• Nenhum resultado encontrado

Tânia Rodrigues Página 123 À EX.ma COMISSÃO DE ÉTICA

CENTRO HOSPITALAR DE S. JOÃO – EPE

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

Aplicação de um plano de intervenção de enfermagem de reabilitação a mulheres submetidas a mastectomia.

Tânia Marisa Pinto Rodrigues

Sob a orientação da Professora Doutora Bárbara Gomes– ESEP Porto, Dezembro de 2011

ENQUADRAMENTO

O presente estudo surge no âmbito da dissertação de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem do Porto, em que a problemática se prende com a perceção da mulher submetida a mastectomia sobre cuidados de enfermagem de reabilitação após um programa de intervenção.

O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser frequente e, muitas vezes, associado a uma imagem de gravidade, mas essencialmente porque atinge e agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. Em Portugal, surgem aproximadamente 4.500 novos casos de cancro da mama e todos os anos mata aproximadamente 1500 mulheres. É o cancro com maior taxa de incidência em Portugal. (Portal de Oncologia Português, 2011)

A deteção precoce e avanços no tratamento do cancro da mama tem resultado em um aumento do número de sobreviventes. ( LEE, et al 2010)

A forma mais usada de tratamento cirúrgico para câncer de mama é a mastectomia radical modificada, com ou sem dissecção de nódulos linfáticos axilares.

A cirurgia frequentemente gera comorbidades que causam grande temor entre as mulheres, provocando alterações psicológicas que afetam a perceção da

Tânia Rodrigues Página 124 sexualidade e a imagem pessoal, além dos desconfortos e debilidades físicas (NOGUEIRA et al, 2005, cit por JAMMAL, et al , 2008)

As complicações pós-operatórias mais comuns são a redução de amplitude de movimento do ombro, fraqueza muscular nas extremidades superiores, linfedema , dor e dormência .(SILVA,et al,2008; CHAN,et al, 2010; SWISHER,AK, 2011,)

Para estas complicações os tratamentos de terapia física são a alternativa mais comum seguida pelos pacientes, demonstrando-se que é uma ferramenta altamente eficaz sobretudo nas 1ª fases de recuperação ( BOISAN, LEAL, LOPEZ,2011)

CINAR, et al, (2008) refere que os clínicos, devem recomendar ao paciente consultas de Medicina Física e Especialidade em Reabilitação, no pós - operatório, devendo ser acompanhados de perto.

Para SILVA et al 2008, o programa de reabilitação pós-operatório, oferece informação, exercícios guiados, mobilização do braço, higiene da ferida operatória e formação de cicatriz, direitos sociais , aspetos emocionais , que têm maior impacto na qualidade de vida da mulher depois de dissecção de gânglios linfáticos axilares. Os exercícios de reabilitação são essenciais para minimizar as complicações pós-operatórias, facilitando as atividades de vida diária e aumentando a qualidade de vida da mulher. A escolha do tema, Aplicação de um plano de intervenção de enfermagem de

reabilitação a mulheres submetidas a mastectomia, tem como finalidade compreender

as repercussões, de um programa de intervenção de enfermagem de reabilitação, a mulheres mastectomizadas..

De acordo com a finalidade apresentada, perspetivamos a seguinte questão norteadora para o estudo:

Qual a perceção da mulher submetida a mastectomia sobre cuidados de enfermagem de reabilitação após um plano de intervenção? Que conhecimentos tem a mulher sobre: cuidados a ter após a mastectomia (estratégias de redução de risco de desenvolver linfedema e limitações físicas)?

ASPECTOS RELATIVOS AO DESENHO DO ESTUDO

Em função da natureza das questões enunciadas, desenhamos um estudo de carácter descritivo-exploratório. Descritivo porque visa obter mais informações, quer seja sobre as características de uma população, quer seja sobre fenómenos em que existam poucos trabalhos de investigação. A maior parte dos estudos descritivos limitam-se a caracterizar o fenómeno pelo qual alguém se interessa. (FORTIN ,1999: 161)

Tânia Rodrigues Página 125 Exploratório, atendendo a que, foram encontradas poucas referências bibliográficas sobre o tema em estudo, nomeadamente em Portugal ligados à Enfermagem de reabilitação

Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativo por ser centrado no todo da experiência humana, no sentido atribuído pelos indivíduos que vivenciam essa experiência, permitindo uma compreensão mais alargada e um aprofundamento dos comportamentos profundos; assumem uma perspetiva holística integrativa; tendem a utilizar processos de recolha de informação, de interpretação e de elaboração teórica, indutivos e interativos (CHAMBERLAIN, et al. 1997, cit. por RIBEIRO 2010)

População e amostra: A partir de uma população alvo constituída por todas as mulheres sujeitas a tratamento por cancro da mama, procedemos à delimitação de um grupo específico de mulheres que obedeciam a particularidades por nós estabelecidas, tais como: contexto institucional (Centro Hospitalar ); mulheres com idade adulta e com capacidade de decisão autónoma; o tipo de tratamento efetuado (mastectomia total com disseção de nódulos linfáticos axilares); encaminhadas para consulta de Medicina Física e de Reabilitação e por último sem anterior limitação osteoarticular .

Método de colheita de dados: Pretendemos um método que nos permita alguma flexibilidade, pelo que utilizaremos a entrevista semi-estruturada a ser aplicada antes e após o plano de intervenção conforme anexo.

Método de análise de dados: Os dados recolhidos com recurso a gravação serão transcritos e sujeitos a análise de conteúdo.

Contexto da realização do estudo: Consulta de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar , no período de Janeiro a Maio de 2012.

Aspectos éticos: Na realização deste estudo serão respeitados aspetos éticos determinados pelos códigos de ética, tais como: o direito à autodeterminação, o direito à intimidade, o direito ao anonimato e à confidencialidade, o direito à proteção contra o desconforto e o prejuízo e, por fim, o direito a um tratamento justo e leal. Segue em anexo o consentimento que será pedido às mulheres que aceitem participar no estudo. Implicações para a prática: Os resultados deste estudo serão colocados ao dispor da instituição, poderão ser incorporados em projetos futuros relacionados com as repercussões de um plano de intervenção de enfermagem de reabilitação, a mulheres mastectomizadas.

Contactos: Tânia Marisa Pinto Rodrigues Tlm:914017442; e-mail: tmarisaprodrigues@gmail.com

Tânia Rodrigues Página 126

Documentos relacionados