• Nenhum resultado encontrado

Para ingresso na categoria PQ 2 deverá:

Categoria 1 Nível B Ter no mínimo 5 (cinco) teses de Doutorado concluídas como orientador principal, além do critério mínimo do nível 1D; ter pelo menos 15 (quinze)

1. Para ingresso na categoria PQ 2 deverá:

(i) apresentar Projeto de Pesquisa revelando maturidade científica. (ii) Além disso, deve:

a) ter orientado pelo menos um mestrado ou doutorado,

b) ter participado como pesquisador de projeto de pesquisa financiado por agência governamental ou empresa e

c) ter publicado como primeiro autor em revista nacional ou internacional. 2. Para ingresso na categoria 1D, 1C, 1B e 1A:

2.1. Para ingresso na categoria 1D deverá: (i) Satisfazer a todos os itens da categoria 2;

(ii) apresentar Projeto de Pesquisa revelando independência científica; (iii) ter regularidade na produção científica no período analisado. (iv) Ter orientado em nível de doutorado.

(v) Ter publicado trabalho em revista internacional como primeiro autor. 2.2. Para ingresso na categoria 1C deverá:

(i) Satisfazer os itens da categoria 1D.

(ii) Ter coordenado projeto de pesquisa financiado por agência governamental ou empresa.

2.3. Para ingresso na categoria 1B deverá: (i) Satisfazer os itens da categoria 1C.

(ii) Ter desenvolvido atividades editoração de periódicos científicos ou de gestão de política científica ou de organização de eventos científicos e de divulgação do conhecimento.

2.4. Para ingresso na categoria 1A deverá: (i) Satisfazer os itens da categoria 1B.

(ii) Ser líder de grupo de pesquisa.

(iii) Ter reconhecimento nacional e internacional em sua área de atuação ou ter contribuído para a inovação tecnológica.

GE - Genética 1. Normas gerais:

a) O desempenho do pesquisador é avaliado por meio de indicadores referentes ao quinquênio anterior, no caso do nível 2, e do decênio anterior no caso dos níveis 1A-D. b) Os critérios incluem sua produção científica, formação de recursos humanos, contribuição para a inovação, coordenação ou participação em projetos de pesquisa, participação em atividades editoriais e de gestão científica.

c) A avaliação enfatiza a qualidade da produção científica e tecnológica de acordo com critérios internacionais.

d) Os solicitantes serão classificados pelos critérios a seguir, exclusivamente com a finalidade de adequar a demanda às cotas de bolsas PQ disponibilizadas pelo CNPq.

2. Requisitos mínimos para os diferentes Níveis 2.1. Requisitos mínimos para acesso ao Nível 2

Este nível é a porta de entrada convencional para obtenção de Bolsa PQ. Para ser classificado neste nível o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos no quinquênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 5 artigos científicos em periódicos científicos, sendo pelo menos 4 como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 1,5;

b) serão valorizadas publicações de trabalhos em periódicos científicos, de preferência como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 3,0;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de Mestrandos ou Doutorandos, tendo concluído a orientação de pelo menos 1 (um) Mestre;

d) ter linha de pesquisa definida e apresentar projeto de pesquisa de mérito científico, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc.

e) atingir classificação compatível com as cotas de bolsas disponíveis nesta categoria 2.2. Critérios de acesso ao nível 1D:

Para ser classificado neste nível o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 15 (quinze) trabalhos em periódicos científicos, de preferência como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 1,5 (exceções a esse critério poderão ser consideradas em função da qualidade e impacto dos periódicos científicos);

b) serão valorizados publicações de trabalhos científicos em periódicos científicos, de preferência como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 3,0;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de pelo menos 2 Doutores ou 2 Mestres, tendo concluído a orientação de pelo menos 1 Doutor ou 2 Mestres (exceções a esse critério poderão ser consideradas no caso do pesquisador não estar vinculado a uma Instituição com programa de pós-graduação);

d) ter linha de pesquisa definida e apresentar projeto de pesquisa de mérito científico, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc.

e) haver disponibilidade de bolsas novas ou liberadas e suas respectivas bolsas- prêmio.

2.3. Critérios para progressão os níveis 1C , 1B e 1A:

Para ser classificado nestes níveis o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos, no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 20 (vinte) trabalhos em periódicos científicos, de preferência como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 1,5;

b) serão valorizados publicações de trabalhos científicos em periódicos científicos, de preferência como autor principal ou correspondente (primeiro ou último autor), com fator de impacto igual ou superior a 3,0;

c) estar em atividade contínua de pesquisa e de orientação de Doutorandos e/ou Pós- Doutores, tendo concluído a orientação de Mestres e Doutores de forma continuada. Espera-se que o pesquisador sênior aceite candidatos anualmente.

d) ter linha de pesquisa definida e apresentar projeto de pesquisa de mérito científico, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc.

e) atingir classificação compatível com a cota de bolsas disponíveis nesta categoria 3. Comparações entre os pares da demanda:

Considerando-se a oferta limitada de bolsas novas e/ou liberadas, serão utilizados como parâmetros de classificação e desempate para todas as Categorias/Níveis, os seguintes critérios, na seguinte ordem de prioridade:

1. Número de publicações e índice de impacto dos respectivos periódicos científicos, considerados apenas os de fator de impacto igual ou superior a 1,5. Para desempate, a posição do pesquisador como autor principal ou correspondente será considerada mais relevante do que posição intermediária;

2. Índice "h", definido como o número "h" de trabalhos que tem pelo menos o número "h" de citações cada.

3. Número de teses de Doutorado orientadas e aprovadas. 4. Número de dissertações de Mestrado orientadas e aprovadas. 5. Nucleação de grupos de pesquisa.

6. Qualificação do projeto de pesquisa apresentado na solicitação da bolsa PQ, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc.

7. Número de Pós-Doutores supervisionados.

8. Número de orientações de Doutorado em andamento. 9. Número de orientação de Mestrado em andamento.

10. Número de orientações em andamento de bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e outras entidades equivalentes. 11. Participação em corpo editorial de periódicos com fator de impacto maior ou igual a 1,5.