• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS

4.3 PARÂMETROS RELACIONADOS AO ESTRESSE OXIDATIVO

Nas Figuras 28 e 29 estão apresentadas as concentrações de MDA no fígado e no plasma, respectivamente, de ratos diabéticos após 45 dias de tratamento. O grupo DIOG apresentou concentrações elevadas de MDA, tanto no fígado quanto no plasma, mostrando assim o desenvolvimento de estresse oxidativo em animais com diabetes estreptozotocínico, especialmente com aumento na peroxidação lipídica. Já o grupo DINS apresentou valores reduzidos de MDA no plasma e fígado, em relação ao DIOG, deixando claro que o tratamento insulínico é capaz de reverter a peroxidação lipídica (LPO) nestes animais. O tratamento com curcumina promoveu redução na concentração de MDA no fígado e no plasma de 42 e 39%, respectivamente, sendo a concentração de MDA semelhante ao observado no grupo DINS. Os grupos tratados com 20 mg de piperina/kg pc (DP20) e sua associação com curcumina (DC90P20) apresentaram redução na concentração de MDA no plasma (22 e 40%, respectivamente) e no fígado (35 e 34%, respectivamente) em relação ao grupo DIOG. O tratamento com 40 mg de piperina/kg pc (DP40) promoveu redução na concentração de MDA no fígado e no plasma de 32 e 14%, respectivamente, quando comparado ao grupo DIOG. O grupo DC90P40 apresentou valores elevados de MDA em ambos os tecidos, e semelhantes ao grupo DIOG, representando assim a anulação dos efeitos benéficos da curcumina quando administrada sozinha.

Figura 28: Concentração de MDA (mol/g de tecido) no fígado de ratos diabéticos

tratados por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte. As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90.

Figura 29: Concentração de MDA (mol) plasmático de ratos diabéticos tratados por

45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

A concentração de PCO no fígado de animais diabéticos tratados por 45 dias estão apresentados na Figura 30. Assim como obsrvado para a concentração de MDA, a concentração de PCO nos animais do grupo DIOG estava elevada, indicando que, além da peroxidação lipídica, a oxidação de proteínas também contribui para o estresse oxidativo neste modelo experimental. Animais diabéticos tratados com insulina apresentaram redução de 72% nos níveis de PCO em relação ao grupo DIOG. Os tratamentos com curcumina (DC90), 20 mg de piperina/kg pc (DP20) e a associação entre dois compostos (DC90P20) promoveram redução na concentração de PCO de 55, 53 e 50%, respectivamente, em relação ao DIOG. O grupo DP40 apresentou redução na concentração de PCO de 27% quando comparado ao grupo DIOG, entretanto o tratamento não foi tão efetivo quando o DINS, DC90, DP20 ou DC90P20. O grupo DC90P40 não apresentou nenhuma alteração na concentração de PCO em relação ao grupo DIOG, representando assim que esta associação anula os benefícios do tratamento com curcumina sozinha.

Figura 30: Efeito Concentração de PCO (mol/g de tecido) no fígado de ratos

diabéticos tratados por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte. As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

Na Figura 31 estão apresentadas as concentrações de GSH no fígado dos animais diabéticos tratados durante 45 dias. As concentrações de GSH nos animais do grupo DIOG estavam reduzidas, enquanto que o tratamento com insulina promoveu aumento de 157% nos níveis de GSH em relação ao grupo DIOG. Os tratamentos com curcumina (DC90) e piperina (DP20) promoveram aumento na concentração de GSH de 93 e 67%, respectivamente, quando comparados ao DIOG. O grupo DP40 apresentou valores semelhantes ao grupo DIOG. Já os grupos DC90P20 e DC90P40 não apresentaram alterações na concentração de GSH, ficando com valores de GSH próximos ao grupo DIOG.

Figura 31 Concentração de GSH (mol/g de tecido) no fígado de ratos diabéticos

tratados por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

Na Figura 32 estão apresentados os valores de atividade da SOD em fígado de ratos diabéticos tratados por 45 dias. A atividade da SOD no fígado de animais do grupo DIOG foi baixa, enquanto que o grupo DINS apresentou aumento de 7 vezes na atividade da SOD quando comparado ao grupo DIOG. O tratamento com curcumina promoveu aumento de 5 vezes na atividade da SOD quando comparado ao grupo DIOG. Os grupos DP20 e DC90P20 apresentaram valores elevados na atividade da SOD quando comparados ao grupo DIOG, sendo este aumento de 170 e 231%, respectivamente. Os grupos DP40 e DC90P40 não apresentaram alterações na atividade da SOD quando comparados ao grupo DIOG.

Figura 32: Atividade da SOD (U/mg de proteina) no fígado de ratos diabéticos tratados

por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte. As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

Na Figura 33 estão representadas as atividades da CAT em fígado de ratos diabéticos após 45 dias de tratamento. Assim com a atividade da SOD, a atividade da CAT estava reduzida no grupo DIOG, enquanto que o grupo DINS apresentou aumento de 105% na atividade da CAT em comparação ao grupo DIOG. O tratamento com curcumina (DC90) e com a associação entre curcumina + 20 mg de piperina/kg pc (DC90P20) promoveu aumento na atividade da CAT quando comparado ao grupo DIOG, de 57 e 55%, respectivamente, entretanto os tratamentos não foram tão efetivos quanto o tratamento com insulina. Os grupos DP20 e DP40 apresentaram aumento significativo na atividade da CAT, de 27 e 24%, respectivamente, quando comparado ao grupo DIOG. Já o tratamento com curcumina + 40 mg de piperina/kg pc, promoveu aumento de apenas 19% na atividade da CAT em relação ao DIOG, mostrando mais uma vez que a associação anulou os efeitos do tratamento com curcumina sozinha.

Figura 33: Atividade da CAT (mmol/min/mg de proteína) no fígado de ratos diabéticos

tratados por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte. As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

A atividade da GPx no fígado de ratos diabéticos estão representados na Figura 34. A atividade da GPx no fígado de animais do grupo DIOG estava reduzida, enquanto que o tratamento com insulina (DINS) aumentou a atividade da GPx em 99% quando comparado ao grupo DIOG. O tratamento com curcumina (DC90) ou com 20 mg de piperina/kg pc (DP20) promoveu aumento na atividade da GPx em 69 e 52%, respectivamente, quando comparados ao grupo DIOG. Já a associação entre curcumina e 20 mg de piperina/kg pc (DC90P20) promoveu aumento da atividade de GPx de 39% em relação ao grupo DIOG, sendo esta atividade menor em relação ao tratamento com curcumina sozinha. O grupo DP40 permaneceu com valores de atividade da GPx semelhantes ao grupo DIOG, enquanto que o grupo DC90P40 apresentou redução de 25% na atividade de GPx em relação ao grupo DIOG, ressaltando que a associação anulou os benefícios do tratamento com curcumina sozinha.

Figura 34 Atividade da GPx (mmol/min/mg de proteína) no fígado de ratos diabéticos

tratados por 45 dias com curcumina, piperina e associação curcumina + piperina, em iogurte. As diferenças entre os grupos foram consideradas com p<0,05. a, diferenças com o DIOG; b, diferenças com o DINS; c, diferenças com DC90; d, diferenças com o DP20; e, diferenças com o DC90P20.

Documentos relacionados