• Nenhum resultado encontrado

Perfil de Cambissolo Háplico na TR1: sequência de horizontes A,

III PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Foto 6: Perfil de Cambissolo Háplico na TR1: sequência de horizontes A,

ABi, Bi e C-2. Neste perfil já não se observa o horizonte (com bandas)

Foto: S h eila Furq ui m Foto: R osely P acheco Dias Ferrei ra

Foto 7: Perfil de Cambissolo Háplico na TR6: sequência de horizontes A, ABi, Bi, C-2 e C-3.

Sentido Vertente Acima Sentido Vertente Acima

Hor. A Hor. ABi Hor. Bi Hor. C-2 Hor. A Hor. ABi Hor. Bi Hor. C-2 Hor. C-3

moderado, AB, C-2 e C-3 e principalmente da sucessão do primeiro e dos 2 últimos horizontes. Possui espessura próxima a 60 cm.

Este solo seria classificado como Solo Litólico na antiga classificação exposta por CAMARGO et al. (1987). Destaca-se que, conforme EMBRAPA (1999), o termo Neossolo (ordem) significa solo sem horizonte B diagnóstico e, Litólico (subordem), indica pequena espessura e presença de horizonte A sobreposto diretamente sobre a rocha ou alterita. Como não foram realizadas análises de laboratório em amostras específicas desta classe de solo, não foi possível classificá-la conforme outros níveis categóricos.

2.2 - Caracterização macromorfológica

2.2.1 - Descrição macromorfológica dos horizontes

A seguir, serão apresentados os dados macromorfológicos mais relevantes, obtidos pelas descrições dos solos nos trabalhos de campo. Neste item serão expostas as seguintes características para cada horizonte identificado: geometria em relação a forma do transecto, espessura, cor, textura, estrutura, porosidade, atividade biológica, presença de volumes de alterita e transições vertical para o horizonte subjacente e lateral para o horizonte contíguo situado vertente abaixo. Variações laterais (ao longo do transecto) ou verticais (em profundidade) de uma ou mais características dentro de cada horizonte são apontadas sempre que existentes. A descrição completa de cada tradagem (P) e trincheira (Tr) consta no Anexo 2. Cabe lembrar que a leitura da descrição apresentada a seguir deve ser acompanhada pelas Figuras 15 e 16.

• Horizonte A (moderado): está presente nas 4 classes de solo do transecto. Possui geometria concordante à morfologia do transecto.

Este horizonte apresenta as seguintes variações de espessura e cor ao longo do transecto:

- No Neossolo Quartzarênico e nos Argissolos Amarelo e Acinzentado (P26 a P11), a espessura torna-se gradativamente menor, variando de 15 a 50 cm. Neste trecho domina o matiz 10YR e a cor bruna.

IV – Resultados

66

- Em grande parte do Cambissolo Háplico e no Neossolo Litólico (Tr7 a P15), a espessura é de 6 a 30 cm, portanto menor do que no trecho descrito acima. Há também o predomínio do matiz 10YR, mas com cores acinzentadas, tais como: bruno-acinzentada, bruno-acinzentada-escura e cinza-escura.

Não ocorrem importantes variações laterais e verticais em qualquer outra característica macromorfológica deste horizonte. Desta forma, possui textura arenosa, estrutura granular e porosidade tubular comum a abundante, com diâmetros menores que 1 mm até 1 cm. Em todo o horizonte há raízes fasciculadas em abundância e muitas partículas ou volumes milimétricos a centimétricos de areia lavada.

Nos segmentos inferiores (a, b e c) ocorrem volumes de alterita milimétricos a centimétricos, esbranquiçados, raros e esparsos.

As transições verticais para os horizontes subjacentes AE, ABi e C-2 são principalmente claras e onduladas. A transição lateral da cor bruna para a cor acinzentada ocorre de forma gradual, havendo cores intermediárias nas amostras das tradagens e trincheiras localizadas no trecho da mudança.

• Horizonte AE com bandas: está presente em toda a extensão do Neossolo Quartzarênico e dos Argissolos Amarelo e Acinzentado. Apresenta geometria concordante à morfologia do transecto.

Sua espessura apresenta significativa variação lateral, tornando-se gradativamente menor vertente abaixo: é de 20 a 80 cm no Neossolo Quartzarênico (P26 a Tr2) e de 11 a 50 cm nos Argissolos Amarelo e Acinzentado (Tr2 a P11).

Não ocorrem importantes variações laterais ou verticais em qualquer outra característica macromorfológica no interior deste horizonte. Assim, caracteriza-se pelo matiz 10YR e pela cor bruno-amarelada-escura, sendo esta semelhante, mas um pouco mais clara que a coloração do Horizonte A moderado. Possui textura arenosa, estrutura maciça com subestrutura poliédrica subangular e porosidade tubular abundante, com tamanho entre 0,2 e 3 mm.

Ocorrem raízes fasciculadas e grãos de areia lavada em abundância, mas ambos em menor quantidade do que no Horizonte A.

A transição vertical para o Horizonte E com bandas é abrupta e ondulada. Como pode ser observado nas Figuras 15 e 16, a transição lateral também ocorre para o horizonte E com bandas e é realizada de forma abrupta.

• Horizonte E (eluvial), com bandas: está presente em toda a extensão do Neossolo Quartzarênico e dos Argissolos Amarelo e Acinzentado. Apresenta geometria concordante à morfologia do transecto.

Possui variações laterais de espessura total do horizonte e de freqüência de ocorrência das bandas e interbandas, além de variações verticais de espessura individual e contraste entre estas:

- No Neossolo Quartzarênico (P26 a Tr2) o horizonte, é de maneira geral, mais espesso, apresentando de 70 a 370 cm. As bandas são muito numerosas (12 a 20). Em menores profundidades estas são menos espessas (0,5 a 5 cm), apresentam forte contraste com as interbandas, matiz 7,5YR e cor bruno-forte, sendo esta coloração parecida com a do Horizonte AE, situado verticalmente acima; em maiores profundidades são mais espessas (5 a 10cm), apresentam fraco contraste com as interbandas, matiz 5YR e cor vermelho-amarelada, sendo esta coloração visualmente parecida com a do Horizonte C, situado verticalmente abaixo. As interbandas neste trecho são numerosas (12 a 20), possuem matiz 7,5 YR e coloração bruna em menores profundidades e bruno-forte em maiores profundidades. Ao contrário das bandas, as interbandas são gradativamente menos espessas em profundidade, possuindo variação total de 2 a 13 cm (Foto 4, já apresentada, e Foto 8).

- Nos Argissolos Amarelo e Acinzentado (Tr2 a P11), a espessura total é geralmente menor: 9 a 165 cm. As bandas são pouco numerosas (ocorrem 2 apenas), com espessura entre 2 a 4,5 cm, domínio do matiz 10YR e cor bruno-amarelada. As

interbandas são principalmente de cor bruno-amarelada-clara (Foto 5, já apresentada, e

Foto 9).

Não ocorrem variações laterais e verticais importantes em qualquer outra característica macromorfológica no interior deste horizonte. Assim, as bandas apresentam textura arenosa, mas com fraco acréscimo de argila em relação à interbanda e aos horizontes verticalmente superiores, estrutura poliédrica subangular, porosidade tubular comum milimétrica, em quantidade comum, e presença de raízes fasciculadas,