• Nenhum resultado encontrado

4. Apresentação e discussão dos resultados

4.3 DIMENSÃO QUALIDADE DO ENSINO

4.3.10 Percepção geral de qualidade

Na proposta de educação a distância, o IFNMG procura ofertar cursos de qualidade à população de sua área de abrangência, obedecendo ainda a pressupostos legais, conforme o Decreto nº 5.622/2005, que, entre outras providências, estabelece a política de garantia de qualidade da modalidade de educação à distância, quanto ao credenciamento institucional, supervisão, acompanhamento e avaliação (IFNMG, 2013, p. 94).

Em seu Relatório de Gestão 2015, o IFNMG enfatizou os esforços institucionais no sentido de garantir uma educação de qualidade, reconhecendo que além do aumento do número de matrículas da educação profissional tecnológica, é imprescindível articular tais matrículas com a elevação da escolaridade e a qualidade do ensino. Para isto, reitera o papel da EAD neste esforço de ampliação. Na percepção dos entrevistados, no entanto, existem aspectos a serem considerados que possam, na prática, permitir o cumprimento destes pressupostos estabelecidos nas diretrizes institucionais e registrados nos relatórios de gestão.

O Entrevistado 1 afirmou ser difícil definir a qualidade por seu caráter subjetivo e indicou a necessidade de construir um documento que sirva de referencial para os cursos da Rede E-Tec, a partir de discussões com o Ministério da Educação e com as demais instituições participantes da rede. Mesmo assim, o referido entrevistado percebe que os cursos a distância ofertados pelo IFNMG são de excelente qualidade e que, apesar das dificuldades encontradas, o IFNMG está sempre em busca do aprimoramento de seus cursos, sejam eles presenciais ou a distância. Os demais gestores entrevistados também afirmaram que os cursos a distância são cursos de qualidade. Segundo o Entrevistado 6,

[...] é indiscutível a qualidade, é só você olhar pelo nível de nosso material didático, dos professores que atuam, nossos tutores presenciais, tutores a distância, tanto nosso professor de videoaula ou nosso professor que dá aulas práticas nas localidades (ENTREVISTADO 6, 2016).

Os Entrevistados 2 e 4 ressaltaram que existem falhas na infraestrutura dos polos, na qualidade da internet e na adaptação dos alunos ao modelo de cursos. Contudo, no geral, os cursos conseguem oferecer um ensino de qualidade. O Entrevistado 3 afirmou que eventuais falhas são normais, inclusive no ensino presencial. Por se tratar de um modelo de cursos novo, entende-se que este formato ainda está em constante aprimoramento. Os professores foram unânimes ao considerarem que o modelo de cursos a distância do IFNMG proporciona um ensino de qualidade. Um destes professores afirmou que, apesar de ser difícil avaliar o contexto geral, pois sua percepção mais aprofundada se limita à disciplina que leciona, acredita que os cursos são de qualidade. Outro professor afirmou que existem aspectos a melhorar, como por exemplo, a estrutura dos polos. Apesar disso, os cursos são de qualidade. Já outro professor, ao ser questionado sobre este quesito na entrevista, afirmou

Sem dúvida. Pelo Instituto Federal sim, pelos cursos que eu já tive contato, são cursos de muito boa qualidade, na sua grande maioria; nos que eu trabalhei, pelo nível dos professores, pelo material, pelo conjunto, acredito que cursos são bons, igual eu falei antes. Antigamente, os cursos a distância você tirava um diploma de EAD no mercado de trabalho o pessoal às vezes tinha até um certo preconceito, eram cursos feitos pelo Instituto Universal Brasileiro, sem desmerecer, eram telecursos. Com o advento da internet e com essa interação estudante, professor, tutor em tempo real você tem condições plenas de ofertar o curso de qualidade, com as ofertas dos Institutos Federais, que já é uma referência de ofertante de cursos com qualidade, acredito que os cursos são muito bem avaliados (ENTREVISTADO 9, 2016).

Em relação aos alunos, percebe-se, entretanto, uma avaliação mais próxima do critério de excelência, conforme demostra o gráfico 32.

Gráfico 32 - Percepção geral dos alunos sobre a qualidade dos cursos as distância

Fonte: dados da pesquisa (2016).

4,36 4,57 0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 5,00 Expectativas Satisfação Ranking Médio

Na visão dos alunos, os cursos atendem a suas expectativas (RM de 4,36) e estão satisfeitos com a decisão de realizar os cursos a distância do IFNMG (RM de 4,57). Considerando o indicador “percepção geral de qualidade”, a média aritmética dos Rankings Médios apontou um valor de 4,47, o que indica uma forte concordância em relação à qualidade dos cursos. Os tutores, quando também questionados sobre a percepção de qualidade dos cursos, apresentaram o grau de concordância de 4,11, baseado no Ranking Médio do indicador.

Mediante a comparação entre a média aritmética dos Rankings Médios de todos os indicadores de qualidade com os Rankings Médios do indicador “percepção geral de qualidade”, foi possível identificar pontos de semelhança na percepção de alunos e tutores, conforme o gráfico 33.

Gráfico 33 - Comparativo da percepção de qualidade – alunos x tutores

Fonte: dados da pesquisa (2016).

Percebe-se uma pequena variação no grau de concordância entre alunos (4,47) e tutores (4,11) em relação à percepção geral de qualidade dos cursos, que não chega a comprometer o entendimento sobre o valor deste quesito. Da mesma forma, a média aritmética do RMs dos indicadores de qualidade (4,34 dos alunos e 4,10 dos tutores) segue o mesmo padrão de concordância, ratificando a mesma percepção para ambos os grupos de entrevistados.

4,34 4,10 4,47 4,11 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 Alunos Tutores Ranking Médio da dimensão Indicador - Percepção Geral de Qualidade

Segundo Ishida, Stefano e Andrade (2013) é de extrema importância para a instituição que o requisito da qualidade seja amplamente percebido pelos alunos e, em relação aos tutores, esta qualidade percebida também poderá ser revertida em maior comprometimento.

Em suma, a percepção geral de qualidade de todos os entrevistados apresenta um nível de concordância similar e próximo de um referencial bem positivo. Mesmo diante das ressalvas apresentadas em aspectos pontuais pelos participantes da pesquisa, pode-se inferir que o pressuposto de qualidade da oferta pelo IFNMG expresso formalmente em seus referenciais pode ser comprovado na prática dos profissionais envolvidos com a execução e na percepção dos alunos.

Documentos relacionados