• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

2.2 CONTEXTO DA PESQUISA

2.2.3 Participantes

A turma pesquisada foi formada por 15 alunas-professoras cursando o Módulo 2 (Básico 2), cujo semestre letivo foi dividido em duas aulas semanais de 100 minutos, totalizando 32 aulas ou aproximadamente 53 horas/aula. Para melhor compreender o nível de proficiência na língua inglesa das alunas-professoras, apresento a seguir os

77 parâmetros adotados pela Instituição para turmas de nível Básico. A tabela abaixo descreve as habilidades esperadas para um aprendiz básico de segunda língua de acordo com os parâmetros estabelecidos no Common European Framework of Reference for Languages (CEFR):

Usuário Básico

A2 Consegue compreender frases e

expressões usadas com frequência relacionadas às áreas de relevância imediata (ex.: informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local e emprego). É capaz de comunicar de forma simples em tarefas rotineiras que exigem uma troca simples e direta de informações sobre assuntos familiares e de rotina. Pode descrever de modo simples a si mesmo, seu ambiente e áreas de necessidade imediata.

A1 Consegue compreender e utilizar

expressões cotidianas e frases muito básicas visando à satisfação das necessidades concretas. Pode se apresentar aos outros e pode fazer e responder perguntas pessoais tais como onde vivem, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Pode se comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e claramente e esteja preparado para ajudar. Quadro 10. Níveis de referência do CEFR para Usuários Básicos (Adaptado do Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment, p. 24)

Nota-se que dentre os dois níveis que descrevem um “Usuário Básico” de língua estrangeira, o nível A2 denota um usuário consideravelmente mais desenvolto em

78 relação a um usuário A1. As alunas-professoras da turma descrita em questão estiveram, na maioria das ocasiões, inseridas nessas duas faixas, com algumas delas aproximando-se do nível A2, enquanto outras se inseriam no nível A1, e um terceiro grupo variando com frequência entre uma faixa e outra.

É importante ressaltar que o quadro descrito acima serve de parâmetro apenas para melhor visualização do leitor do contexto em que a pesquisa se deu e que ela não é utilizada para a análise e compreensão dos dados produzidos. Os parâmetros de análise e compreensão da produção serão explanados adiante e foram pensados dentro da proposta teórico-metodológica em que a pesquisa se ampara.

Contexto dos participantes

Os participantes da pesquisa são divididos em duas categorias: o pesquisador- professor e as alunas-professoras do grupo em questão. O grupo de alunas- professoras participantes da pesquisa foi formado por 15 professoras de Inglês da rede pública de ensino, com idade e domínio da língua variada. Uma característica da formação de professores no Brasil é a obtenção da dupla licenciatura na maioria das universidades e faculdades, acarretando um profissional teoricamente apto a lecionar ambas as disciplinas, Inglês e Português, mas que, na realidade, muitas vezes não domina a língua estrangeira.

A seguir, são fornecidas informações mais detalhadas sobre cada um dos participantes da pesquisa. Os nomes das alunas-professoras são fictícios:

Pesquisador-professor:

Leandro atua como docente no ensino de língua inglesa em cursos livres desde 2002, passando por diversas instituições, possuindo experiência no ensino de língua inglesa para todas as idades e níveis de proficiência. Cursou todo o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas. Bacharel em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, preferiu seguir carreira como docente. Ingressou no

79 Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP em fevereiro de 2013.

Alunas-professoras:

- Rafaela atua com vínculo não-efetivo na rede pública estadual no ensino de Português e Inglês. Tem aproximadamente 30 anos. Embora possuísse dificuldade na realização das tarefas orais, apresentou desempenho dentro do esperado nas atividades escritas. A questão emocional, principalmente o sentimento de não acreditar em seu próprio potencial e não se sentir segura com seu nível de proficiência na língua inglesa, afetava o seu desempenho durante as aulas.

