• Nenhum resultado encontrado

3. Caminho Metodológico

3.5 Passo-a-passo da pesquisa: o percurso metodológico

O presente estudo está divido em quatro etapas distintas, porém complementares. A primeira constituiu-se na identificação das fontes de dados consideradas por esta pesquisa, a saber: os resumos das teses de doutorado e das dissertações de mestrado publicadas por programas de pós-graduação ou entidades científicas de ensino superiores do país indexados no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cujo idioma principal seja o português, na área de Educação, no recorte temporal de 2001 até 2011.

A escolha por esta determinada fonte de pesquisa deve-se ao fato de ser uma entidade de avaliação e fomento da pesquisa científica do ensino superior no Brasil, zelando pela originalidade, contribuições teóricas e inovadoras na produção acadêmica, ou seja, é o órgão responsável pela busca incansável do padrão de excelência dos programas de pós-graduação no país.

Além disso, nele estão indexadas ou agregadas produções acadêmicas oriundas de todo território nacional e das mais diversas áreas de conhecimento, o que possibilita um diálogo interdisciplinar e interinstitucional da temática em questão. Além disso, vale salientar que a escolha por teses e dissertações e não por outro tipo de suporte textual se deve ao fato de muitas dessas produções serem constituídas por relatórios de investigações científicas originais ou acuradas revisões bibliográficas, conforme postula Gil (2008).

Quanto ao período temporal que será utilizado para catalogação das produções, este foi definido a partir da tentativa de examinar o trajeto das pesquisas nacionais mais recentes sobre Consciência Fonológica na Educação Infantil no Brasil nos primeiros dez anos do século XXI.

Nesta perspectiva, é interessante ressaltar também, a significativa relevância que a busca on-line tem representado para a pesquisa acadêmica na atualidade. Fatores como comodidade, contenção de custos e velocidade na divulgação dos estudos são apenas alguns pontos que poderíamos aqui sinalizar como positivos.

Não ser mais necessário o deslocamento para outras instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa para se ter acesso ao material a ser analisado, redução de despesas tanto com o deslocamento, quanto com a publicação e edição de material impresso, tem feito da disponibilidade eletrônica de estudos, um meio facilitador de acesso irrestrito e de baixo custo para a pesquisa acadêmica. Assim como, a agilidade na divulgação dos estudos que contribui para a socialização mais rápida do saber produzido, uma vez que, num periódico impresso, por exemplo, a demora com a formatação ideal dos artigos, os custos com a impressão e edição dos mesmos, leva meses, e, em alguns casos, anos para que a revista chegue às mãos da comunidade científica.

No que concerne ao mapeamento dos resumos, este ocorreu da seguinte forma: Primeiramente acessamos a página do Banco de Teses da Capes disponível em:

http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/, em seguida, utilizamos os descritores

escolhemos marcar a opção “TODAS AS PALAVRAS”, ao invés de “EXPRESSÃO EXATA”, na tentativa de abarcar o maior número de produções possíveis. Depois passamos para o preenchimento da opção “ESCOLHA UM NÍVEL PARA A PESQUISA”, que no primeiro momento foi selecionada a alternativa “DOUTORADO”, e por último, o preenchimento da opção “ESCOLHA UM ANO BASE PARA A PESQUISA”, que periodicamente foi sendo selecionado desde o ano de 2001 até o ano de 2011. Finalizado o mapeamento dos resumos das teses, utilizamos o mesmo procedimento para a catalogação dos resumos das dissertações, mudando apenas o item “ESCOLHA UM NÍVEL PARA A PESQUISA”, que ao invés de “DOUTORADO”, foi selecionada a opção “MESTRADO”.

Foram encontrados 197 resumos referentes à temática da Consciência Fonológica. Destes, 52 eram provenientes de teses de doutorado, correspondendo a 26,3% das produções e 145 eram oriundos de dissertações de mestrado, representando 73,6% do total de resumos (ver apêndice 01).

Após este mapeamento, todos os resumos foram lidos rigorosamente na tentativa de identificar quais deles tratavam da temática da Consciência Fonológica na Educação Infantil. Para tanto, observamos no título, no corpo do resumo ou nas palavras-chave a presença dos seguintes descritores: creche, pré-escola, educação infantil, 0 a 6 anos, criança, infância. Vale ressaltar, que a permanência do descritor 0 a 6 anos, foi mantida por conta do recorte temporal considerado por esta pesquisa, que abarca estudos antes da promulgação da lei do Ensino Fundamental de 9 anos de 6 de fevereiro de 2006.

Deste mapeamento apenas 52 produções, 26% do total, abordam a temática Consciência Fonológica na Educação Infantil. Sendo 10 resumos de Teses de Doutorado, representando 5% do total, e 42 resumos de Dissertações de Mestrado, representando 21% do total de achados (ver apêndice 02).

No que diz respeito aos resumos “excluídos”, ou seja, que não se constituem como objeto de estudo desta pesquisa, estes correspondem a mais de 70% do total de resumos encontrados. No universo de 197 produções, 145 (74%) não tratam da Consciência Fonológica na Educação Infantil, mas discutem sobre esta habilidade metalinguística ou no Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio ou nas classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em números, as produções estão divididas da seguinte maneira: 42 resumos de teses de doutorado, o que corresponde a 21% do total e 103 resumos são procedentes das dissertações de mestrado, representando assim, 52% do total de achados. (ver apêndice 03).

Após a seleção do material a ser analisado, o que se configura como a terceira etapa desta pesquisa, será realizada uma leitura mais criteriosa e analítica dos resumos que compõe o universo deste estudo que considerará os seguintes critérios: data de publicação, autoria e filiação institucional, objeto do estudo, enfoque metodológico de cada trabalho e os resultados alcançados por estes.

Os resumos serão analisados a luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977, p. 42), que consiste em:

Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.

Neste sentido, a presente pesquisa visa oferecer, do ponto de vista quantitativo, elementos para a compreensão do processo de constituição da temática consciência fonológica na Educação Infantil no Brasil na primeira década do século XXI, por meio do mapeamento das pesquisas, teses e dissertações, que abordam a temática em questão. Sendo assim, analisaremos os dados a seguir.