• Nenhum resultado encontrado

3. SISTEMA DE MONITORAMENTO WEB

3.3. APLICAÇÃO DE MONITORAMENTO

3.3.5. Painel de Controle: Cadastros

O painel de controle da aplicação web, que é última subseção desta seção sobre a aplicação Web e também do Projeto, apresenta as telas administrativas do sistema. Estas telas são utilizadas pelo administrador da aplicação para gerenciar os dispositivos de cada cliente, são basicamente os cadastros de dispositivos e alertas.

Para acessar a parte administrativa do sistema, deve-se clicar no link ―Configurações‖ no topo direito da tela, próximo ao link de saída do sistema. Como os dispositivos dos locais monitorados podem ser instalados após a implantação do sistema, ou até mesmo alguns dispositivos fiquem com defeito e não possam mais ser utilizados, é necessário um cadastro dos mesmos para mantê-los sempre atualizados. Na Figura 23 podemos visualizar a tela de listagem dos dispositivos.

Figura 23. Listagem dos dispositivos.

Na Figura 23, podemos visualizar a lista com todos os dispositivos cadastrados no sistema e algumas informaçoes sobre eles, tais como seu identificador, que é a posição do vetor de dados recebida pelo web service cliente, a descrição do dispositivo, seu tipo e se este gera eventos de histórico ou não. Os dispositivos podem ser basicamente incluídos, editados e excluídos nesta listagem.

Para inserir um novo dispositivo, deve-se clicar em ―novo dispositivo‖, que será exibido um formulário em branco para a inserção dos dados do novo

dispositivo. Para editar um dispositivo existente, deve-se clicar na descrição do dispositivo, e um formulário contendo os dados atuais do dispositivo será exibido para que as informações sobre ele possam ser modificadas. Por último, se um dispositivo não existe mais, ele pode ser excluído, clicando no botão excluir respectivo ao dispositivo desejado. Na Figura 24 pode-se visualizar a tela de cadastro/edição de um dispositivo.

Figura 24. Tela de inserção/edição de um dispositivo.

Na Figura 24, pode-se observar a tela de edição do primeiro dispositivo cadastrado, nela são informadas: a identificação do dispositivo (posição do vetor), a descrição do mesmo, qual o tipo de dispositivo, que é uma caixa de seleção dinâmica que carrega as opções cadastradas de tipos de dispositivos, a opção de gerar histórico (sim ou não), se o dispositivo está ativado, ou seja, está aparecendo na tela de monitoramento e a posição do dispositivo na planta.

A posição do dispositivo na planta representa o local em que o dispositivo será carregado na planta na aplicação para computadores, esta posição é capturada através de um clique na imagem da planta, ao clicar na posição, um script recupera as coordenadas do clique e adiciona na caixa de texto para que a posição seja gravada no banco de dados, e posteriormente, o dispositivo possa ser carregado na tela de monitoramento.

A tela de inserção de um dispositivo é exibida da mesma forma, porém com as informações em branco, para a criação de um novo dispositivo. No painel de

controle também há a opção de um cadastro dos tipos de dispositivos, para que, caso um novo tipo seja instalado no local monitorado, este possa ser adicionado à aplicação sem necessidade de manutenção no código.

A tela de cadastro de Tipos de Dispositivos é semelhante à tela de Dispositivos, e pode ser visualizada na Figura 25.

Figura 25. Tela de listagem de Tipos de Dispositivos.

A sistemática para o gerenciamento dos tipos de dispositivos é a mesma da tela de dispositivos, para inserir basta clicar em ―Novo Tipo de Dispositivo‖, para editar deve-se clicar na descrição do dispositivo desejado, e por último, se o objetivo é excluir um tipo de dispositivo não mais usado, basta clicar no botão excluir respectivo.

A tela de inserção/edição de um tipo de dispositivo é realmente simples, como o identificador do tipo de dispositivo é gerado automaticamente pelo SGBD, a única informação a ser inserida/editada é a descrição do tipo de dispositivo. Esta tela pode ser visualizada na Figura 26.

Figura 26. Inserção/edição de um tipo de dispositivo.

Por fim, para completar a parte administrativa dos cadastros, há a tela dos dados do cliente. Esta tela apenas é utilizada para visualizar alguns dados e alterar a senha do cliente, caso seja necessário por alguma questão de segurança. Para utilizá-la basta clicar no link ―Dados do Cliente‖ no menu dos cadastros, digitar a nova senha duas vezes e enviar o formulário, se a senha foi validada corretamente, a senha será substituída. A tela de Dados do Cliente pode ser visualizada na Figura 27.

CONCLUSÃO

Com este trabalho pôde-se compreender e aprender com profundidade as tecnologias web existentes e mais utilizadas atualmente, para que o desenvolvimento de um software de monitoramento fosse realizado com as melhores opções possíveis, através de um estudo detalhado. Entre essas tecnologias destacam-se: linguagens de programação, sistemas gerenciadores de banco de dados, servidores de aplicações web, as linguagens utilizadas para se trabalhar com as páginas web (HTML, CSS e Javascript).

