• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.3 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS INSTRUMENTAL

1.3.1 O panorama brasileiro

De acordo com informações obtidas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a formação de professores de línguas estrangeiras é considerada uma das linhas de pesquisa da Lingüística Aplicada (LA). Como encontrado em Gil (2005, p.174),

Ao ampliar o seu escopo para incluir a formação de professores de língua como nova linha de pesquisa, a LA cria uma nova transformação transdisciplinar da área, onde novas questões (por exemplo, as educacionais) começam a ter mais peso.

Como exposto pela autora, a inclusão dessa linha de pesquisa à Lingüística Aplicada não é algo exclusivo do contexto brasileiro, mas um movimento do contexto da LA mundo afora.

No que se refere à formação de professores de ESP, encontro em Celani et al. (1988) que, como um dos objetivos do Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental, essa formação foi viabilizada por meio de seminários locais, regionais, nacionais; palestras de especialistas vindos da Inglaterra; curso de três meses em

22 Essa pergunta foi lançada por Ramos em uma das palestras do XVI Seminário Nacional de Inglês

Lancaster e Aston, Inglaterra, de mestrado e doutorado na PUC-SP, além da formação conduzida informalmente pelos KELTS (Celani et al., 1988, p.83).

Como outra iniciativa com vistas à formação de professores na área, Ramos (2009, p.40) aponta a inclusão, no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, da disciplina Metodologia de Línguas Instrumentais que, segundo a autora, ficou conhecida como “curso de julho” (Ramos, 2009, p.40) porque era oferecido no período de férias.

Mesmo com o término do projeto, em 1989, a PUC-SP continuou a oferecer o curso de julho, denominando-o Buscando Novos Caminhos: Inglês Instrumental (Ramos, 2009, p.41) e oferecendo-o por meio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE).

Desde 2001, quando o curso parou de ser ministrado23 (Ramos, 2009, p.40), as opções de formação específica de professores para a área da Abordagem Instrumental têm sido as expostas a seguir.

A primeira, uma disciplina oferecida a partir de 1999 pelo LAEL, cunhada inicialmente Abordagem Instrumental e o Ensino-aprendizagem de Línguas e, no primeiro semestre de 2008, como Línguas para Fins Específicos: Ensino- aprendizagem em Contextos Presencial e Digital, quando tive a oportunidade de cursá-la como requisito ao cumprimento de parte dos créditos deste curso de mestrado.

A segunda, uma iniciativa da Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM), que promoveu entre março de 2002 e fevereiro de 2003, sob a coordenação da Profª. Drª. Esther Maxine Threw, uma das precursoras do Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras na UFMT, um curso de Pós- Graduação em nível lato sensu com a carga horária de 375h/a.

A terceira opção para formação de professores na Abordagem Instrumental se deu com o Projeto Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino- Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico, doravante ESPtec, coordenado pela Profa. Drª. Rosinda de Castro Guerra Ramos no período de 2004 a 2006. Esse projeto, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GEALIN e financiado pela Vitae, teve como objetivo proporcionar a

23 Esse curso passou a ser oferecido novamente pela PUC-SP a partir de março de 2009 na

modalidade a distância, via COGEAE, com o título “Inglês Instrumental: Formação Online de Professores”, sob coordenação da Profª. Drª. Rosinda de Castro Guerra Ramos.

formação para professores de Inglês Instrumental que atuam nos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e teve a duração de vinte e quatro meses. De acordo com Ramos et al. (2006), o projeto visava à criação e implementação de seis centros de excelência na Abordagem Instrumental, nos quais seriam formados professores para serem os responsáveis pela capacitação dos docentes de língua inglesa, para que se tornassem em seus contextos,

agentes de multiplicação dos princípios da Abordagem Instrumental para o conjunto do sistema de educação profissional do país. (Relatório Técnico Final do Projeto ESPtec, 2006).

A quarta iniciativa de formação na área de ESP a ser mencionada é a experiência da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentada por Figueiredo (2009). Segundo a autora, essa Instituição tem promovido cursos de formação de professores de Inglês Instrumental que incluem disciplinas ministradas em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu e cursos para professores da rede estadual de ensino público (Figueiredo, 2009, p.95). Quanto ao Curso de Letras da UFU, a autora especifica que a formação foi oferecida por meio das disciplinas “Língua Inglesa Instrumental (60 horas), Metodologia do Ensino de Língua Inglesa 2 (90 horas) e Prática de Ensino de Língua Inglesa 2 (90 horas)” (Figueiredo, 2009, p.96).

Outras opções para formação específica de professores para a área da Abordagem Instrumental são o curso Inglês Instrumental: Formação online de Professores, oferecido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), da PUC – SP; a disciplina oferecida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, O enfoque instrumental e o ensino de inglês ao Curso de Letras dessa instituição; as disciplinas oferecidas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Práticas de Ensino I, II e II ao Curso de Letras dessa instituição, os módulos Inglês para Fins Específicos e Abordagem instrumental para o ensino de Línguas, oferecidos no curso de aperfeiçoamento em Língua Inglesa da Universidade Metodista de São Paulo, além dos freqüentes mini- cursos e oficinas oferecidos nos seminários e eventos da área de Lingüística Aplicada e de Ensino-Aprendizagem de Línguas, mais especificamente nos seminários nacionais de inglês instrumental e de línguas instrumentais.

Encerrando esta subseção, faz-se necessário ressaltar que não era objetivo deste trabalho realizar uma pesquisa formal, de âmbito nacional, para se conhecer

as iniciativas existentes voltadas à formação de professores de ESP. Assim, as informações expostas foram baseadas na literatura existente sobre o assunto.

Documentos relacionados