• Nenhum resultado encontrado

Passo único: A fórmula para a conclusão

No documento Redação (páginas 40-48)

A fórmula para a conclusão é: Proposta criativa para solução da 1º consequência + proposta criativa para solução da 2º consequência + proposta criativa para solução da 3º consequência + citação dos problemas resolvidos + conclusão final.

Vou explicar tudo detalhadamente, comecemos pela proposta criativa. Você já sabe que a conclusão deve ser iniciada com "Portanto", "Logo", "Então", "Sendo assim", etc., não é? Ok, vamos lá.

Você se lembra de quais eram as consequências?

Consequência 1: "Uma imigração desatinada poderá acarretar entraves exacerbados e uma defasagem a ponto de a demanda ser maior que a oferta."

Consequência 2: "Implicam em uma concorrência que pode vir a ser interpretada como desleal, tendo por fim o "roubo" de empregos."

Consequência 3: "Mesmo que a atual imigração seja considerada pífia em se comparando com a época descrita, poderá ocorrer, a longo prazo, a desfragmentarão da atual cultura já enraizada, em um âmbito menor, porém possivelmente eficiente."

Logo, as propostas, respectivamente, são:

Proposta 1: "(...) implementar um controle governamental sobre o tráfego imigratório nas diferentes regiões brasileiras, correlacionando oferta e demanda."

Proposta 2: "Além da necessidade de investir em educação, visando a qualificação do profissional brasileiro, e estabelecimento de um teto no número de empregados, por empresa, provenientes de outros países."

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 41 culturas (...)"

Ponto importante: note que a última não foi tão bem destrinchada, você vai entender o porquê.

Pois bem, primeiro voltemos sobre como utilizar a criatividade para propor uma boa solução. Algumas perguntas para você se fazer durante a prova:

1. Qual seria a solução mais adequada a se tomar no longo prazo para este

problema?

2. Esta solução respeita os direitos humanos?

3. Esta solução seria naturalmente dita por mais pessoas ou ela é inovadora?

Por meio destas 3 perguntas você já tem uma boa base de por onde ir.

Agora, continuemos...

Para finalizar sua redação você não irá destrinchar totalmente a proposta criativa para solução da 3º consequência. Você a utilizará para amarrá-la em citação dos problemas resolvidos + conclusão final.

Essa proposta 3 fará par com a citação dos problemas resolvidos. Note o seguinte, estabelecer um controle maior é importante para que não haja sobreposição de culturas, mas a sobreposição de culturas deixou de ser só uma consequência e se tornou também uma síntese de todos os problemas resolvidos no final do texto.

Por último, você o finaliza com a conclusão final, e aqui vai mais um "pulo do gato". Qual você acha que é a nossa conclusão final? A conclusão final é justamente a negativa

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 42 da afirmação tendenciosa (lembra-se da afirmação tendenciosa? na verdade é a negativa da possível consequência relevante). Você vai encaixá-la exatamente no final do seu texto.

Lembra qual era nossa afirmação tendenciosa? Refrescarei sua memória:

“(...) e estas, podem vir a fazer parte do nosso cotidiano.”

Figura 30: Tese da minha redação.

E agora, como terminou nossa redação?

“(...) garantindo o extermínio da chance de uma possível desordem e crise no País.”

Figura 31: Conclusão da minha redação.

Entendeu? Notou como que a partir do simples título nós já definimos, basicamente, toda a nossa redação. E isso aconteceu devido ao fato de saber coletar bem as informações dos textos de apoio, saber compor um título criativo, uma tese bem

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 43 fundamentada, com argumentos válidos e consistentes, se reportando ao passado para a sua melhor explicação e exemplificação, fechando tudo com soluções criativas e a negativa de algo já dito anteriormente (que provamos por meio dos argumentos).

Agora me diga, é ou não é uma receita de bolo prontinha para ser usada?

Você entenderá ainda melhor nos exemplos para propostas de redação de

outros anos:

Tema: O trabalho na construção da dignidade humana (2010).

Título: Fim do trabalho escravo, possível início de um escravo no trabalho.

Afirmação tendenciosa (tese): O trabalho escravo teve fim com a assinatura da lei áurea, no entanto, por meio da utilização de outras formas de prisão, o homem ainda assim pode vir a ser um escravo no trabalho.

Introdução ao desenvolvimento e à conclusão: Ameaças físicas, terror psicológico e grandes distâncias de centros urbanos são fatores que valem a pena serem analisados com maior profundidade, para que sejam tomadas as devidas soluções com o intuito de preservar a condição humana.

1º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: Algumas mulheres, temendo a represália de um marido agressor, evitam registrar a ocorrência. Da mesma maneira, pessoas aceitam se submeterem à condições indevidas de trabalho com medo da represália de seus chefes.

2º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: Como num campo de futebol onde a torcida empurra o time devido ao fator psicológico, mas ao mesmo tempo amedontra o rival, se este não estiver preparado, as pessoas que não possuem

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 44 muitas opções tendem a se deixarem abalar, de modo que a elas não resta alternativa.

