• Nenhum resultado encontrado

Percurso metodológico

No documento DEPARTA AMENTO DE MÚSICA (páginas 81-85)

CAPÍTULO 3 METODOLOGIA

3.3 Percurso metodológico

A pesquisa-ação se difere de outros tipos de pesquisa, e relação às etapas da pesquisa e das técnicas de coleta e análise de dados utilizadas, porque, além da flexibilidade, existe uma dinâmica onde a “ação dos pesquisadores e dos grupos interessados, ocorre nos mais diversos momentos da pesquisa” (GIL, 2002, p. 143). Esse fato torna difícil a condução de um planejamento definido com base em fases ordenadas temporalmente. Por isso é apresentada uma relação de ações “que, embora não ordenados no tempo, podem ser considerados como etapas da pesquisa-ação” (GIL, 2002, p. 143).

Apesar da especificidade da pesquisa-ação em prever um planejamento prévio, para atender o objetivo da pesquisa, que é planejar e implementar o MOOC LOMT, foi estabelecido um delineamento que serviu de guia para as diversas etapas da pesquisa.

O termo delineamento pode ser utilizado para expressar a ideia de modelo, sinopse e plano. O delineamento se refere ao planejamento da pesquisa envolvendo tanto a “diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados” (GIL, 2002, p. 43), ou seja, o ambiente em que são coletados os dados e as ações que são realizadas.

A partir do escopo da pesquisa, contemplando as técnicos de coleta e análise dos dados, é possível classificar as pesquisas segundo o seu delineamento. Conforme Gil (2002) o elemento mais importante para a identificação de um delineamento é o procedimento adotado para a coleta de dados.

Uma vez definidas as técnicas para a coleta e análise de dados (observação participante, questionário e a extração de dados textuais extraídos do sistema de postagem), o percurso metodológico foi estruturado para atender algumas fases da pesquisa. Prodanov e Freitas (2013, p. 73) definem 3 fases básicas: decisória, construtiva e redacional. A seguir são apresentadas as fases da pesquisa definidas por Prodanov e Freitas, porém, com uma adaptação: a inclusão de mais uma fase – a Fase de Execução (adaptação do autor). A inclusão de mais uma fase se fez necessária para expor o objeto da pesquisa-ação – a prática de educação online aplicada no MOOC LOMT:

a) Fase Decisória:

 Escolha do tema: O modelo C(L)A(S)P na educação musical online;

 Definição e delimitação do problema de pesquisa: como utilizar o modelo C(L)A(S)P como norteador da proposta pedagógica de cursos de música online?  Elaboração das questões norteadoras:

 Como as tecnologias digitais utilizadas no MOOC LOMT se relacionam com as atividades de composição, literatura, apreciação, técnica e execução, do modelo C(L)A(S)P?

 Quais são as barreiras para implementar um MOOC de música tendo suas atividades baseadas no modelo C(L)A(S)P?

 Definição do objetivo principal:

 Planejar e implementar o MOOC LOMT.  Definição dos objetivos específicos:

 Analisar como as tecnologias digitais se relacionam com as atividades do modelo C(L)A(S)P no MOOC LOMT;

 Avaliar o uso do MOOC LOMT e dos softwares online no ensino de música, baseado na abordagem integrada de atividades do modelo C(L)A(S)P.

b) Fase Construtiva:

 Construção de um Plano de Pesquisa;

 Realização da pesquisa bibliográfica, da revisão de literatura e da identificação do referencial teórico;

 Delimitação do lócus de investigação: o MOOC LOMT; c) Fase de Execução:

 Execução da pesquisa-ação;

 Coleta de dados: observação participante, questionários e a extração de dados dos sistemas de postagens;

 Tabulação e apresentação dos dados; d) Fase Redacional:

 Interpretação e análise dos dados e das informações obtidas nas fases anteriores.  Organização das ideias de forma sistematizada visando à elaboração do relatório

final (Dissertação);

 Produção da dissertação conforme definições e formatações da ABNT44 .

O plano de pesquisa, citado na fase construtiva da pesquisa, foi elaborado tendo como objetivo planejar e implementar o MOOC LOMT. Segue detalhamento do plano de pesquisa:

 Pesquisa bibliográfica para contextualizar os MOOCs nas pesquisas da área de educação musical, conceituar os MOOCs e identificar os tipos de MOOCs;

 Mapeamento dos MOOCs voltados para a educação musical;  Identificação do referencial teórico: o modelo C(L)A(S)P;

 Pesquisa bibliográfica para contextualizar o modelo C(L)A(S)P com experiências de educação online; investigar as pesquisas nacionais desenvolvidas com base no modelo C(L)A(S)P; conceituar o modelo;

 Pesquisa bibliográfica para investigar a evolução das tecnologias musicais e a internet como ambiente de aprendizagem;

 Sondagem e análise dos LMS alternativos ao Moodle;

 Definição do LMS que será utilizado para criar e hospedar o MOOC LOMT:

OpenLearning;

 Análise do Plano Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB e da ementa da disciplina LMT;

 Seleção da amostra: os alunos da disciplina Laboratório de Música e Tecnologia (LMT), do curso de Licenciatura em Mùsica da UnB, na modalidade à distância, do 2º semestre de 2017.

 Definição do lócus de pesquisa: o MOOC LOMT;

 MOOC LOMT: planejamento das aulas, definição dos temas e objetivos;

 Associação dos objetivos musicais do curso com o modelo C(L)A(S)P e os recursos e tecnologias musicais utilizadas nas atividades online;

 Publicação do MOOC LOMT;

 Acompanhamento das atividades e do progresso dos alunos no MOOC LOMT;  Elaborar um roteiro para a observação participante;

 Coleta de dados: observação participante;

 Coleta de dados: elaboração e aplicação do questionário;

 Coleta de dados: extração do dados textuais extraídos do sistema de postagens;  Apresentação e análise dos dados;

 Interpretação e análise dos dados;

Desde o início desse estudo foram utilizados diversos recurso tecnológicos para redigir a dissertação, realizar as pesquisas na internet, preparar as aulas, editar os módulos, avaliar os alunos, aplicar as atividades online, etc. Esses recursos são listados no ANEXO III - Recursos tecnológicos utilizados no decorrer da pesquisa.

Seguindo o Plano de Pesquisa, na próxima seção será apresentado o MOOC LOMT, o seu surgimento, a justificativa pela escolha da plataforma utilizada para desenvolver e hospedar o curso online, o planejamento das aulas e a escolha dos recursos utilizados em cada módulo do MOOC LOMT.

No documento DEPARTA AMENTO DE MÚSICA (páginas 81-85)

Documentos relacionados