• Nenhum resultado encontrado

5. Sinistro

5.4. Pagamento da Indenização

5.4. Pagamento da Indenização 5.4. Pagamento da Indenização 5.4. Pagamento da Indenização 5.4. Pagamento da Indenização

O SulAmérica Residencial é um seguro a 1º Risco Absoluto, ou seja, não será aplicada cláusula de rateio, de forma que a Seguradora responderá pelos prejuízos que vierem a ser apurados até o Limite Máximo de Responsabilidade e/ou Capital Segurado, na data do aviso do sinistro.

O pagamento de qualquer indenização estará condicionado à comprovação da efetiva ocorrência do sinistro, que deverá ser comunicado, nos casos previstos pela Lei, à Autoridade Policial da localidade. Sempre que julgado necessário, a SulAmérica exigirá a cópia do inquérito policial para definir responsabilidade.

Depois do Segurado cumprir todas as exigências estabelecidas no item – Passo a Passo em caso de sinistro, a SulAmérica tem num prazo máximo de 30 (trinta) dias para indenizar os prejuízos apurados até o Limite Máximo de Responsabilidade e/ou Capital Segurado previsto para cada garantia contratada. A contagem de dias estará suspensa caso a SulAmérica, com base em dúvida fundada e justificável, solicite outros documentos que venham a ser necessários à apuração da causa da ocorrência e comprovação dos prejuízos no decorrer da regulação, sendo reiniciada a partir do primeiro dia útil subseqüente após a entrega destes. Caso existam limites específicos para o pagamento da indenização, estes deverão ser os valores máximos a serem pagos, mesmo no caso de ocorrência simultânea de mais de um evento coberto.

Ressalvados os motivos de caso fortuito ou de força maior, conforme definido em lei, não efetuado o pagamento da indenização dentro do prazo de 30 (trinta) dias da entrega de todas as informações e documentos exigidos, desde que aptos a determinar a cobertura e seu valor nos termos do contrato, a indenização ficará sujeita aos juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculado pró-rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA, a partir da data de ocorrência do sinistro tudo até o efetivo pagamento, bem como a pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito.

Caso ocorra um sinistro no intervalo dos 15 (quinze) dias referentes ao prazo de manifestação da SulAmérica sobre a aceitação ou não do seguro e a proposta estiver preenchida dentro das condições normais de aceitação, isto é, respeitados os seus limites e as cláusulas de cobertura e exclusão, o Segurado fará juz à indenização da garantia contratada para o risco. Do valor a ser indenizado, em caso de indenização integral, a SulAmérica descontará o prêmio anual correspondente ao pedido especificado na proposta de seguro.

As despesas efetuadas com a finalidade de reduzir prejuízos ou salvaguardar os bens sinistrados também serão indenizadas, respeitando-se o Limite Máximo de Responsabilidade.

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

O valor pago a título de indenização será deduzido do Limite Máximo de Responsabilidade da respectiva garantia. O saldo remanescente será considerado o novo Limite Máximo de Responsabilidade, que vigorará, com a mesma cobertura, até o prazo final de vigência.

Em nenhuma hipótese caberá indenização por valor superior ao indicado para cada Garantia contratada.

Nota Fiscal Nota Fiscal Nota Fiscal Nota Fiscal Nota Fiscal

É necessária a apresentação em caso de sinistro para caracterização/comprovação dos bens sinistrados, principalmente equipamentos de eletro-eletrônicos (roubados, incendiados e outros eventos cobertos).

Acidentes Pessoais Acidentes Pessoais Acidentes Pessoais Acidentes Pessoais Acidentes Pessoais

O Capital Segurado contratado para esta garantia será distribuído à razão de 50%

(cinqüenta por cento) deste valor para o Segurado e os 50% (cinqüenta por cento) restantes serão divididos em partes iguais, entre os membros da família segurada/

beneficiários indicados

Se o assistido não atender, no momento do sinistro, aos limites de idade estabelecidos na definição da garantia, o Capital Segurado será dividido em partes iguais entre os demais assistidos, desde que não haja determinação do Segurado quanto aos percentuais cabíveis a cada pessoa. Em caso de morte e não havendo estipulação contratual expressa, o Capital Segurado, observada a distribuição de que trata o parágrafo antecedente, será pago ao cônjuge ou companheira/companheiro (para este fim definida(o) como prevista na legislação previdenciária) do assistido e, em seguro de vida.

