• Nenhum resultado encontrado

Pedra Branca promove neste fim de semana evento de diversão em família

Espetáculo teatral, oficinas e recreação infantil serão algumas das atrações do evento que acontece sábado e domingo

Oficina de pipas e olaria, contação de histórias sobre a cultura açoriana e apresentação do Grupo Cultural Roda Viva, com o espetáculo Tambôbrincá, serão algumas das atrações deste fim de semana (20 e 21 de outubro) no showroom da Cidade Pedra Branca, em Palhoça.

Completando a animação para todas as idades, haverá ainda cama elástica, recreação infantil, piscina de bolinhas e barracas de algodão doce e crepe.

O evento “Diversão para a Família Toda” terá entrada franca e será realizado no sábado e domingo, das 14h às 19h. Além de ter um fim de semana animado em família, quem visitar o showroom da Pedra Branca poderá conhecer a proposta do empreendimento, que será o primeiro bairro sustentável da América Latina.

Serviço:

O que: Diversão para a Família Toda

Quando: Sábado e domingo – 20 e 21 de outubro Horário: Das 14h às 19h

Quanto: Grátis

Veículo: Site Fofoki Data: 18/10/2012

Link: http://www.fofoki.com/noticias/unisulvirtual-realiza-evento-educacao-aberta

UnisulVirtual realiza evento sobre Educação Aberta

O Simpósio OCWC de Educação Aberta acontecerá no dia 30/10 e reunirá pesquisadores de diversas partes do mundo

A UnisulVirtual, em parceria com o OpenCourseWare Consortium (OCWC), realiza no mês de outubro o primeiro simpósio OCWC de Educação Aberta. O evento, que ocorre no dia 30 de outubro, vai reunir pessoas que trabalham com educação aberta em várias partes do mundo.

Educação aberta é um conceito relativamente novo. Significa a liberdade no acesso às informações e conteúdos educacionais, como plataformas, recursos e ferramentas. A ideia é criar ambientes em que a vontade de aprender seja satisfeita, criando

oportunidades economicamente viáveis em cada região do mundo.

Irão participar do Simpósio representante de vários continentes. Catherine Ngugi, da África do Sul, abordará os desafios de implantar recursos abertos em países em desenvolvimento. O espanhol Ignasi Labastida falará sobre as licenças Creative Commons e seus quadros jurídicos em âmbito internacional. Dois exemplos de peso, um de país emergente e outro de país em crise, mas ambos com interesses em comum, compartilhar abertamente o conhecimento gerado. O evento também contará com a holandesa Anka Mulder, presidente do OCWC, com os norte-americanos Larry Cooperman, Mary Lee e Mary Lou Forward e com a brasileira Andreia Inamorato dos Santos, todos especialistas em recursos educacionais abertos.

Para o Assessor de Relações Internacionais da UnisulVirtual, e membro da diretoria do OpenCourseWare Consortium , Murilo Matos Mendonça, o simpósio é uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos. Para as universidades que não atuam com educação aberta é uma chance de conhecer e participar. Para quem já está na área é a chance de se encontrar e debater sobre o assunto..

As inscrições são limitadas e já estão abertas no site do Simpósio . Esta será a primeira vez que a diretoria do OCWC se reúne em um país da América Latina. Murilo também é o primeiro latino americano a fazer parte da diretoria. Motivos não faltam para que os olhos da entidade se voltem para o Brasil. Somos (o Brasil) um dos primeiros países em desenvolvimento de recursos educacionais abertos. Atuamos em várias frentes, tanto em desenvolvimento dentro das universidade como em criação de políticas públicas,

ressalta Murilo.

A temática do evento é ampla e visa discutir os rumos do conhecimento diante da era digital e diante da necessidade de promover o acesso à educação através de Recursos Educacionais Abertos. O evento acontece na Unisul Unidade Dib Mussi, no centro de Florianópolis.

Veículo: Site Guia do Formando Data: 19/10/2012

Link: http://guiadoformandosc.com.br/informando.php?cod=971

Florianópolis recebe presidente do OpenCourseWare Consortium

Anka Mulder, presidente do OpenCourseWare Consortium, participará do Simpósio OCWC de Educação Aberta, que acontece dia 30/10

O 1º Simpósio Internacional sobre Educação Aberta, promovido pela UnisulVirtual em parceria com o OpenCourseWare Consortium, contará com a presença da holandesa Anka Mulder, presidente do Consórcio. Anka foi eleita, pela revista Fast Company, a 19ª pessoa mais criativa do mundo em 2012.

No Simpósio, ela irá tratar sobre o papel das universidades da era da Internet. Em junho deste ano, o periódico publicou uma entrevista realizada entre ela e Michael

Karnjanaprakorn, criador do SkillShare, criação que transforma os alunos em

professores, permitindo que cadastrem-se para dar uma aula sobre qualquer habilidade. Na publicação, Anka abordou temas pertinentes também ao Simpósio, como o uso da Internet nos cursos superiores e o papel das instituições em “guiar” os estudantes. “Se você tem um programa educacional 100% online, isso exige muita autodisciplina. No OpenCourseWare, conversamos sobre como é realmente difícil para um aprendiz definir como ele deseja adquirir competência em um assunto. Mas aquele assunto passa a ser mais interessante se elaborarmos um percurso de aprendizado organizado a ser seguido. É difícil para os aprendizes encontrar seus próprios “pedacinhos fragmentados” de informações na Internet.”, ressaltou Anka.

Além de guiar os alunos nos caminhos do aprendizado online, as instituições também precisam definir o que os estudantes irão fazer com a informação que encontram compartilhada pela Internet. “O próximo passo será focar em como tornar a educação online mais do que apenas ter autodisciplina e encontrar informações. O que o aprendiz pode fazer com a informação que encontra? Temos que nos certificar de que o nosso foco está na comunicação.” afirmou.

No próximo dia 30 de outubro, Florianópolis sediará o Simpósio durante o qual acontecerá o encontro de pesquisadores de Recursos Educacionais Abertos (REA). O OpenCourseWare Consortium reúne instituições de ensino superior de todo o mundo. A UnisulVirtual é parceira do Consórcio e conta com o Assessor de Relações

Internacionais, Murilo Matos Mendonça, como membro da diretoria do OCWC. Mais informações e inscrições no site do Simpósio

Veículo: Site Guia do Formando Data: 18/10/2012

Link: http://guiadoformandosc.com.br/informando.php?cod=967

Documentos relacionados