• Nenhum resultado encontrado

PARADA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL

No documento Número de peça: D3BB-19A321-AB 07/ (páginas 108-110)

CUIDADO

Não use gasolina com chumbo ou gasolina com aditivos que contenham outros componentes metálicos (por exemplo, baseados em manganês). Eles podem danificar o sistema de emissões.

Nota: Não use combustíveis que contenham metanol. Isso pode danificar componentes críticos do sistema de combustível.

Nota: Nós recomendamos que você só use combustível de alta qualidade proveniente de fornecedores de confiança.

Nota: O uso de gasolina aditivada é recomendado pois garante a limpeza do sistema de combustível e do motor, minimizando a formação de depósitos e otimizando o desempenho do motor. Se esta prática não for seguida recomenda-se abastecer o veículo com um tanque de gasolina aditivada a cada 3 meses ou 5.000 km, o que ocorrer primeiro.

Nota: Veículos com quilometragem elevada, que nunca utilizaram gasolina aditivada, poderão passar a utilizá-la de forma gradual, para evitar entupimentos no sistema de combustível. A formação de depósitos também pode causar emissão excessiva de poluentes pelo escapamento. Seu veículo é projetado para rodar com Etanol hidratado, gasolina tipo C, ou qualquer mistura dos dois combustíveis. A gasolina tipo C é uma mistura de gasolina regular sem chumbo e etanol anidro. Só use gasolina C com no mínimo 18% e no máximo 25% de etanol.

O uso de combustível com chumbo é proibido por lei e pode danificar o motor e o conversor do catalisador do veículo. Os combustíveis com chumbo não são comercializados no Brasil, mas podem ser encontrados em alguns países da América do Sul, por isso verifique o tipo de combustível antes de abastecer o veículo. O uso de combustíveis com chumbo pode causar danos permanentes no catalisador. Se for usado combustíveis com chumbo, entre em contato imediatamente com a Distribuidor Ford mais próxima.

O uso de combustíveis adulterados, contaminados ou de baixa qualidade pode danificar os componentes internos do motor, resultando em:

• Ruído anormal e falha na aceleração

do motor.

• Perda de potência do motor.

• Acúmulo de óleo na carcaça do filtro

de ar do motor.

• Alto consumo de combustível e de óleo

do motor.

• Carbonização dos pistões.

• Danos aos sensores do escapamento.

• Fumaça em excesso do escapamento,

entre outros problemas.

• Danos à bomba de combustível.

• Degradação prematura dos materiais

do sistema de combustível.

PARADA POR FALTA DE

COMBUSTÍVEL

Evite deixar acabar o combustível do veículo porque essa situação pode afetar adversamente os componentes do motor.

Se acabar o combustível:

• Poderá ser necessário ligar e desligar

a ignição várias vezes após o reabastecimento para que o sistema de combustível bombeie combustível do tanque para o motor. Ao reiniciar, o tempo de partida levará alguns segundos a mais que o normal.

• Normalmente, a adição de 3,8 litros de

combustível é suficiente para dar partida no motor. Se acabar o combustível do veículo em uma posição íngreme, poderá ser necessário mais de 3,8 litros.

CATALISADOR

CUIDADO

Não estacione ou deixe o veículo em marcha lenta sobre folhas secas, grama seca ou outros materiais combustíveis. O escapamento irradia uma quantidade considerável de calor durante o uso, e mesmo depois de desligar o motor. Há risco de incêndio em potencial.

Dirigindo com o catalisador

CUIDADOS Evite ficar sem combustível. Não dê a partida no motor durante longos períodos.

Não ligue o motor quando um cabo da vela de ignição estiver

desconectado.

Não dê a partida no motor

empurrando ou rebocando o veículo. Use cabos e uma bateria auxiliar. Não desligue a ignição ao dirigir.

REABASTECIMENTO

CUIDADOS Não tente dar partida se tiver abastecido o tanque de combustível com o combustível errado. Isso poderá danificar o motor. Verifique o sistema em um Distribuidor Ford imediatamente.

Não use qualquer tipo de chama ou aquecimento próximo do sistema de combustível. O sistema de

combustível está sob pressão. Existe o risco de ferimentos se o sistema de combustível estiver com vazamento.

Se usar um borrifador de alta pressão para lavar seu veículo, somente borrife a tampa do tanque de combustível brevemente de uma distância de pelo menos 20 cm. Nota: O veículo Flex Fuel pode ser abastecido com Gasolina, Etanol ou qualquer mistura entre ambos. Caso ocorra o reabastecimento com combustível diferente daquele utilizado anteriormente, recomenda-se dirigir o veículo imediatamente após o abastecimento, por pelo menos 10 minutos, para que o módulo de controle do motor se adapte ao combustível presente no tanque. Este procedimento é especialmente importante quando o marcador do nível de combustível indicar menos de meio tanque antes do

reabastecimento.

Na hipótese do veículo parar devido a falta de combustível (pane seca), o tanque deve ser reabastecido preferencialmente com gasolina comum.

Tampa do Tanque de Combustível

A tampa do tanque de combustível possui um design comum do tipo de girar, com duas a três voltas para abrir ou fechar.

Ao abastecer seu veículo:

1. Desligue o motor.

2. Gire o tampa do tanque de combustível cuidadosamente no sentido

anti-horário duas ou três voltas até abrir.

3. Pendure o cabo da tampa, se disponível, do tanque de combustível no gancho da porta de abastecimento. 4. Após reabastecer, para instalar o

tampa, alinhe com o tubo de abastecimento.

5. Gire a tampa do tanque de

abastecimento duas ou três vezes no sentido horário até ouvir dois cliques. Se precisar substituir a tampa do tanque de combustível, substitua por uma tampa do tanque de combustível que seja projetado para o seu veículo. A garantia do cliente pode se anulada por qualquer dano ao tanque de combustível ou sistema de combustível se não for utilizado uma tampa do tanque de combustível correto original Ford.

No documento Número de peça: D3BB-19A321-AB 07/ (páginas 108-110)