• Nenhum resultado encontrado

A maioria dos respondentes considerou como parâmetros relevantes numa busca informacional, conforme a Figura 23, os metadados, gênero musical, com 77,56%, compositor, com 76,92%, e título da música, com 73,07%. Porém, consideraram a probabilidade de pesquisar com entrada por voz numa pesquisa, cantar parte da música, com 67,94%, e tocar parte da música, com 41,66%.

Figura 23 -- Parâmetros numa busca informacional

Fonte: elaboração da autora, 2012. 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 76,30% 73,10% 71,02% 67,30% 55,80%47,40% 42,30% 41,70%40,40% 34,60% 33,30% 9,60%

O estudo de Li e Ogihara (2003) menciona o fato de metadados bibliográficos, como título e compositor, serem insatisfatórios para a recuperação da informação musical, e Orio (2008) afirma algo semelhante, que para recuperar um material musical os metadados a serem considerados devem estar em três categorias: valores bibliográficos (título, autor e compositor), forma musical (gênero musical, tempo e outros) e informações adicionais (letra da música, links externos, e outros). Nesta pesquisa, observou-se que o gênero musical foi preferência, corroborando as indagações de Li e Ogihara (2003) e Orio (2008). Um professor mencionou que “a busca informacional pode extrapolar os limites de uma obra musical”.

No estudo de Hume (1995), os estudantes pesquisavam por palavra geral, e os professores, por título e palavra geral, apesar de assunto também ser frequente. Hume (1995) reporta problemas na busca por artista por causa da grafia incorreta no momento da busca. No estudo de Itoh (2000), no qual são levantados os pontos de acesso mais relevantes para uma busca no catálogo de uma biblioteca por informação musical, foram eleitos assunto, gênero e meio de execução. Ainda nesse estudo foram sugeridos vários tipos de pontos de acesso para todos os atributos da música. As análises desse estudo mostraram que título e nome do artista não eram úteis para a recuperação da informação musical como eram para a informação textual.

Sistemas como o Query-by-humming não eram comuns, de acordo com os participantes da pesquisa de Cunningham, Reeves e Britland (2003). O estudo de Lesaffre et al. (2003) foi semelhante e teve o objetivo de projetar um sistema amigável de pesquisa de peças musicais usando a voz humana, e os resultados mostraram que músicos fizeram consultas mais longas do que não músicos e usaram menos texto em favor de sílabas e assobiando. Porém, nesta pesquisa, “cantar parte da música” ficou em quarto lugar na preferência dos participantes.

Vignoli (2004) levantou os atributos que os participantes usariam para recuperar músicas em suas coleções digitais, dentre uma lista de atributos. Os mais mencionados foram: artista, nome da música, nome do álbum, gravação ao vivo e gênero.

No estudo de Gardinier (2004), os metadados mais indicados foram o compositor, o título, o artista, o gênero musical, o número temático e a instrumentação. No estudo de Cunningham, Jones e Jones (2004), os metadados

mínimos para acessar as coleções pessoais dos participantes do estudo foram: nome do artista, título do CD e título da música.

No estudo de Cruz (2008), o metadado compositor foi o mais relacionado ao nível de conhecimento musical. No estudo de Malaman e Zafalon (2010) foram identificados metadados para a recuperação da informação musical de partituras, o título e a responsabilidade tiveram 100% de aprovação dentre os elementos necessários à recuperação das partituras.

Foram relacionadas as variáveis vínculo com a EMB, tipo de curso, semestre, gênero, idade, grau de formação, nível de habilidade com partituras e nível de habilidade com instrumentos. Entre os alunos prevaleceu a preferência por gênero musical, título da música e compositor, e entre os professores, compositor, título da música, e empatados em terceiro, intérprete e gênero musical.

Com relação ao tipo de curso, diferiu da tendência geral apenas o nível técnico, que preferiu gênero musical e compositor empatados em primeiro, cantar parte da música em segundo e intérprete e idioma empatados em terceiro. No que concerne aos semestres, até o terceiro prevaleceu a tendência geral; do quarto ao sétimo semestre, gênero musical, cantar parte da música; e empatados em terceiro, compositor e título da música. Entre os participantes de oito a mais semestres, cantar parte da música e título da música aparecem em primeiro lugar; gênero musical, em segundo; e empatados em terceiro, compositor, idioma, intérprete, título do álbum e ritmo. No que concerne ao gênero, entre as mulheres a preferência foi gênero musical, compositor e cantar parte da música, e entre os homens, título da música, gênero musical e compositor.

Com relação à idade, até 30 anos prevaleceram título da música, gênero musical; e em terceiro, empatados, compositor e cantar parte da música. Os participantes entre 31 e 45 anos, gênero musical e compositor, em primeiro; título da música e intérprete, em segundo; cantar parte da música, em terceiro. Entre os participantes com mais de 46 anos, gênero musical, compositor e país da música; e em terceiro, título da música.

No que diz respeito ao grau de formação, os participantes que possuíam ou estavam cursando o ensino fundamental indicaram título da música, gênero musical e cantar parte da música. Dentre os respondentes do ensino médio, cantar parte da música, gênero musical e compositor. E os que possuíam ou estavam cursando a pós-graduação, gênero musical, compositor e título da música.

Na habilidade com partituras, aqueles que tinham bom domínio indicaram gênero musical, compositor e cantar parte da música; entre aqueles que liam mas não interpretavam partituras, título da música, gênero musical e compositor; e entre aqueles que não liam, gênero musical, e empatados, idioma, compositor e título da música.

No nível de habilidade com instrumentos, no básico, o título da música; em segundo, empatados gênero musical e compositor; e em terceiro, cantar parte da música. No nível intermediário, gênero musical, cantar parte da música e compositor; e no nível avançado, compositor, cantar parte da música e gênero musical.

4.18 ITENS RELEVANTES COMO RESULTADOS DE UMA BUSCA