• Nenhum resultado encontrado

Pastas Compartilhadas

No documento International Syst S/A (páginas 138-140)

17.2 Serviços

17.2.2 Pastas Compartilhadas

A tela mostrada na figura a seguir, que se abre ao clicar-se no link Pastas compartilhadas, permite a criação, remoção ou alteração de pastas compartilhadas, além de exibir uma tabela com a lista atual de pastas compartilhadas. Você pode modificar ou remover as pastas compartilhadas existentes, para isso basta clicar no link Modificar... ou Remover... na linha da pasta a qual se deseja modificar.

Para criar uma pasta compartilhada, basta clicar no link indicado e será exibida a tela mostrada na figura a seguir.

Você deve especificar o nome da pasta compartilhada e fazer uma breve descrição. Além disso, você deverá especificar o grupo que compartilhará a pasta, as permissões de acesso (leitura e escrita) do usuário através de compartilhamento de arquivo, o tipo de acesso público através da web e se a opção de executar scripts de CGI no diretorio cgi-bin estará habilitada ou desabilitada. No campo “Acesso público através da web” você deverá optar por um dos seguintes tipos: “nenhum”; “rede local (senha não exigida)”; “rede local (senha exigida)”; “Toda a Internet (senha não exigida)”; “Toda a Internet (senha exigida)”; “Toda a Internet (senha exigida apenas para fora da rede local)”.

Pastas Compartilhadas é um mecanismo simples e poderoso para criar instâncias de compartilhamento de informação. O administrador da rede pode definir várias características para cada nova Intranet ou Extranet que ele criar.

O administrador pode controlar o acesso a uma pasta compartilhada dando permissão por grupo de usuários. Você poderá dar acesso a qualquer um dos grupos previamente criados na seção de grupos do Gerenciador do Servidor. Além disso, duas opções sempre aparecerão: “administrador” (significando que você pode dar acesso para o administrador) e “todos” (significando que pode dar acesso para todos os usuários, estejam eles na rede local ou na Internet).

O administrador pode ainda controlar quem poderá salvar um arquivo ou modificar o conteúdo das Pastas Compartilhadas (acesso de escrita) e quem poderá ver o conteúdo das Pastas Compartilhadas (acesso de leitura). O administrador pode especificar se o grupo todo poderá escrever ou se somente o administrador sozinho terá o poder de salvar arquivos. De maneira similar, o administrador pode controlar se somente os membros do grupo podem ler o conteúdo da Pastas Compartilhadas ou se o conteúdo pode ser acessado por todos.

O administrador pode também especificar se uma senha será necessária para acessar uma pasta compartilhada pela Internet e qual será essa senha.

Nota:

Se você escolher “senha requerida”, será pedido aos usuários que conectarem-se a Pastas Compartilhadas via FTP ou HTTP que entrem com a senha e os nomes específicos para aquelas Pastas Compartilhadas. O nome do usuário será sempre o nome das Pastas Compartilhadas e a senha será a que o administrador determinar e não a senha do usuário (Senha definida no link

Usuários e grupos - Contas de Usuários) . Note que como as contas de usuários, contas de Pastas Compartilhadas serão criadas trancadas. Se uma senha é necessária, usuários não poderão acessar as Pastas Compartilhadas até que o administrador ajuste a senha.

Nota:

Quando você cria uma Pasta Compartilhada, o nome pode ter até 12 caracteres e pode conter apenas letras minúsculas, números, pontos e “_”. O nome da Pasta Compartilhada deve começar com uma letra minúscula. Por exemplo, vendas, syst e cliente3.prj8 são nomes válidos, enquanto 3compras, Jose Silva e Parceiros-Vendas não são. Finalmente, uma Pasta Compartilhada não pode usar o mesmo nome de um grupo ou usuário. Ele deve ser único e note que há dois nomes especiais primary e public que estão em uso no sistema e não podem ser usados para o nome de uma Pasta Compartilhada.

17.2.2.1 Diretórios de pastas compartilhadas

Cada Pasta Compartilhada tem três diretórios – html, files e cgi-bin. Cada um destes diretórios está rapidamente descrito a seguir:

cgi-bin: esse diretório é separado para conter “scripts CGI” usados para as páginas web da Pasta Compartilhada. Scripts CGI são ferramentas usadas na criação avançada de websites e não serão discutidos aqui.

files: esse diretório guarda arquivos que podem ser acessados somente localmente ou publicamente. Ele pode ser usado para armazenar arquivos da empresa disponibilizados para download, para um servidor de compartilhamento de arquivos ou para compartilhamento de documentos com um cliente específico. Quando alguém conecta-se a uma Pasta Compartilhada usando FTP, ele vê os arquivos nesse diretório.

html: quando uma Pasta Compartilhada é acessada usando um navegador (via http), o usuário entra no diretório html e o navegador abre automaticamente o arquivo índice (geralmente index.html ou index.htm) daquela Pasta Compartilhada. Em outras palavras, ele mostrará a página web associada com essa Pasta Compartilhada. Isso significa que você pode ter páginas web diferentes associadas a diferentes Pastas Compartilhadas. Isso pode ser muito poderoso e útil, como será mostrado nos próximos exemplos.

Em geral você pode considerar o diretório html como o lugar para se colocar todos os arquivos, imagens e documentos que você quer que estejam acessíveis via web. O diretório files é para todos os arquivos que você quer que as pessoas acessem via FTP ou compartilhamento de arquivos convencional. Note que você pode ter quantos subdiretórios quiser dentro do diretório html ou files, mas você não pode criar diretórios adicionais no diretório principal da Pasta Compartilhada.

Nota:

Se uma pasta compartilhada é ajustada para não ter acesso público via web ou FTP anônimo, os usuários conectados via compartilhamento de arquivos Windows ou Macintosh, verão apenas o conteúdo do diretório files. Entretanto, se os ajustes das Pastas Compartilhadas são alterados para permitir acesso público via web ou FTP anônimo, os usuários verão o diretório principal da pasta compartilhada com os três subdiretórios: files, html e cgi-bin. Os itens que eles costumavam ver, serão agora encontrados no diretório files.

No documento International Syst S/A (páginas 138-140)

Documentos relacionados