• Nenhum resultado encontrado

Parâmetros Geotécnicos

No documento TCC Alteamento de Barragem de Rejeitos (páginas 105-114)

6. ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.3. Leitura dos Instrumentos Geotécnicos

6.3.1. Parâmetros Geotécnicos

Constatou em análise dos blocos indeformados de solo retirados dos poços de inspeção que eram compostos por silte pouco argiloso com muitos torrões centimétricos e decimétricos de alteração de rocha.

Os resultados dos ensaios de caracterização e de compactação com energia Proctor Normal forneceram as características geotécnicas para os solos compactados do maciço da barragem: Granulometria, limite de liquidez, índice de plasticidade, peso específico seco máximo, umidade ótima e permeabilidade, fundamentais para a correlação destes aos parâmetros de resistência ao cisalhamento dos solos.

 Nos ensaios triaxiais CUsat com medição de pressões neutras, forneceram os valores dos  parâmetros de resistência ao cisalhamento do aterro compactado existente, a partir de ensaios

em amostras indeformadas.

Os valores de resistência ao cisalhamento adotados nas análises, com base nos resultados dos ensaios triaxiais Cusat em amostras interformadas do núcleo argiloso da barragem existente:

 Coesão efetiva = 3,0 tf/m²

 Ângulo de atrito efetivo= 29 graus

E de amostras deformadas das áreas de empréstimos exploradas foram:

 Coesão efetiva= 5,0 tf/m²

 Ângulo de atrito efetivo= 29 graus

Por meio da análise dos dados das sondagens a percussão conseguiu-se classificar o solo da região da Barragem Palmital em três zonas de estudo, silte pouco argiloso com pedregulhos, silte arenoso e silte argiloso com fragmentos de rocha e a determinação da consistência ou compacidade de cada uma delas. Verificou-se a predominância de solo silto-argiloso com fragmentos de rocha alterada de consistência dura a muito dura e a inexistência de nível

d’água.

As sondagens, para a avaliação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento do aterro silto- argiloso compactado indicaram encontrar-se a consistência do aterro tido como média a rija até a profundidade de cerca de 15 metros e muito rija a dura para profundidades superiores a 15 metros, atingindo a consistência de muita dura para profundidades acima de 25 metros. As sondagens a percussão complementares apresentaram duas zonas de estudo uma composta  por argila siltosa com pedregulhos e outra silto argilosa com fragmentos de rocha alterada.

Verificou-se a predominância novamente de solo silto argiloso com fragmentos de rocha, mas com consistência de dura a muito dura para profundidades acima de 10 metros e inexistência de nível d’água.

7. CONCLUSÕES

A Barragem Palmital é uma estrutura com núcleo de argila e sua camada de proteção constitui-se de enrocamento. A definição desta característica física, veio da disponibilidade de exploração de pedreiras na região das obras e também do favorecimento da geologia local à implantação deste tipo de barragem.

É possível concluir que a opção pelo alteamento com enrocamentos, e não por rejeitos, foi realizada para a garantia da segurança e integridade da estrutura. Os estudos permitem observar que no intervalo decorrido das duas primeiras fases do alteamento e a terceira etapa, incidiram alguns desvios do planejamento e dos projetos que emergiram na necessidade de garantir com maior veemência a integridade, segurança e qualidade do funcionamento da estrutura.

O processo de alteamento da barragem foi desenvolvido pelo método à jusante, observa-se que a escolha deste procedimento veio da garantia de um maior controle tecnológico sobre o terreno a recepcionar o alteamento, assim como, a vantagem em aumentar o volume do reservatório não apenas na elevação, mas também na extensão. Esta escolha aponta para o fato de que o alteamento buscou a possibilidade máxima de exploração do reservatório, aumentando significativamente a expectativa de vida da estrutura, um fator de significável relevância em um projeto como este.

Observa-se nos métodos construtivos necessários ao alteamento da barragem, que os mesmos não apresentaram grande complexidade, mas sim controle executivo no que diz respeito ao  posicionamento dos piezômetros e dos marcos de observação, garantindo assim, um eficiente controle de pressões e a não movimentação da estrutura. E também, controle tecnológico para garantir as características necessárias aos enrocamentos e do solo que compõe núcleo da estrutura.

 Na constante preocupação com o não extravasamento pode-se observar que o projeto de alteamento, não apenas dimensionou-se um vertedouro emergencial, localizado na ombreira direita, como também se projetou a construção de uma barragem auxiliar em uma depressão do reservatório.

Avalia-se então que as medidas de segurança, que englobaram a terceira fase de alteamento, enfatizaram de maneira mais relevante às precipitações da região, dimensionando uma nova estrutura para manter o controle do nível do reservatório, além de garantir que a topografia adjacente ao mesmo que realize a dispersão do maior volume possível destas precipitações  para longe da barragem.

