• Nenhum resultado encontrado

Paper space e model space (Telas de impressão)

Segue abaixo descrição das opções da caixa de texto Mtext.

CAPÍTULO 12 Paper space e model space (Telas de impressão)

Até agora somente tem-se desenhado no Model Space, ou seja no espaço do modelo. Este espaço tem um ícone com duas setas representando o X e Y com um W no meio, que indica o WCS, ou World Cordinate Sistem - Sistema de Coordenadas Global, normalmente utilizada para desenhos em duas e três dimensões .

Pode-se criar vários Layouts para a visualização e organização do desenho a ser impreso, com ele é possível criar várias portas de visualização do modelo que está no Model Space. Com estas portas, pode-se controlar a escala e layers a ser visualizado.

Quando se trabalha com apenas uma escala no desenho, é preferível utilizar somente o Model Space para desenhar, mas com várias escalas a opção mais simples é o uso do Paper Space( lay outs). Quando se está na opção Layout, o ícone do WCS transforma-se num esquadro.

O comando Layout acessado pela barra de Navegação, permite alternar entre o Model Space e os Layouts existentes. Estando no espaço do modelo e dando um click no botão layout , você irá para o Layout e o comando de impressão será acionado. Pode-se cancelar o quadro de diálogo de impressão. Agora o comando Model existente na barra de Status permite alternar entre o Model Space e layout .

Pode-se criar novos Layouts utilizando o Wizards disponível para esta função. (menu: Insert -> Lay out -> new lay out) Resumindo:

Model Space: O Model Space é o “espaço do modelo” (espaço do desenho). É neste espaço que o desenho é criado e modificado;

Paper Space: “Espaço do papel”, nele é feita a preparação para a impressão. Permite:

• Configurar várias viewports com diferentes escalas e diferentes pontos de vista que podem ser plotadas; • Controlar a visibilidade de camadas individualmente em cada janela;

• Incluir margens e legendas que aparecerão somente no PS;

• Editar as viewports (mover, mudar o tamanho, as propriedades, etc) sem alterar o objeto do MS.

Pode-se dizer que o PS é um tipo de layout de página onde se pode colar diferentes exibições do desenho. O CAD possui um “espaço do modelo” (Model) e pode apresentar vários “espaços do papel” (Layout1, Layout2, etc) em função da necessidade de cada desenho

12.1 Paper Space:

Para criar novas portas de visualização dentro dos novos layouts é necessário estar dentro da layout . Vá ao menu View -> Viewports -> 1 Viewport e crie as suas novas portas de visualização. Estas portas podem ser movidas, copiadas, apagadas ou editadas pelos grips, de modo a serem melhor diagramadas dentro do formato de desenho. As portas podem ser de formato retangular, circular ou irregular. Deve-se criar estas portas dentro de um layer específico (por exemplo VP), de modo que possa ser congelado antes da impressão.

IMPORTANTE: Para ter acesso ao desenho dentro da janela deve dar um duplo click (rápido) com o botão direito do mouse em cima da janela. Para sair da janela deve-se dar um duplo click em qualquer lugar fora da janela.

Fator corretivo de escala para o zoom:

Após a criação das portas de visualização, deve-se corrigir a escala que cada desenho é apresentado dentro de cada. Existe duas forma de fazer isso.

1ª) Vá a opção layout , e selecione a janela desejada com um duplo click nela. Agora execute o comando Zoom digitando no teclado (Z) e complete com a escala desejada (e mais XP).

-Para uma escala de:

1 / 50 → utiliza-se o zoom = 1/50 xp 1 / 100 → utiliza-se o zoom = 1/100 xp

1 / 331/3 → utiliza-se o zoom = 0.03 xp (onde 0.03 = 1/331/3). 2 / 1 → utiliza-se o zoom = 2 xp

Atenção:

• O formato quando inserido no Lay out, deverá Ter escala =1.

