• Nenhum resultado encontrado

PARTE 2: QUALITATIVA

No documento Download/Open (páginas 63-67)

A abordagem qualitativa foi o método escolhido para cumprir os objetivos específicos b) analisar quais os fatores que mais influenciam cada dimensão do comprometimento no setor de seguros e c) comparar as diferenças e semelhanças dos fatores que influenciam o comprometimento em seguradoras e em corretoras.

O presente tópico subdivide-se em cinco seções: caracterização do método, procedimentos, roteiro, participantes e método de análise dos dados.

3.2.1 Caracterização do método

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratória. Segundo Triviños (2011, p. 109), “os estudos exploratórios permitem aos investigados aumentar sua experiência em torno de determinado problema”.

Para Severino (2007, p. 123), “a pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto”.

Seguindo essa linha de pensamento, optou-se, neste trabalho, por uma pesquisa exploratória, uma vez que não foram encontrados na literatura estudos deste tipo no setor de seguros.

3.2.2 Procedimentos

A coleta das informações ocorreu durante o mês de janeiro de 2016 e deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais do mercado de seguros. Essas entrevistas, com duração média de 45 minutos, foram gravadas pelo pesquisador, para que não houvesse perda de informações relevantes e comprometimento do resultado desta pesquisa.

Foram selecionados 11 profissionais para participar da entrevista. O critério de escolha dos profissionais foi baseado no tempo mínimo de quatro anos de atuação no mercado de

seguros. Alguns desses profissionais já tiveram a experiência de trabalhar: a) apenas em corretora de seguros; b) apenas em seguradoras; c) em corretoras de seguros e seguradoras. 3.2.3 Roteiro

Para esta pesquisa, optou-se por um roteiro semiestruturado, o que permite ao entrevistador explorar outras variáveis ou categorias não previstas.

Quadro 13 – Roteiro da pesquisa qualitativa

Qtd. Temas

1 Faça uma apresentação pessoal: idade, escolaridade, idioma, estado civil e filhos. 2 Fale sobre a sua trajetória no mercado de trabalho até os dias atuais.

3 Fale sobre o clima da organização. 4 Fale sobre as promoções.

5 Fale sobre a distribuição de tarefas. 6 Fale sobre o suporte da organização. 7 Fale sobre a área de Recursos Humanos.

Fonte: elaborado pelo autor, 2016.

Nas entrevistas realizadas, buscou-se obter respostas para os temas propostos no roteiro de pesquisa, com o propósito de atender um dos objetivos deste trabalho, que é identificar quais as diferenças e semelhanças dos antecedentes selecionados nesta pesquisa no comprometimento organizacional em corretoras de seguros e seguradoras.

3.2.4 Perfil dos participantes

Aqui, serão descritos cada um dos 11 profissionais e suas características, que serão observadas na análise: idade, estado civil, tempo de mercado de seguros, tipo de empresa em que trabalhou no setor etc.

Quadro 14 – Descrição do perfil e rótulo atribuído a cada um dos participantes da entrevista

R ó tu lo d o en tr ev ist ad o S ex o Id ad e Est ad o c iv il N ú mer o d e F il h o s Esc o la ri d ad e F o rmaç ão In g lê s A n o s d e m er ca d o d e se g u ro s S eg u ra d o ra C o rr et o ra Á re a

01 Masculino 44 Casado 0 Superior Análise Gerencial Intermediário 29 22* 7 Sinistro

02 Feminino 44 Casada 1 Pós-graduada Administração Básico 24 24* 0 Técnica

03 Masculino 41 Solteiro 0 Pós-graduado Processamento de Dados Básico 11 6 5* Sinistro

04 Masculino 38 Casado 1 Superior Administração Básico 23 11* 12 Técnica

05 Masculino 24 Solteiro 0 Superior Administração Fluente 4 0 4* Sinistro

06 Masculino 41 Casado 2 Superior Gestão de Seguros Básico 18 14* 4 Técnica

07 Masculino 48 Casado 2 Pós-graduado Administração Intermediário 29 29* 0 Técnica

08 Feminino 37 Solteira 3 Pós-graduada Administração Intermediário 20 20* 0 Sinistro

09 Masculino 32 Casado 0 Superior Análise de Sistemas Básico 18 14* 4 Sinistro

10 Masculino 27 Solteiro 0 Superior Administração Intermediário 6 6 0 Sinistro

Fonte: Dados da entrevista semiestruturada. * tipo de empresa em que trabalha no momento

Entrevistado 01 – É do gênero masculino, tem 44 anos de idade, é casado e está no mercado de seguros há 29 anos. Tem formação superior em Análise Gerencial, concluída no ano de 2006. Possui nível de inglês intermediário e já realizou vários cursos técnicos na área de seguros. Atualmente trabalha em seguradora, mas já trabalhou em corretora de seguros. Entrevistado 02 – É do gênero feminino, tem 44 anos de idade, é casada e tem uma filha. A sua formação superior é em Administração de Empresas. Possui pós-graduação em Marketing e vários cursos técnicos na área de seguros. Atua há 24 anos no mercado de seguros e somente trabalhou em seguradora.

