• Nenhum resultado encontrado

3. Destino turístico de Viana do Castelo e o Festival Vodafone Paredes de Coura

3.1. Viana do Castelo

3.3.1. Paredes de Coura

Paredes de Coura é uma pequena vila do alto Minho interior, inserida no destino turístico de Viana do Castelo, com base na website do município de Paredes de Coura

(www.paredesdecoura) é uma vila com 9.198 habitantes, com 138 Km2 de território, localizada a

524 Km2 de Lisboa e a 50 Km2 do destino de Viana do Castelo9.

Com base na website (www.paredesdecoura), visitar esta vila é sinónimo de ser bem-recebido por todos os cidadãos da terra como sendo um deles. É um concelho onde predomina a ruralidade com uma beleza patrimonial natural enorme. Valorizam as suas gentes e os seus costumes e proporcionam aos habitantes e a quem os visita uma agenda cultural inovadora e rica em iniciativas únicas em Portugal. Em 1993, realizou-se em Paredes de Coura, a primeira edição do Festival Paredes de Coura. Este festival diferencia-se dos demais na medida em que são os agentes locais que o organizaram e promoveramm, desde que iniciou10.

Foi devido à realização do festival, que Paredes de Coura se afamou. Na edição do Festival de Paredes de Coura de 2016, o município divulgou a nova imagem de Paredes de Coura no primeiro dia desta edição do festival, sendo transmitido o vídeo que ainda hoje vigora, apresentado nos ecrãs laterais do palco principal do festival. Nos intervalos dos concertos rola o spot publicitário dos concertos que decorrem e a nova imagem de Paredes de Coura. Nos concelhos contíguos, quando equacionam a sua participação no Festival Paredes de Coura é comum ouvir-se: vamos a “Coura”. Tal é justificado pelo facto de as pessoas, em tempo, serem conhecidas como habitantes de ‘Coyra’11. A nova imagem do município, atualmente, define-se

‘Coura sem paredes’, fundamentado de certa forma, por um trocadilho que vem afirmar a entidade ‘Coura’ e retirar as ‘paredes’, as fronteiras, as limitações. Paredes de Coura, deixa assim ‘cair’ as suas paredes em pleno decorrer do festival, que traz a esta vila diversidade social e cultural, com os seus festivaleiros de diversas culturas e nacionalidades. À boleia do Festival de Paredes de Coura, o município apresentou, assim, a marca ‘Coura sem paredes’, representada na figura seguinte (Figura 7).

Figura 7. Coura sem paredes – a nova imagem de Paredes de Coura. Fonte: http://www.courasemparedes.com/.

9 https://www.paredesdecoura.pt/turismo/ 10 Idem.

Este novo conceito da marca foi desenvolvido pela agência Creation, juntamente com o município de Paredes de Coura que avançaram com um projeto para desenvolver uma marca local e várias ações de comunicação (Pinto, citado em Revista Marketteer, 2016).

A organização, com a nova marca, pretende criar uma identidade para vincar o território como um local onde as ideias podem crescer e desenvolver-se fora da caixa, onde a criatividade das pessoas ganha um forte contributo para a sua cultura e economia local, de forma a “cimentar o posicionamento do município no território da inovação e da criatividade” (Marques citado em meios e publicidade12, 2016). Com o intuito de alavancar maior número de pessoas neste novo

conceito e os projetos que com ele surgiram, o Município tem ao dispor uma website (www.courasemparedes.com), de modo a que todos os interessados possam acompanhar. Alusivamente ao vídeo promocional, com apenas um minuto e vinte e seis segundos, foram selecionados seis frames que representam a nova imagem, ‘Coura sem paredes’, conforme se visualiza na tabela seguinte.

Tabela 8. Frames representativos da imagem ‘Coura sem paredes’.

Narrador que observa o céu azul de Coura, afirma: “este Céu azul é igual em qualquer parte do mundo”, referindo que é azul também em Berlim.

Terra onde se constroem legos, alusivo à criatividade destas gentes e ao facto de ser um dos três países, a nível mundial, onde se realiza a Fan Weekend da Lego.

Em Paredes de Coura não há mar, mas sim o rio Coura, que embeleza a praia fluvial do Taboão (local onde decorre o FVPC).

Terra de tradições, sendo a música, cantada ao vivo uma delas. Paredes de Coura a vila afamada por proporcionar o festival mais antigo do país.

Um brinde a Paredes de Coura, a quem ela toca e vê tocar.

Paredes de Coura como fundo para a nova marca (“Coura sem paredes”). Uma terra livre e natural que não deixa qualquer parede fazer jus ao seu nome.

Fonte: Elaboração própria a partir da informação disponibilizada em http://www.courasemparedes.com/.

Na visualização do vídeo, surge ao fundo a imagem da vila onde se sobrepõe um narrador que explica como o céu azul em Coura é igual ao de Berlim, a terra que pisa ou o toca é que é diferente. Refere não ter mar, não ter sal, não ter medo, não ter medo do medo e conseguir sonhar para ser melhor, assim acorda constrói legos (parte criativa), o facto de ser um narrador do interior e estar numa terra de interior que não deve ser menosprezada; pois o céu continua azul, e tem o rio e as terras únicas com acordes de música, uma terra em constante movimento em que se é livre, onde não há fronteiras.

De forma a transmitir a vontade de afirmar a imagem de Coura como sendo uma vila de novas oportunidades e formas de pensar fora da caixa, os responsáveis pela nova marca afirmam:

“Não somos 10.000. Somos 9.198 e somos todos diferentes. Somos Coura, terra de talento com sede, que soma e segue para a sede da Lego. Somos Coura, onde se inauguram escolas de rock, na esperança de um dia vermos nascer um novo Chris Martin. Somos Coura, terra onde antes de se aprender a ler e a escrever se ensina expressão dramática e música clássica. Somos Coura, terra de futuros bilionários. Não dos que têm mil milhões de euros. Dos outros, dos que mudam a vida de mil milhões de pessoas. Hoje mais do que nunca é necessário desconstruir paradigmas, tombar pensamentos velhos, derrubar muros que nos reduzem. É preciso que Coura deixe cair paredes.” (www.courasemparedes.com/)

A nível de sustentabilidade, o concelho de Paredes de Coura foi pioneiro a nível nacional, num projeto mundial de valorização do território, baseado na remuneração de serviços de ecossistemas cuja metodologia foi testada, na última década, no Brasil. Paredes de Coura, foi também o primeiro município do país com um Plano de Paisagem, concluído em 2015. O ponto de partida do projeto é a Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico (Sapo2413, 2018).

Documentos relacionados