3º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: Sabe-se que, durante a Idade Média, camponeses ficavam atrelados aos campos de seus senhores, pois além de não possuírem um lugar para ficarem, as distâncias entre um feudo e outro eram exacerbadas. Com os centros urbanos distantes de seus locais de trabalho, tudo se tornará um entrave e a mudança uma barreira.

Conclusão: Sendo assim, devem-se implementar medidas de proteção governamentais para evitar ameaças físicas. Além de um acompanhamento psicológico adequado para a construção de um caráter firme, mas é claro, com projetos que minimizem a importante influência que a distância causa nas relações humanas, fazendo com que não só o trabalho escravo tenha sido abolido, como também o surgimento de novos escravos no trabalho.

Conclusão

Linkagem para consequência 1: "Da mesma maneira, pessoas aceitam se submeterem à condições indevidas de trabalho com medo da represália de seus chefes."

Linkagem para consequência 2: "As pessoas que não possuem muitas opções tendem a se deixarem abalar, de modo que a elas não resta alternativa."

Linkagem para consequência 3: "Com os centros urbanos distantes de seus locais de trabalho, tudo se tornará um entrave e a mudança uma barreira."

Proposta criativa para solução da 1º consequência: "(...) devem-se implementar medidas de proteção governamentais para evitar ameaças físicas."

Proposta criativa para solução da 2º consequência: "(...) Além de um acompanhamento psicológico adequado para a construção de um caráter firme (...)".

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 45 Proposta criativa para solução da 3º consequência: "(...) mas é claro, com projetos que minimizem a importante influência que a distância causa nas relações humanas (...)".

Citação dos problemas resolvidos + conclusão final: “(...) fazendo com que não só o trabalho escravo tenha sido abolido, como também o surgimento de novos escravos no trabalho”.

Tema: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011). Título: Acesso irrestrito à rede sem restrição.

Afirmação tendenciosa (tese): O direito ao acesso irrestrito à rede já é uma verdade, e este, pode causar um dano ao restringir a privacidade do cidadão.

Introdução ao desenvolvimento e à conclusão: Devem-se analisar fatos e teorias com a finalidade de propor os melhores desdobramentos, respeitando da melhor maneira cada indivíduo.

1º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: As fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann vazaram, causando grande alvoroço na imprensa sobre a pseudoprivacidade da internet. Deste modo, não estamos isentos de que nossas mais íntimas informações sejam acessadas por outras pessoas más intencionadas.

2º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: Da mesma maneira, centenas de milhares de pessoas compartilham informações completamente sem critérios no Facebook dia após dia. Deve-se atentar para este fato, pois esta rede social pode se tornar um enorme telefone sem fio.

3º introdução do desenvolvimento e linkagem ao acontecimento: As relações sociais estão cada vez mais superficiais, de modo que nos esquecemos do "mundo físico" para vivermos no "mundo virtual". Isto não só é prejudicial enquanto como seres humanos, que precisam se relacionar, como também do ponto de vista da privacidade, tornando

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 46 públicas informações que só um grupo seleto de pessoas deveria saber.

Conclusão: Portanto, deve-se criar um órgão competente e mais atuante no que diz respeito à quebra de privacidade do usuário sem a sua devida autorização. No que diz respeito ao compartilhamento de informações, os internautas devem ser criteriosos, educarem a si e aos outros sobre as possíveis consequências de informações passadas erroneamente, além da implementação de programas sociais e culturais que deem mais ênfase ao relacionamento "cara a cara", evitando que o direito ao acesso irrestrito, se torne irrestrito em demasia.

Conclusão

Linkagem para consequência 1: "Deste modo, não estamos isentos de que nossas mais íntimas informações sejam acessadas por outras pessoas más intencionadas."

Linkagem para consequência 2: "Deve-se atentar para este fato, pois esta rede social pode se tornar um enorme telefone sem fio."

Linkagem para consequência 3: "Isto não só é prejudicial enquanto como seres humanos, que precisam se relacionar, como também do ponto de vista da privacidade, tornando públicas informações que só um grupo seleto de pessoas deveria saber."

Proposta criativa para solução da 1º consequência: "(...) deve-se criar um órgão competente e mais atuante no que diz respeito à quebra de privacidade do usuário sem a sua devida autorização”.

Proposta criativa para solução da 2º consequência: "No que diz respeito ao compartilhamento de informações, os internautas devem ser criteriosos, educarem a si e aos outros sobre as possíveis consequências de informações passadas erroneamente (...)".

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 47 Proposta criativa para solução da 3º consequência: "(...) além da implementação de programas sociais e culturais que deem mais ênfase ao relacionamento "cara a cara” (...)".

Citação dos problemas resolvidos + conclusão final: "(...) evitando que o direito ao acesso irrestrito, se torne irrestrito em demasia”.

Dica importante: Para construir a sua conclusão final utilize "além de" para conectar a última proposta criativa à penúltima e "evitando então", "evitando", "indo contra", etc., para dar acabamento à redação, mostrando a sua conclusão final, que é apenas uma negativa da afirmação tendenciosa (possível consequência relevante).

Espero que tenha gostado dessa receita de bolo, agora é só fazê-la e degustar sem moderação! 

Lucas Martins • Segredos da Redação Nota Mil 48

No documento Redação (páginas 40-48)

Documentos relacionados