Diante da localização do reservatório, região próxima a zonas residenciais, e a finalidade da Barragem Palmital, os estudos de impactos ambientais solicitaram extrema atenção. Para cumprir as condições requeridas a empresa proprietária apresentou melhorias no processo da terceira etapa de alteamento, buscando a redução dos impactos ambientais. Estas ações se incitaram com um projeto onde as águas do reservatório não seriam lançadas em cursos fluviais e a exploração de pedreiras já existentes na região. Estes fatores associados ao método de alteamento escolhido garantiram a aprovação do projeto no parâmetro ambiental.

8. RECOMENDAÇÕES

O conhecimento acadêmico sobre as mais diversas características que se agregam a uma estrutura de contenção, como uma barragem de rejeitos, apresenta-se como sendo de extrema importância em face ao desenvolvimento na sua utilização e o aprimoramento das técnicas desenvolvidas em construções com tais características no decorrer dos anos.

A complexidade que envolve os estudos e projetos que viabilizam a construção de uma  barragem difunde-se em todos os setores e especializações da engenharia. Fator este que abre a possibilidade de inúmeras pesquisas específicas a uma considerável variedade de assuntos que se objetivam a um único fim, a construção de uma barragem.

Apresenta-se como sugestão para pesquisas futuras o desenvolvimento em estudos de caso relacionados a comparações e avaliações que permeiam a utilização do rejeito como material do alteamento de barragens. Quais os procedimentos tecnológicos, ensaios e controle de materiais são utilizados como determinantes para garantir a qualidade do rejeito no processo de alteamento.

Partindo-se desta vertente, mas ampliando o foco de estudo, é possível avaliar as condições estruturais de uma barragem de rejeitos quanto as suas condições de segurança ao não extravasamento, galgamento ou entubamento do material confinado em prol do tratamento e  procedimentos construtivos utilizados para garantir a estanqueidade e estabilidade do rejeito.

A pesquisa não deve apenas focar no controle do material, mas também nas definições técnicas que levam a escolha do rejeito em face a possiblidade da utilização de outros materiais, assim como, a alternativa do método construtivo para o alteamento: à jusante, à montante e linha central em vista às características físicas e químicas do rejeito e o seu comportamento na estrutura.

REFERÊNCIAS

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Brasil). Abnt/cee Comissão de Estudo Especial. ABNT NBR 13028: Mineração - Elaboração e apresentação de  projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de

água. São Paulo, 2006.

AMORIM, Enio Fernandes. Efeitos Do Processo De Deposição Hidráulica. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil em Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

AZEVEDO, Maria da Penha Nogueira de. Barragens de Terra: Sistemas de Drenagem Interna. 2005. 96 f. Dissertação (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005.

BASSO, Rafael Vinicius. Estudo Tensão-Deformação de um Enrocamento Visando Barragens de Enrocamento com Face de Concreto. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Escola Politécnica, Usp-sp, São Paulo, 2007. Cap. 2. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-07082007- 112420/pt-br.php>. Acesso em: 08 maio 2011.

BIDIM (Brasil São Paulo). Manta Geotêxtil Bidim como elemento de filtro da barragem Palmital, Companhia Brasileira de Alumínio.: Manta Geotêxtil Bidim. Mairinque, 2007. 2 p. Disponível em: <http://www.bidim.com.br/Literatura/EBidimOnline/2011/e-Bidim_25.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS (Brasil). Diretrizes para Projetos de PCH. Rio de Janeiro, 2000. 458 p. Disponível em: <http://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMIS4AB3DA57PTBRIE.htm>. Acesso em: 20 maio 2011.

COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (Brasil) (Ed.). Segurança de Sistema de Barragens de Rejeitos Contendo Radionuclídeos: Instalações Nucleares.  Rio de

Janeiro: Cnen, 1980. 14 p. (CNE-NE-1.10). Disponível em: <http://www.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm110.pdf>. Acesso em: 12 out. 2011. Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens - CNPGB (Portugal). Barragem do Torrão. Disponível em: <http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/Torrao.htm>. Acesso em: 03 jun. 2011.

CRIATIVA ENGENHARIA LTDA. (Brasil). Barragem de Hoover - Maior Obra da

Engenharia Civil Americana. Disponível em:

<http://criativaengenharia.blogspot.com/2011/01/barragem-de-hoover-maior-obra-da.html>. Acesso em: 03 jun. 2011.

CRUZ, Paulo Teixeira da. 100 Barragens Brasileiras: casos históricos, materiais de construção, projeto. São Paulo: Oficina de Textos, 1996. 680 p.

DIAS, Alessandro De Castro. Caracterização Mecânica De Enrocamentos Através de Ensaios de Grande Escala Visando Barragens Com Face De Concreto. 2001 . 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geotecnia, Departamento de Engenharia Civil em Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2001. Disponível em: <http://www.nugeo.ufop.br/joomla/attachments/article/11/DissertacaoPaula_Final_Protegido.  pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.

Dicionário Online de Português: todas as palavras de A a Z. (2011). Acesso em 23 de 09 de 2011, disponível em Dicionário Online de Português: <http://www.dicio.com.br/>.

