBM e Isolux para o 1º semestre de 2016. Conforme  OE A equipe de SST/MA da NE gera resultados de desempenho e registra os desvios por meio de Registros de Desvios, os quais

são lançados em planilha de acompanhamento. O relato das informações sobre a gestão de resíduos tem se tornado mais consistente a cada trimestre. Entretanto, ainda não é relatado o percentual de empresas conformed e de não conformes.

Conforme, mas com

oportunidades de melhoria de relato

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador /

Padrão de Desempenho do IFC Síntese da Avaliação Conformidade

 Gestão de materiais perigosos

 OP No período, as práticas empregadas na gestão de materiais perigosos foram verificadas no Relatório do PCAI do 10º RC para

o IBAMA, onde constam informações sobre o CCBM, Andritz, CMBM e Isolux para o 1º semestre de 2016. Conforme  OE Embora a metodologia de supervisão apresentada pela NE não permita concluir (explicitamente) sobre o desempenho de

gestão das empresas executoras das Obras do Entorno, no universo de empresas inspecionadas até o momento é possível concluir sobre a conformidade da gestão de materiais perigosos, ainda que pequenos desvios sejam identificados.

Conforme

 Gestão de ruídos

 OP A medição de ruído que era prevista em março de 2016 foi realizada em maio, e os resultados foram encaminhados como

anexo ao 14º RSAP. Conforme

 OE A NE não apresentou qualquer informação que viabilizasse a avaliação da emissão de ruído ambiental proveniente das obras do entorno. Entretanto, as atividades ocorrem durante horário administrativo e a tendência é diminuir a quantidade de obras a partir deste período.

Não foi possível avaliar a conformidade nesta missão PD 04: Segurança e Saúde da