- Geovana tem aproximadamente 25 anos e assim como Rafaela, atua como professora não-efetiva na rede estadual no ensino de Português e Inglês. A aluna apresentou dificuldades durante o curso, quase trancando a matrícula. Seu desempenho pode ser considerado regular, tendo apresentado maior dificuldade nas atividades orais. A questão da insegurança em sua própria capacidade de desenvolvimento inibiu um pouco a aluna durante o curso. Ela deixava claro sua preferência em realizar as tarefas em parceria com Rafaela.

- Vitoria tem aproximadamente 35 anos e atua como Coordenadora Pedagógica na rede municipal. No entanto, estava afastada do trabalho por questões médicas. A aluna, embora possuísse nível de proficiência e conhecimento da língua em foco acima da média geral da turma, demonstrava inibição em praticar as atividades orais em língua inglesa.

- Isis era a aluna mais velha da sala, tendo em torno de 60 anos. Ela atua como professora de Inglês e Português com vínculo efetivo na rede municipal e apresentava grandes dificuldades, principalmente nas atividades orais e no entendimento das regras gramaticais. Por tais razões, Isis era uma aluna que demandava assistência mais próxima.

- Denise tem em torno de 30 anos e atua como professora contratada na rede estadual no ensino de Português e Inglês. A aluna demonstrou bom desempenho durante o curso.

80 - Valeria tem idade em torno de 35 anos e, como a maioria das demais alunas- professoras, atua como contratada na rede estadual no ensino de Inglês e Português. Como Denise, seu desempenho durante o curso estava dentro da média. As duas são amigas e, por tal razão, costumavam chegar às aulas juntas e sentar-se uma ao lado da outra.

- Silvana tem em torno de 45 anos e também atua como professora contratada no ensino das duas línguas supracitadas. A aluna apresentava dificuldade na realização das tarefas orais e escritas e no entendimento das regras gramaticais discutidas durante a aula. No entanto, a aluna não se sentia insegura durante as práticas orais propostas em sala.

- Erica tem aproximadamente 27 anos e atua na rede estadual com vínculo efetivo no ensino de Português e Inglês, com predominância para a disciplina de Inglês. A aluna-professora demonstrou desempenho acima da média, muitas vezes auxiliando as suas colegas durante as atividades.

- Diana tem em torno de 25 anos e, assim como Erica, apresentava grande desenvoltura nas atividades propostas em relação à média da turma. Ela atua como docente de Português e Inglês na rede municipal, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

- Ingrid tem em torno de 50 anos e atua como professora de Inglês e Português em regime efetivo na rede estadual. Embora fosse um tanto insegura em relação aos seus conhecimentos, Ingrid era uma aluna com bom desempenho tanto na produção escrita, quanto nas atividades orais.

- Ana tem em torno de 40 anos e atua como contratada no ensino de Português e Inglês da rede estadual. A aluna apresentou desempenho dentro da média durante o curso. Notei que possuía problemas de relacionamento com algumas colegas de classe e pedia para não trabalhar em grupo com elas. A aluna chegou a se transferir para outra filial durante o curso por motivos de acessibilidade, porém, devido à mudança na jornada de trabalho, retornou ao grupo.

81 - Selena tem em torno de 35 anos e é professora efetiva no ensino de Português e Inglês na rede estadual. Embora tenha se ausentado bastante durante o curso, seu desempenho escrito foi acima da média e sua performance oral dentro do esperado.

- Maria tem em torno de 30 anos e atua com vínculo efetivo na rede estadual, também em Inglês e Português. Durante todo o curso, apresentou desempenho acima da média.

- Nadine tem em torno de 29 anos e atua como professora contratada de Inglês e professora assistente de Português na rede estadual. A aluna possuía conhecimento do idioma e desenvoltura acima do nível da sala, estando sempre dentro do grupo com melhor desempenho nas práticas propostas.

- Luma tem aproximadamente 50 anos e atua como professora contratada de Inglês e Português na rede estadual. A aluna apresentou dificuldades durante todo o curso, somadas a um problema de saúde que fez com ela se ausentasse em muitas aulas.

Documentos relacionados