• Nenhum resultado encontrado

Participação em eventos

conhecimento no âmbito da rETS

6.5 Participação em eventos

1º Congresso Nacional de Entidades de Formação para o Trabalho em Saúde

Em novembro de 2006, a Secretaria Executiva recebeu um con-vite do Sena da Colômbia, uma das instituições integrantes da Rede, para apresentar formalmente a Rede durante o ‘1º Congresso Nacional de Entidades de Formação para o Trabalho em Saúde’, em Bogotá. O evento teve entre seus principais objetivos a conformação de uma rede nacional colombiana de entidades de formação para o trabalho em saú-de, que funcionasse de maneira articulada com a RETS.

2° Fórum Latino Americano de Educação em Saúde (9° Congresso da rede unida)

Vários profissionais da EPSJV e de outras instituições membros da RETS participaram do 2° Fórum Latino Americano de Educação em Saúde, realizado, com apoio da Escola, durante o 9° Congresso da Rede

Unida, de 18 a 21 de julho de 2010, no Rio Grande do Sul, Brasil. A programação do Fórum foi composta por três mesas:

• Mesa 1: Trabalho e Formação Profissional no Mercosul:

desa-fios para a livre circulação dos trabalhadores técnicos da Saúde Composta pelo Coordenador Nacional Alterno do SGT 11 – Saú-de do Mercosul na Argentina; pelo Diretor Geral Saú-de SaúSaú-de do Uruguai e pela coordenadora da pesquisa ‘A educação profissional em saúde no Brasil e nos países do Mercosul’ da EPSJV, a mesa apresentou os limites, os desafios e as possibilidades para a livre circulação dos traba-lhadores como horizonte do processo de integração regional, levando em consideração os impactos e entraves do setor saúde a partir da pers-pectiva nacional. Além disso, apontou a influência das assimetrias entre os países membros nesse processo, assim como ressaltou o problema da harmonização da formação e da certificação dos trabalhadores téc-nicos em saúde.

• Mesa 2: O trabalho em redes internacionais e a formação dos

técnicos em saúde

Com a participação do Assessor Técnico de Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP e da RINS-Unasul; de um representan-te da Argentina no GT-DGRHS da Unasul-Saúde; da coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV, a mesa debateu sobre o processo de organização do trabalho em rede no âmbito da CPLP e da Unasul, apontando os desafios e as possibilidades dessa estratégia para o forta-lecimento da área de formação de técnicos em saúde.

• Mesa 3: Dimensões Integradoras na Formação dos Trabalhadores

Na mesa, o diretor do Instituto Nacional de Saúde do Paraguai, o diretor da Faculdade de Tecnologias da Saúde de Cuba e o coordenador geral do Ensino Técnico de Nível Médio da EPSJV discutiram as práticas pedagógicas cujo eixo condutor considera a teoria e a prática, o ensino e a pesquisa, a formação básica e a formação profissional, entre outras dimen-sões integradoras, que instituem processos formativos como espaços de criação, de questionamentos, de crítica e de produção cultural.

(rETS-CPLP)

A elaboração do Pecs-CPLP 2009-2012, aprovado em Praia, Cabo Verde, em abril de 2008, durante a 1ª Reunião de Ministros da Saú-de da ComunidaSaú-de, contou com a assessoria da Fiocruz, pelo Brasil, e o IHMT, por Portugal.

Com foco nos Objetivos de Desenvolvi-mento do Milênio (ODM), o Pecs-CPLP foi cria-do para apoiar os Estacria-dos membros na consecu-ção das metas relativas à melhoria das condições de saúde das suas populações, visando contribuir para a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materno-in-fantil e combate ao VIH/AIDS, malária e outras doenças graves.

O plano de trabalho do Pecs-CPLP foi aprovado em maio de 2009, na 2ª Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, realizada em Estoril, Portugal, tendo como principal meta o fortalecimento dos sistemas de saúde dos Estados Membros da CPLP, de forma a garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade de suas populações. Nesse sentido, foram estabelecidos sete eixos estratégicos de atuação, dentre os quais a formação e o desenvolvimento da força de trabalho em saúde. Nesse eixo, um dos projetos pactuados dizia respeito à criação de redes estruturantes de saúde, dentre as quais a RETS-CPLP – considerada um projeto prioritário no Eixo 1 - Formação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde.

Em dezembro de 2009, durante a 2ª Reunião Geral da RETS, ocorrida na EPSJV, foi criada a RETS-CPLP e realizada sua 1ª Reunião Ordinária. Na reunião, os membros aprovaram o Plano de Trabalho pro-posto e definiram a EPSJV como instituição Coordenadora da Rede. Participaram da reunião representantes dos Ministérios da Saúde e de instituições formadoras de técnicos em saúde de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe,

bem como do Secretariado Executivo da CPLP, do IHMT, da ESTeSL e do Alto Comissariado de Saúde de Portugal.

O primeiro Plano de Trabalho da RETS-CPLP foi definido com base em quatro objetivos:

1. Fortalecer a infraestrutura física e de equipamentos das ETS per-tencentes aos ministérios da saúde dos países da CPLP, principal-mente no que diz respeito ao acesso dos estudantes a informações técnico-científicas em meio digital e físico e à realização de ativida-des em laboratórios de práticas.

2. Ampliar o número e a diversidade dos quadros docentes das es-colas técnicas de saúde e qualificar os docentes, tanto nos aspectos técnicos, quanto pedagógicos.

3. Desenvolver competências na área de gestão acadêmica e na área pedagógica, principalmente no que diz respeito à construção e à organização de projetos político-pedagógicos, programas de ensi-no e plaensi-nos de curso.

4. Ampliar o compartilhamento de informações, experiências e competências entre as escolas técnicas da CPLP.