• Nenhum resultado encontrado

4 A INTERAÇÃO NO TELEJORNALISMO E O USO DAS REDES SOCIAIS

5.2 TV PARAÍBA E TV CABO BRANCO

Ambientes de aproximação com as informações locais, os telejornais de caráter regionais permitem uma maior interação do telespectador com a notícia. Nesse tópico do trabalho, faremos uma breve contextualização da TV Paraíba e TV Cabo Branco, ambas afiliadas da Rede Globo, em Campina Grande e João Pessoa respectivamente, no estado da Paraíba.

Segundo pesquisas realizadas por Fadul (2007), a Globo é a emissora de maior destaque no Brasil, de modo que, na mídia regional, as maiores e mais importantes redes são aquelas que têm a TV Globo como cabeça da rede nacional. É o que pode ser comprovado através da edição 2014 da pesquisa14 brasileira de mídia, que mostra os jornais da Rede Globo como os mais citados entre o público. Já na pesquisa divulgada em 2013, através do estudo Mídia e Dados15, a rede Globo, além de ter 99% de cobertura geográfica e estar presente em 99,6 % dos domicílios com televisão, está em primeiro lugar entre as emissoras brasileiras com o share de audiência de 46,6 %. Sua liderança está divida no horário matutino (32,24%), vespertino (39,98%) e noturno com (51,68%) tendo 16% de sua programação destinada ao jornalismo. O estudo comprova ainda que na Paraíba existem cerca de 1,100 domicílios com TV. Ou seja, podemos considerar que uma grande quantidade de pessoas acompanha a programação da Globo, seja com informações nacionais ou locais, o que comprova a nossa relevância em estudar afiliadas da Rede Globo no estado da Paraíba.

14 Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf 15 Disponível em<http://midiadados.digitalpages.com.br/html/reader/119/15659>.

Nesse âmbito, visualizamos que a televisão é associada ao jornalismo de proximidade e utilidade pública que as estações oferecem à população. A TV Paraíba, por exemplo, foi fundada em 19 de março de 1984, quando foi lavrado o contrato de constituição de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada, sob a denominação de TELEVISÃO PARAÍBA LTDA. Situada na cidade de Campina Grande, em 01 de janeiro de 1987, passou a retransmitir os sinais da TV Globo Ltda., se tornando afiliada do sistema na cidade. Ainda em janeiro de 1987, a TV entrou no ar com o primeiro telejornal que tinha o nome CGTV 2ª edição, apresentado pelo jornalista Adenildo Pedrosa.16

Com 27 anos de história, a TV Paraíba é considerada líder de audiência na cidade segundo pesquisas atestadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE)17. De acordo com os dados divulgados em 2013, durante a manhã, a emissora garante 52,1% de participação; à tarde, 45,7%; e durante a noite chega a 67,8%.

Figura 12 - Sede da TV Paraíba localizada em Campina Grande

Fonte:http://migre.me/fHfM3

A TV Paraíba é parte de um grupo de empresas reunidas sob a denominação Rede Paraíba de Comunicação, do qual também fazem parte a TV Cabo Branco (afiliada Globo em João Pessoa, PB), o Jornal da Paraíba, as rádios Cabo Branco FM e CBN (ambas em João Pessoa, PB), o Portal jornalístico G1 Paraíba e Globo Esporte.com.

16 ARAÚJO, Adriano; SOUSA, Emmanuel. A história da TV Paraíba. Campina Grande, 26 agosto.

2011. Disponível em <http://cgretalhos.blogspot.com.br/2009/08/historia-da-tv-paraiba.html#.U9Gbs- NdWOQ> Acesso em 23 de março de 2014. Blog: Retalhos históricos de Campina Grande.

17 Disponível em <http://redeglobo.globo.com/tvparaiba/noticia/2013/05/tv-paraiba-e-lider-de-audiencia-

A TV Cabo Branco, integrante deste grupo e destaque em nossa pesquisa, assim como a TV Paraíba, também estreou em janeiro de 1987, e desde então é a emissora afiliada da Rede Globo nas regiões Agreste, Brejo e Litoral do estado. Antes de se tornar afiliada da Rede Globo, a Cabo Branco era afiliada da Rede Bandeirantes, tornando-se a primeira emissora da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Fundada pelos irmãos e empresários Antônio Bezerra Cabral e Milton Bezerra Cabral (então Governador do Estado), que na época controlavam as Rádios Arapuan AM e FM, a emissora teve como primeiro telejornal, o Câmera 7, apresentado por Nonato Guedes e Otinaldo Lourenço. Atualmente sua transmissão é feita através do canal 7.

Além da programação Globo, tanto a TV Paraíba como a TV Cabo Branco contam com uma programação local, com três telejornais conhecidos como Bom dia Paraíba (06h30), JPB 1° edição (12h00) e JPB 2° edição (19h10), além da edição local do Globo Esporte e Paraíba Comunidade, programa voltado para a discussão dos problemas comunitários e a busca de soluções junto ao poder público.

A TV Cabo Branco foi a emissora pioneira no estado da Paraíba, afiliada à Rede Globo de Televisão, a receber o sinal digital em 21 de fevereiro de 2009, ano em que a transmissão digital acontece de forma definitiva e permite uma melhor qualidade na imagem e som através das inovações técnicas e editoriais. Após quatro anos, a TV Paraíba entrou no sistema digital e desde o dia 14 de junho de 2013, a emissora passou a exibir o sinal digital em fase experimental, abrangendo inicialmente uma parte da programação nacional e só a partir do dia 22 de julho do mesmo ano, a TV passou a ter sua grade completamente exibida em alta definição (High Definition – HD) através do canal 21. A chegada do sinal digital também trouxe mudanças e reformas estruturais na sede da emissora, como, por exemplo, o transmissor Harrys, vindo dos Estados Unidos.

A proliferação das redes sociais nos permite analisar que a TV Paraíba e TV Cabo Branco também estão inseridas no ambiente digital com perfis nas redes Facebook e Twitter. Além disso, integradas ao portal G1 Paraíba, do mesmo grupo, ambas as emissoras disponibilizam todas as reportagens exibidas nos telejornais Bom Dia Paraíba, JPB 1ª e 2ª edições. As matérias estão organizadas de forma cronológica através de um catálogo de notícias, na qual o leitor tem a oportunidade de escolher a data, mês ou ano de exibição do telejornal.

5.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE INTERAÇÃO DAS TVS CABO BRANCO E