No caso de invalidez permanente, o pagamento da indenização será calculado de No caso de invalidez permanente, o pagamento da indenização será calculado de No caso de invalidez permanente, o pagamento da indenização será calculado de No caso de invalidez permanente, o pagamento da indenização será calculado de No caso de invalidez permanente, o pagamento da indenização será calculado de acordo com a tabela seguinte:

acordo com a tabela seguinte:

acordo com a tabela seguinte:

acordo com a tabela seguinte:

acordo com a tabela seguinte:

Discriminação Discriminação Discriminação Discriminação

Discriminação % do LMR% do LMR% do LMR% do LMR% do LMR

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os braços 100

Perda total do uso de ambas as pernas 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um braço e uma perna 100

Perda total do uso de uma das mãos e um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental incurável 100

Perda total da visão de um olho 3 0

Perda total da visão de um olho, quando o Segurado já não tiver a outra vista 70

Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

Surdez total incurável de um dos ouvidos 2 0

Mudez incurável 50

Fratura não consolidada do maxilar inferior 2 0

Imobilidade do segmento vertical da coluna vertebral 2 0

Imobilidade do segmento toracolombo-sacro da coluna vertebral 2 5

Perda total do uso de um dos braços 70

Perda total do uso de uma das mãos 60

Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos radioulnares 3 0

Perda total do movimento de um dos ombros 2 5

Perda total do movimento de um dos cotovelos 2 5

Perda total do movimento de um dos punhos 2 0

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano 2 5 Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano 18

Perda total do uso da falange distal do polegar 9

Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15

Perda total de um dos dedos mínimos ou um dos dedos médios 1 2

Perda total do uso de um dos dedos anulares 9

Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar Equivalente a 1/3 do respectivo dedo

Perda total do uso de uma perna 70

Perda total do uso de um dos pés 50

Fratura não consolidada de um fêmur 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos tibioperoneiros 2 5

Fratura não consolidada da rótula 2 0

Fratura não consolidada de um pé 2 0

Perda total do movimento de um dos joelhos 2 0

Perda total do movimento de um dos tornozelos 2 0

Perda total do movimento de um quadril 2 0

Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos os dedos de uma parte do mesmo pé 2 5 Amputação do 1º (primeiro) dedo

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

––

–– Para o pagamento da indenização dos equipamentos eletro-eletrônicos, cinematográficos, fotográficos, computadores e análogos, será exigida nota fiscal de aquisição e/ou manual dos objetos sinistrados.

–––– Nos casos em que a residência fizer parte dos bens de um espólio, o termo de quitação do imóvel sinistrado deve ser assinado pelo inventariante.

Importante:

Importante:

Importante:

Importante:

Importante:

Na existência de seguro obrigatório para o imóvel Segurado, será adotado o seguinte critério de indenização:

––

–– Seguro obrigatório do SFH (Sistema Financeiro de Habitação)Seguro obrigatório do SFH (Sistema Financeiro de Habitação)Seguro obrigatório do SFH (Sistema Financeiro de Habitação)Seguro obrigatório do SFH (Sistema Financeiro de Habitação)Seguro obrigatório do SFH (Sistema Financeiro de Habitação)

A indenização do Seguro SulAmérica Residencial será destinada à garantia do conteúdo do imóvel e complementará, exclusivamente, em caso de insuficiência do Limite Máximo de Responsabilidade, o seguro obrigatório do SFH, salvo a existência de saldo na apólice.

––

–– Seguro obrigatório CondomínioSeguro obrigatório CondomínioSeguro obrigatório CondomínioSeguro obrigatório CondomínioSeguro obrigatório Condomínio

A indenização do Seguro SulAmérica Residencial será destinada à garantia do conteúdo do imóvel e complementará, exclusivamente, em caso de insuficiência do Limite Máximo de Responsabilidade, o seguro obrigatório de Condomínio, salvo a existência de saldo na apólice.