DICIONÁRIO.PRO.BR Disponível em:

<http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Talvegue>. Acesso em: 02 out. 2011. DIVINO, Paula Luciana. Comportamento de Enrocamentos em Barragens: Estudo de Caso da Barragem de Emborcação. 2010. 226 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Geotécnica, Departamento de Núcleo de Geotecnia, Universidade Federal de

Ouro Preto, Ouro Preto, 2010. Disponível em:

<http://www.nugeo.ufop.br/joomla/attachments/article/11/DissertacaoPaula_Final_Protegido.  pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.

DUARTE, Anderson Pires. Classificação Das Barragens De Contenção De Rejeitos De Mineração E De Resíduos Industriais No Estado De Minas Gerais Em Relação Ao Potencial De Risco. 2008. 130 f. Dissertação (Pós-graduação) - Curso de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Departamento de Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Cap. 3. Disponível em: <http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/502M.PDF>. Acesso em: 05 abr. 2011.

ENSAYOS Ingenieria Civil Disponível em:

<http://www.ensayosingenieriacivil.com/2011/06/observaciones-del-agua-subterranea.html>. Acesso em: 03 out. 2011.

FARO, Rui Lança. Tipologias, Condicionamentos e Acções em Barragens de Aterro. 1997. 09 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade do Algarve, Algarve - Portugal, 1997. Cap. 3.

FERNANDES, Augusto Roque Dias. Relato - Tema 100 - Construções de Barragens. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS, 27., 2007, Belém, Pa. 100 Barragens. Belém: Construtora Noberto Odebrecht S.A., 2007. p. 03 - 33. Disponível em: <http://www.cbdb.org.br/seminario/belem/rel100-c.pdf>. Acesso em: 08 maio 2011.

FIDENS ENGENHARIA (Brasil). Alteamento da Barragem Palmital. Disponível em: <http://fidensengenharia.com.br/?n1=obras&n2=detalhes&t=2&id=59>. Acesso em: 26 ago. 2011.

GOMES, Romero César. Barragens de Terra e Enrocamento. 2007. 31 f. Dissertação (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.

GOMES, Carisia Carvalho. Fundações de Barragens. Universidade Federal do Ceará. Disponível em: <www.carisia.com.br>. Acesso em: 20 abr. 2011.

GOOGLE (Brasil São Paulo). Google Maps. Disponível em: <http://maps.google.com.br/maps>. Acesso em: 24 set. 2011.

LOPES, João Eduardo G; SANTOS, Raquel Chinaglia P. Capacidade de Reservatórios. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2002. 64 p.

MARTINS, Elzimar Ventura Esteves. Avaliação Do Uso De Areia Britada Produzida Pela Cominuição De Rochas Granulíticas, Visando Utilização Em Filtros De Obras De Terra. 2010. 24 f. Tese (Mestrado) - Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MASSAD, Faiçal. Obras de Terra: Curso Básico de Geotecnia. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. 170 p.

MOURA, Professor Edson de. Disponível em: < http://professoredmoura.com.br/>. Acesso em: 04 out. 2011.

MINAS GERAIS. Ascom Sisema. Feam (Ed.). Feam divulga relatório sobre rompimento de barragem. Disponível em: <http://www.feam.br/noticias/1/183-feam-divulga-relatorio- sobre-rompimento-de-barragem>. Acesso em: 06 jun. 2011.

OLIVEIRA, Antonio Manoel Dos Santos; BRITO, Sergio Nertan Alves de (Ed.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Abge, 1998. 588 p.

OLIVEIRA, José Bernardo Vasconcelos Rodrigues de. Manual De Operação De Barragens De Contenção De Rejeitos Como Requisito Essencial Ao Gerenciamento Dos Rejeitos E À Segurança De Barragens. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geotecnia Aplicada À Mineração, Departamento de Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro

Preto, Ouro Preto, 2010. Disponível em:

<http://www.nugeo.ufop.br/joomla/attachments/article/11/Dissertacao_Jose_Bernardo.pdf>. Acesso em: 05 abril 2011.

PINHEIRO, Mário Cicareli. Aspectos Críticos de Projeto para Fechamento de Barragens de Rejeitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO, 5., 2006, Belo Horizonte. V CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABER TO.  Belo Horizonte: Potamos Engenharia e Hidrologia Ltda., 2006. p. 01 - 32. Disponível em: <http://www.ibram.org.br/sites/700/784/00001749.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.

SILVA, José William Bezerra e. Manual Sobre Manejo de Reservatórios Para a Produção de Peixes. Disponível em: <http://www.fao.org/docrep/field/003/AB486P/AB486P08.htm>. Acesso em: 02 out. 2011.

SOUZA, A. J. (2009). Avaliação Preliminar da Segurança Sísmica de um Perfil Típico em Barragem de Concreto Gravidade, Estudo de Caso Barragem de Tucuruí . Trabalho de Conclusão de Curso, 79 f. Belém, Pará, Brasil: Universidade da Amazônia - UNAMA. WIKIPÉDIA (Brasil). Barragem. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 24 set. 2011.

No documento TCC Alteamento de Barragem de Rejeitos (páginas 105-114)

Documentos relacionados