• Se você desenha em unidade de metro, o formato de papel deve ser desenhado em metros. Portanto um formato A-1 inserido no Layout terá 0.84x0.594 unidades

• Se você desenha em unidade de centímetro, o formato de papel deve ser desenhado em centímetros. Portanto um formato A-1 inserido no Layout terá 84x59.4 unidades

Ainda é possível criar e congelar layers específicos para cada porta de visualização, de modo que o mesmo desenho visualizado por duas portas diferentes, pode ter informações visíveis apenas nas portas desejadas, para isso, vá ao comando de Layer.

2ª) Insira a barra de ferramentas ViewPorts.

- Selecione a janela desejada com um duplo click. - Escola a escala desejada no menu. - De um duplo click fora da janela para sair dela.

CAPÍTULO 13 – Imprimindo

É conveniente , antes de mais nada , que se entenda a diferença entre "Imprimir" e "Plotar". Quando se manda imprimir um desenho , a configuração das linhas que compõe o mesmo , é feita por sua impressora . Esta só lhe permite definir se o desenho terá ou não cores , o tamanho do papel e a qualidade das linhas . Em uma plotagem , você pode definir a espessura para cada tipo de linha , suas cores(tipos de canetas) , seus estilos e os diversos tamanhos de papel .

Para configurarmos a impressão , devemos acionar o comando "PLOT" , que se encontra no menu superior em "FILE" .

Você pode notar, que na pasta do "Printer", aparece o nome da impressora e se clicar sobre "Properties", aparecerão as características de configuração de sua impressora . Quando você instala o Cad, ele automaticamente procura por sua impressora .

Na aba Advanced, aparece o "Estilo de Plotagem"(Print Style Table - tipos de penas que serão aplicados) .

Para modificar as características das penas , clique sobre "Edit" . 13.1 ESCALA DE PLOTAGEM

Para definir a escala que será empregada , clique sobre o "Plot Settings" e aparecerá a caixa de diálogo abaixo. Em "Paper size and Paper units" , você define o tamanho do papel e suas unidades( em mm ) para a "impressão" do desenho . Ao lado , em " Drawing orientation" você define a maneira que o desenho será disposto na folha .

Um pouco mais abaixo , aparece o "Plot Scale" , que permitirá definir a escala que o desenho será impresso ou plotado . Como você já sabe , quando digitamos um determinado comprimento , o Cad , o trata sem unidades de medidas (metro , centímetros ou outro ) . Quem define a escala é você . Normalmente , quando dizemos escala 1:100 , se tivermos trabalhando em metros , significa que 1 cm equivale a 100 cm ou seja que 1 cm no papel equivale a 100 cm ou 1 m no real . No Cad , a equivalência é feita em milímetros ( mm ) . Ou seja quantos milímetros serão usados para representar uma unidade de nosso desenho . Portanto , se você quer que 1 unidade do seu desenho seja equivalênte a 1 metro , terá que empregar a escala 10:1 , no Cad .

Vejamos a equivalência :

10 mm = 1 unidade do desenho ( 1m )

Caso você queira duplicar seu desenho , a escala será : 20:1 ( 20 mm = 1m , ou seja 2 cm equivalerão a 1 metro ) .

:

Abaixo alguns exemplos de fatores de plotagem

Na aba “Scale/View, aparece também o "Print Area" . Pode ser usado , quando se quer imprimir um desenho através da própria impressora , sem se definir uma escala prévia .As opções são as seguintes :

1 - LIMITS : estará disponível para a impressão apenas a parte do seu desenho que estiver dentro dos limites definidos pelo "Drawing Limits" .

2 - EXTENTS : independente de qualquer escala escolhida , será impresso o desenho todo , na folha da impressora .

3 - DISPLAY : será impresso apenas aquilo que aparece na tela .

4 - WINDOW : para acionar este comando , clique sobre o botão : "Window " . Serão pedidos os limites do desenho que você quer imprimir . Basta envolver o desenho (ou parte dele) com uma janela ( clique com o botão esquerdo do mouse e arraste ) .

Documentos relacionados