• Nenhum resultado encontrado

Foi utilizado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, para fundamentar o que posteriormente será discutido sobre o mesmo. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2008, p.44)

[...] é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Embasado em Gil (2008), fundamenta-se o porquê de se usar, neste momento da pesquisa, o Projeto Pedagógico do LIUTFPR. Neste documento está presente tudo que é medular dentro do curso e a sua proposta de trabalho para com os professores e acadêmicos.

Após o estudo do PPC, foram realizadas entrevistas com 03 professores atuantes do curso, visto que estes professores estão desde sua implantação, o que auxiliou, posteriormente, o questionamento sobre discurso/teoria e prática/processo ensino-aprendizagem. O professor que participou da entrevista (chamado de Prof. 01), possui Licenciatura em Ciências Biológicas, começou a trabalhar na UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, antes mesmo de começar o curso, participando assim de sua construção. Está desde 2012 na IES e o professor possui de 12 a 15 aulas por semestre no curso. O professor chamado de Prof. 02, possui Licenciatura em Ciências Biológicas, começou a trabalhar no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Biológicas da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa em 2015. Já trabalhou com diversas disciplinas dentro do curso, porém neste momento está trabalhando com três disciplinas. Já o Prof. 03, possui Licenciatura em Pedagogia, está a quatro anos trabalhando na UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. O professor trabalha atualmente com 06 disciplinas dentro do curso.

Estas entrevistas aconteceram na UTFPR - Câmpus de Ponta Grossa e o questionário utilizado na entrevista foi enviado para os professores anteriormente para que pudessem tomar conhecimento de tudo aquilo que lhes seria questionado. Ainda assim, existe uma “questão aberta” a qual lhes permitiu discorrer sobre o que considerarem relevante. Faz-se importante aqui salientar, que as entrevistas aconteceram de forma individual, para que posteriormente se pudesse fazer um trabalho de transcrição de como cada um vê o curso que atua. Existe um questionamento dentro do campo científico sobre a diferença entre questionário e entrevista. Para este trabalho os pesquisadores usaram Marconi e Lakatos (2000), pois para as autoras existe uma diferenciação. Entrevista, é o “encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de um determinado assunto” (MARCONI e LAKATOS, 2000, p. 94). Já o Questionário, é um “instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem ser respondidas por escrito” (MARCONI e LAKATOS, 2000, p.100). Gil (2008, p. 114-115) afirma que

[...] por questionário entende-se um conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado. Entrevista, por sua vez, pode ser entendida como a técnica que envolve duas pessoas numa mesma situação ‘face a face’ e em que uma delas formula questões e a outra responde.

Diante disso, infere-se a diferença entre cada uma delas, enquanto a entrevista se faz por meio de um encontro, o questionário é um instrumento de coleta que deve ser respondido por escrito, ou seja, pode ser enviado por e-mail e não requer a presença, o encontro do pesquisador com o pesquisado. Segue síntese descritiva sobre as entrevistas realizadas nesta etapa da pesquisa: sujeitos entrevistados, local das entrevistas, formato das entrevistas e caracterização ética da pesquisa.

3.1.1 Sujeitos da Entrevista

Os sujeitos para a pesquisa foram escolhidos pensando em professores que atuam no LIUTFPR e que já possuem mais de dois anos dentro do curso, isso porque para poder debater com eles sobre questões interdisciplinares e posteriormente confrontar isso com o curso em questão, faz-se importante que

sejam professores que já fazem parte do dia a dia do curso e que conhecem a dinâmica que este possui. A formação dos professores não foi importante para as entrevistas, senão que o fundamental mesmo foi ouvi-los sobre as questões pertinentes que posteriormente seriam confrontadas com o PPC e com o questionário apresentado aos acadêmicos.

O primeiro professor que participou da entrevista (chamado de Prof. 01), possui Licenciatura em Ciências Biológicas, começou a trabalhar na UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, antes mesmo de começar o curso, participando assim de sua construção. Está desde 2012 na IES e o professor possui de 12 a 15 aulas por semestre no curso. O professor chamado de Prof. 02, possui Licenciatura em Ciências Biológicas, começou a trabalhar no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Biológicas da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa em 2015. Já trabalhou com diversas disciplinas dentro do curso, porém neste momento está trabalhando com três disciplinas. Já o Prof. 03, Licenciatura em Pedagogia, está a quatro anos trabalhando na UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. O professor trabalha atualmente com 06 disciplinas dentro do curso. 3.1.2 Local das Entrevistas

As entrevistas aconteceram na UTFPR - Câmpus de Ponta Grossa e o questionário utilizado na entrevista foi enviado para os professores anteriormente para que pudessem tomar conhecimento de tudo aquilo que lhes foi questionado. O contato antes mesmo da entrevista foi de suma importância porque serviu para que o pesquisador e os professores pudessem também por meio de e-mails questionarem-se sobre alguns pontos antes mesmo da entrevista, proporcionando assim maior desenvoltura na entrevista.

3.1.3 Formato das Entrevistas

As entrevistas foram feitas em um dia e horário marcados dentro da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa para que acontecesse a preparação de todos os envolvidos. A mesma aconteceu em dias diferentes com cada professor, mantendo assim a individualidade e a visão pessoal que cada um possui dos

temas apresentados. A entrevista estava composta por dez perguntas, sendo que dentro de cada uma delas possuía sub temas para que pudesse ficar bem claro o questionado. Ainda assim, existe uma “questão aberta” a qual lhes permite apresentar algo que lhes parece relevante. Faz-se importante aqui salientar, que as entrevistas aconteceram de forma individual, para que posteriormente se pudesse fazer um trabalho de transcrição de como cada um vê o curso que atua.

3.1.4 Caracterização Ética da Pesquisa

Realizamos esporadicamente transcrições do que foi relatado pelos professores, sendo estes citados como Prof.01, Prof. 02 e Prof. 03, isto para manter a sigilo dos participantes, visto que todos assinaram o TCLE (Termo de Compromisso Livre e Esclarecido) para a pesquisa. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com parecer favorável sob o número 1.941.380 com data de 23 de fevereiro de 2017.

3.2 O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DA

Documentos relacionados