Entrevistado 03 – É do gênero masculino, tem 41 anos de idade, é solteiro e não tem filhos. A sua formação superior é em Processamento de Dados. Possui vários cursos técnicos na área de seguros, realizados fora da empresa. Ingressou há 11 anos no mercado de seguros. Atualmente trabalha em corretora de seguros, mas já trabalhou em seguradora.

Entrevistado 04 – É do gênero masculino, tem 38 anos de idade, é solteiro e tem um filho. A sua formação superior é em Administração, com ênfase em Análise de Sistemas. Atua há 23 anos no mercado de seguros. Atualmente trabalha em seguradora, mas já trabalhou em corretora de seguros.

Entrevistado 05 – É do gênero masculino, tem 24 anos de idade, é solteiro e não tem filhos. A sua formação superior é em Administração. Fala inglês fluente. Ingressou no mercado de trabalho há pouco mais de quatro anos e apenas trabalhou em corretora de seguros.

Entrevistado 06 – É do gênero masculino, tem 41 anos de idade, é casado e tem dois filhos. A sua formação superior é em Gestão de Negócios Securitários. Atua há 18 anos no mercado de seguros. No momento, trabalha em seguradora, mas já trabalhou em corretora de seguros. Entrevistado 07 – É do gênero masculino, tem 48 anos de idade, é casado e tem dois filhos. A sua formação superior é em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Também possui um MBA em Gestão de Negócios Securitários e, ao longo da carreira, fez diversos cursos na área de seguros, comércio exterior e logística. Ele ingressou no mercado de seguros há 29 anos e apenas trabalhou em seguradora.

Entrevistado 08 – É do gênero feminino, tem 37 anos de idade, é divorciada e tem três filhos. Possui formação superior em Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Atua há 20 anos no mercado de seguros e apenas trabalhou em seguradora.

Entrevistado 09 – É do gênero masculino, tem 32 anos de idade, é casado e não tem filhos. A sua formação superior é em Análise de Sistemas e no momento está cursando inglês. Atua há 16 anos no mercado de seguros. Atualmente, trabalha em seguradora, mas já trabalhou em corretora de seguros.

Entrevistado 10 – É do gênero masculino, tem 27 anos de idade, é solteiro e não tem filhos. A sua formação superior é em Administração de Empresas. Ingressou há oito anos no mercado de seguros e apenas trabalhou em seguradora.

Entrevistado 11 – E do gênero masculino, tem 42 anos de idade, é casado e tem um filho. A sua formação superior é em Gestão de Seguros e Previdência. No momento, está cursando pós-graduação em Comércio Exterior. Atua há 22 anos no mercado de seguros. Atualmente, trabalha em seguradora, mas já trabalhou em corretora de seguros.

No próximo tópico, será apresentado o método de análise dos dados de cada entrevista.

3.2.5 Método de análise dos dados

A estratégia de análise de conteúdo (BARDIN, 1997) é adotada nesta pesquisa, por atender de maneira mais apropriada os objetivos do estudo. Segundo Triviños (2011, p. 159), “ele se presta para o estudo das motivações, atitudes, valores, crenças, tendências para o desvendar das ideologias que podem existir nos dispositivos legais, princípios, diretriz, etc.”.

Para Bardin (1977), as diferentes fases da análise de conteúdo organizam-se em torno de três etapas:

a) Pré-análise: nesta primeira etapa, são realizadas a seleção de documentos, a definição dos objetivos da pesquisa e a elaboração dos indicadores que darão base à interpretação final;

b) Exploração do material: nesta segunda etapa, é feita a codificação, que é o agrupamento das informações extraídas do texto que caracterizarão o conteúdo;

c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação: nesta última etapa, são feitas as interpretações dos dados brutos e a construção de quadros com os resultados, colocando-se em evidência as informações fornecidas pelas análises.

Para Bardin (1977), embora não seja uma etapa obrigatória na análise de conteúdo, é possível, no procedimento de análise do conteúdo, fazer um processo de categorização. Para a autora, “a categorização é uma operação de classificação de elementos constitutivos de um conjunto, por diferenciação e, seguidamente, por reagrupamento segundo o gênero (analogia), com critérios previamente definidos” (p. 117).

No documento Download/Open (páginas 63-67)

Documentos relacionados