A oportunidade de trabalhar e estudar com formas de comunicação entre diferentes plataformas, utilizando web services, no aplicativo proposto e desenvolvido propiciou conhecimento de diversas linguagens de programação, e uma forma padronizada e amplamente utilizada para comunicação entre estas plataformas. Utilizando diversas técnicas de segurança, tais como criptografia e certificados digitais, pode-se entender como trabalhar com segurança de dados e aplicações, garantindo que os dados que trafegam entre servidor e cliente não sejam capturados e compreendidos, aumentando significativamente a segurança do sistema.

Conhecendo as arquiteturas de sistemas amplamente utilizadas para se desenvolver softwares e escolhendo uma para ser a base de desenvolvimento de um aplicativo web, conclui-se que é necessária a utilização da mesma, para que as funções do aplicativo estejam bem separadas e organizadas em módulos, o que facilita a manutenção e expansão.

Com relação aos sistemas gerenciadores de bancos de dados, pode-se perceber a importância de analisar diversos produtos, a fim de escolher não o sistema mais robusto, mas sim o que trará o melhor custo benefício para o sistema, levando em consideração os fatores custo de licença e utilização, robustez e grau de complexidade de utilização.

Ao desenvolver o sistema, pode-se testar e validar o funcionamento de cada função e tela, fazendo com que a utilização do mesmo pelos usuários finais se torne mais facilitada e menos suscetível a falhas. Aproveitando os conhecimentos adquiridos ao em tecnologias web, pode-se desenvolver mais de uma interface com o usuário, que visa facilitar o uso dependendo da plataforma em que o mesmo é

acessado, visto que um sistema web pode ser acessado também por smartphones e tablets atualmente, visto que os navegadores destes dispositivos evoluíram consideravelmente.

Por fim, ao término do desenvolvimento e da validação dos serviços e aplicativos, o sistema se comportou bem e não teve falhas graves, cumprindo o que lhe foi proposto. O monitoramento online via internet facilita e auxilia muito os utilizadores da tecnologia, pois não necessitam mais estar no local monitorado para consultar os eventos ocorridos ou a situação atual do local, isto pode ser realizado através de um equipamento com navegador instalado.

A interface que foi melhorada consideravelmente, juntamente com as funções agregadas ao sistema, que antes não existiam, tais como o mapa de dispositivos e os relatórios, abriram um leque de possibilidades para visualização e consulta de eventos com relação ao monitoramento e ao histórico de eventos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. The UML Modeling Language User

Guide. 2nd Edition. [S.l]. Addison-Wesley. 1999.

CONVERSE, T.; PARK J.; MORGAN C. PHP 5 e MySQL A Bíblia. [S.l.:S.n]. 4 p. 2004.

DALL'OGLIO, P. PHP Programando com Orientação a Objetos: Inclui Design

Patterns. 1 ed. São Paulo: Novatec, 576 p. 2007.

HILLARD, R. IEEE-std-1471-2000: Recommended Practice for Architectural

Description of Software-Intensive Systems. [S.l]. IEEE, http://standards.ieee.org/.

2000.

KORTH, H.F.; SILBERCHATZ, A.; S. SUDARSHAN. Sistema de bancos de dados. São Paulo — SP, Brasil: Makron Books. 1999.

MICROSOFT BRASIL. O que é Criptografia? Disponível em: <http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/What-is-encryption>. Acesso em 16 de setembro 2012.

MICROSOFT GUIDE. Microsoft Application Architecture Guide. 2nd Edition. 2010. Disponível em: <http://www.microsoft.com/architectureguide>. Acessado em: 26 agosto de 2012.

MySQL. Why MySQL. Disponível em: <http://www.mysql.com/why-mysql/>. Acessado em 03 de setembro 2012.

PHP. PHP White Paper. The Irish PHP User Group (2008). Disponível em: <http://www.php.ie/f/PHPWhitePaper.pdf>. Acessado em 26 de agosto 2012.

REZENDE, P. O que é um Certificado Digital? (2005). Disponível on-line em: <http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/certdigital.html>. Acesso em 17 de setembro 2012.

SONERA PLAZA. Web Services White Paper (2002). Disponível em: <http://www.medialab.sonera.fi/workspace/WebServicesWhitePaper.pdf>. Acessado em 05 de setembro 2012.

SCHERER, F. L. Desenvolvimento de um Sistema de Automação Predial para

Pequenas Edificações (2010). IJUÍ – RS. 2010.

W3C. W3C Consortium. Cascading Style Sheets (CSS). Recommendation 7 June 2011. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/CSS21/>. Acessado em 10 de setembro 2012.

W3C. W3C Consortium. HTML 4.01 Specification. Recommendation 24 December 1999. Disponível em: < http://www.w3.org/TR/REC-html40/>. Acessado em: 10 de setembro 2012.

W3SCHOOLS. W3C Consortium. Javascript Tutorial. Disponível em: <http://www.w3schools.com/js/js_intro.asp>.Acessado em 10 de setembro 2012.

WhichSSL. SSL Cert Comparison, SSL Certification Price Comparison. Disponível em: <http://www.whichssl.com/comparisons/price.html>. Acesso em 17 de setembro 2012.

Documentos relacionados