• Nenhum resultado encontrado

7. LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

7.1.1. Passivos Ambientais

➢ Impactos Ambientais Pontuais

No município de Macaé existem duas áreas de conhecimento da prefeitura que são apontadas como passivos ambientais: Aterro de Cabiúnas e Lixão de Águas Maravilhosas. A partir da desativação do lixão de Águas Maravilhosas, deu-se início a operação do Aterro/Vazadouro6 de Cabiúnas. Atualmente está sob os cuidados da secretaria municipal de infraestrutura, que está na abertura de licenciamento para processo de recuperação da área. O aterro de Cabiúnas, encontra-se dentro do Perímetro Urbano, em zona Industrial Três (ZI-3), estando no Trecho da Rodovia Amaral Peixoto classificado como setor Viário Estrutural Dois B (SVE-2B), operou de 1996 até o ano de 2009, quando teve suas atividades encerradas.

Figura 29 - Topo do maciço de resíduos.

Fonte: SERENCO.

A implantação de um sistema de tratamento de esgoto constituído de fossa séptica e filtro biológico foi uma recomendação da LAR. Porém, como pode ser observado o tanque não se encontra vedado, o que permite o acúmulo de água e possivelmente a proliferação de insetos e mosquitos.

Figura 30 - Tanque de fossa séptica

Fonte: SERENCO.

As obras realizadas na área limitaram-se a reconformação e implantação de contenção de parte do maciço, sistema de drenagem pluvial e contenção do afloramento de chorume. Postos de monitoramento haviam sido implantados, mas por não estarem em conformidade foram desativados.

De acordo com a prefeitura, a ideia é solicitar uma nova licença de recuperação ambiental ao INEA, porém até o momento, nenhuma medida foi tomada. O que pôde-se observar é que a área de passivo ambiental necessita de remediação e principalmente de eficácia nas medidas de manutenção a fim de garantir a contenção até a recuperação da área.

O Lixão de Águas Maravilhosas tem uma área de aproximadamente 163.000 m² e é o local mais antigo de disposição de resíduos. Encerrou suas atividades em 1995 depois de 16 anos de atividade.

O local atualmente é uma Comunidade chamada Águas Maravilhosas, e é considerada irregular visto a ausência de infraestrutura básica de saneamento como esgotamento sanitário e água encanada.

Em 2017 aproximadamente 292 famílias foram realocadas para a comunidade Bosque Azul. Este processo faz parte da cota de área de risco do residencial cuja ocupação não foi feita por sorteio. O projeto foi uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal. Mesmo após a demolição de algumas residências, a área ainda se encontra invadida e existem diversas famílias e comércios, estando sob a Secretaria de Habitação a responsabilidade de realocação das famílias para que se possa iniciar os processos de recuperação da área.

Figura 31 - Localidade de águas Maravilhosas.

Fonte: SERENCO.

A área é circundada por dois corpos hídricos, os rios Jurumirim e Águas Maravilhosas. Ambos apresentam fortes características de contaminação e poluição.

➢ Impactos Ambientais Difusos

Embora muitas vezes tenha menor proporção quanto as potencialidades de alteração e contaminação do ambiente, proporciona dificuldades imensas para seu gerenciamento em razão de sua dispersão, o que torna o controle, monitoramento e mitigação muitas vezes complexos.

No município de Macaé é comum encontrar áreas com depósitos irregulares resultantes de descartes indevidos de resíduos.

Figura 32 - Descarte irregular de resíduos em pontos específicos.

Fonte: SERENCO.

Com relação ao passivo ambiental, o Aterro de Cabiúnas apresentou como ameaça a ausência de manutenção do local, bem como projeto ou plano de remediação da área.

O lixão de águas maravilhosas também necessita de uma articulação entre secretarias para desocupação da área e posterior remediação. A ausência de fiscalização demonstrou que o local está voltando a ser invadido.

7.2. PROGNÓSTICO,PROGRAMAS,PROJETOS E AÇÕES 7.2.1. Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Com base no diagnóstico e no prognóstico do plano, que buscou neutralizar as deficiências e ameaças identificadas em todos os aspectos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no município de Macaé, e almejando ao cenário desejável cada grupo gerou os seguintes programas:

✓ Programa 1 - Programa de gestão de resíduos e infraestrutura dos sistemas de coleta, tratamento e disposição final;

✓ Programa 2 - Programa de gestão de Resíduos de limpeza urbana (RPU). No quadro abaixo são apresentados os programas e subprogramas necessários para atingir as metas do prognóstico.

Quadro 15 - Resumo dos programas e subprogramas propostos para RSU.

Programas e Subprogramas

1: Programa - Programa de gestão de resíduos e infraestrutura dos sistemas de coleta, tratamento e disposição final

1.1: Subprograma de Aperfeiçoamento da coleta convencional 1.2: Subprograma de Implantação da coleta seletiva

1.3: Subprograma de Consolidação e fortalecimento da rede de catadores e cooperativas de materiais recicláveis 1.4: Subprograma de Sistema de gerenciamento dos serviços

1.5: Subprograma de Estudo de revisão da estrutura de cobrança

1.6: Subprograma de Minimização de resíduos e Implantação da Compostagem

1.7: Subprograma de Definição de medidas para solução de disposição final no cenário tendencial

2: Programa -Programa de gestão de Resíduos de Limpeza Urbana (RPU)

2.1: Subprograma de Sistema de gerenciamento dos serviços e informações sistematizadas 2.2: Subprograma Modernização dos serviços

2.3: Subprograma de Reestruturação dos pontos de apoio operacionais Fonte: SERENCO.

Os descritivos dessas ações estão detalhadas nas fichas inseridas no Relatório Completo do PMSB.

7.2.2. Resíduos Diferenciados

✓ Programa 1a- Programa de Gestão de Óleo Vegetal;

✓ Programa 3 - Programa de Gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde; ✓ Programa 4 - Programa de Gestão de Resíduos de Construção Civil;

✓ Programa 5 - Programa de gestão de Resíduos de serviço de transporte, Agrossilvopastoris, Resíduos de Mineração, Resíduos Industriais e Resíduos de Serviço de Saneamento.

Quadro 16 - Resumo dos programas e subprogramas propostos para os resíduos diferenciados.

Programas e Subprogramas

1.3a: Programa - Programa de Gestão de Óleo Vegetal

1.3a.1: Subprograma para Intensificar Programa de Coleta de Óleo Vegetal

3: Programa - Programa de Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde

3.1: Subprograma de Sistematização Integrada de Informação

3.2: Subprograma de Redução dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) gerados em estabelecimentos públicos 3.3: Subprograma de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS)

4: Programa - Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil

4.1: Subprograma de Sistematização Integrada de Informação

4.2: Subprograma Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil (PGRCC)

4.3: Subprograma de Regulamentação dos transportadores de RCC e incentivo a reciclagem

4.4: Subprograma de Critérios para escolha de área e implantação de Ponto de Entrega de Pequenos Volumes (PEPV) e bota fora.

5: Programa de Gestão de Resíduos de serviço de transporte, Agrossilvopastoris, Resíduos de Mineração, Resíduos Industriais e Resíduos de Serviço de Saneamento.

5.1: Subprograma de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Inventários de resíduos e sistemas declaratórios anuais de resíduos sólidos

Fonte: SERENCO.

Os descritivos dessas ações estão detalhadas nas fichas inseridas no Relatório Completo do PMSB.