• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES GERAIS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS 2.1 Introdução

2.5 Penetração no Mercado

Historicamente, no setor de transporte a mudança do tipo de propulsão dos veículos teve grandes obstáculos que incluem limitações no alcance, segurança, e durabilidade das baterias. A complexidade nas áreas de mercados de energia, eletrificação do transporte e a avaliação da infraestrutura têm gerado grandes desafios sobre a estruturação de modelos de mercado para que a entrada destas tecnologias seja integrada corretamente no setor elétrico.

Entre as diferentes preocupações, diferentes modelos criativos estão se desenvolvendo pelos diferentes laboratórios e fabricantes do mundo para superar os desafios em relação ao custo da tecnologia e à gestão da rede com uma distribuição diferente das

funções, responsabilidades e relações através das indústrias, criando novas oportunidades para os operadores tradicionais e os novos participantes no mercado.

Uma grande variedade de fabricantes atualmente já têm desenvolvido diferentes tipos de VEs observando um futuro potencial de mercado nos diferentes países do mundo. Este tipo de tecnologia no setor de transporte é visto como um passo chave para a descarbonizacão do setor e a redução da dependência dos combustíveis fosseis. Países como EUA, Japão e Espanha têm estabelecido objetivos ambiciosos para a futura adoção dos VEs com o objetivo de apoiar os esforços dos diferentes laboratórios de pesquisa e políticas internacionais na luta contra as mudanças climáticas.

O HEV é aceito atualmente como um excelente tipo de VE com diferentes propósitos práticos. Pesquisas feitas por especialistas em negócios e informação de energia (Specialists in Business Information Energy, SBI Energy) mostram que 99% das vendas mundiais de todos os tipos de VEs foram do tipo HEV em 2009. Os EUA e Japão têm sido os países com maiores possibilidades de adotar este tipo de tecnologia, pois desde 2004 estes dois países representam mais do que 84% do total de vendas de VEs no mundo. Hoje em dia existem diferentes possibilidades para diferentes países da América e Europa, pois a evolução da economia junto com os sistemas elétricos que têm a capacidade de receber este tipo de tecnologia têm aumentado bastante no mundo. Atualmente espera-se o início da entrada do VE tipo PHEV e BEV com uma porcentagem baixa. Portanto o combustível continuará desempenhando um papel importante no mercado do setor de transporte por vários anos.

Pesquisas afirmam que as vendas realizadas da geração de PHEVs são devidas à confiança das empresas conhecidas pelo consumidor, (empresas com grande atuação no mercado como Toyota e Honda). Portanto espera-se um aumento de 20% nas vendas dos PHEV para 2015.30

Tornam-se então as vendas e a entrada dos VEs no mercado processos de evolução em função das especificações, preferências e, principalmente, economia que oferecem os VEs. Porém cada país tem características de economia e evolução no mercado elétrico em diferentes proporções, e cada um tem caraterísticas atrativas para o mercado como, por exemplo, o tipo de infraestrutura, o número de habitantes e o nível de penetração de energias renováveis, entre outros.

Os VEs são uma tecnologia promissora para reduzir fortemente o impacto ambiental do setor de transporte. Porém, é ainda uma tecnologia não provada, pois existem questões importantes a serem estudadas como a tecnologia da bateria, a capacidade de energia em relação aos tipos de VEs, a taxa de carregamento em kW, a durabilidade, a disponibilidade no

mercado, a segurança e o impacto ambiental dos materiais das baterias. É importante então conhecer o nível de penetração no mercado dos tipos de VE e suas implicações, já que seu impacto vai ser visualizado em diferentes aspectos, como são os setores energéticos, econômicos, ambientais, etc.

Os investimentos em pesquisa sobre a penetração da tecnologia de VEs no mercado têm sido bastante grandes. Na Tabela 5, apresentam-se alguns dos valores mais significativos de investimentos, por parte de diferentes países em Europa, parte da Ásia e EUA, das tecnologias mais significativas de VEs.

Na Figura 16, observa-se o nível de investimentos total na EU (Europa), EUA e o resto de Ásia, para a tecnologia VE.

Estimativas feitas recentemente indicam que nos próximos três anos, até 2015, mais de cinco milhões de VEs poderiam entrar no mercado mundial, a maioria deles na Europa. A partir de 2016, espera-se o aumento dos VEs em 1,7 milhões e, em 2020, espera-se que o total de VEs seja até 7,2 milhões.

Figura 16 — Investimentos totais em tecnologia EV por regiões

Tabela 5 — Investimentos em tecnologia de VE

País Custo (mil€) Ano de Início do Investimento Fonte

Bélgica 2,0 Atualmente Ministro do Transporte Dinamarca 100,0 2009 (Empresa de Energia ) DONG

e Better Place França

400,0 2008 Governo Francês 1494,0 2009 AESC (com Japão) 1500,0 2010 Governo Francês Alemanha

360,0 2008 Governo Alemão 500,0 2009 Governo Alemão

2000,0 2010 Daimler(Companhia Fabricante de Veículos) 385,0 2011 SB LiMotive (Fabrica de Baterias de Lítio-íon) com Koreia do Sul Suécia 1,5 Atualmente Governo Sueco

UK 440,4 Comprometido Governo Britânico

Países Baixos 65 2010 Amsterdam (Instituições de Pesquisa) EU 1000,0 2009 European Green Cars initiative

EUA 3,275,6 2009 DOE

Japão

1025,3 2010 DOE

144,0 2008 Lithium Energy Japão

769,0 2009 Sony

351 2010 Toshiba

Coreia do Sul 846,0 2009 LG Chem

China 1,357,0 2009 China

Fonte: IEEE Power Engineering Society31

Na Figura 17, apresenta-se a proporção da quantidade de VEs no mundo. A maioria com um investimento de 5,1 milhões de dólares, ou 71% do total de VEs estarão na Europa; enquanto que nos EUA há um milhão de VEs ou 14% do total de VEs, e 1,4 milhões, ou 15% do total de VEs serão produzidos no resto do mundo, Ásia, extremo oriente, de Israel, Japão, Coreia do Sul, entre outros.30,31

Figura 17 — Futuros VEs em milhões

CAPITULO 3

CARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS