• Nenhum resultado encontrado

5. CORPO DOCENTE

5.2. PERFIL DOCENTE

A Faculdade Educa Mais tem como política a contratação e reposição de professores com considerável experiência profissional e docente aliada a uma sólida formação acadêmica. Considerando sua missão, visão e o caráter fortemente vocacional de seus currículos, a prioridade em termos de composição do corpo docente é para professores que atuem profissionalmente nas áreas em que lecionam, porém sem desconsiderar a titulação acadêmica. A instituição busca combinar estes indicadores com outros fatores, tais como: pluralidade de origem institucional onde se formaram os docentes e equilíbrio em termos de faixa etária, com participação de jovens que iniciam sua trajetória acadêmica ao longo dos últimos cinco anos e outros docentes bastante experientes.

Há uma efetiva preocupação com a aderência dos professores em relação aos conteúdos ministrados; os docentes são incentivados, durante as reuniões acadêmico-pedagógicas, pelas coordenações dos cursos de graduação e suas respectivas diretorias, à socialização de suas experiências profissionais e acadêmicas com os demais colegas. Essa transferência de conhecimento e análise crítica dos planos de ensino das respectivas disciplinas proporcionam oportunidade impar para atualização dos conteúdos e consequente aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

A Instituição acredita ser fundamental compor seu quadro docente com professores que estejam afinados com a estrutura institucional e com seus objetivos mais legítimos, que acabam por se constituir como identidade da EDUCA + e seu Projeto Pedagógico Institucional. Ou seja, um grupo de docentes que não apenas se identifica com este Projeto

Pedagógico como também contribui de forma vigorosa para seu aperfeiçoamento e gradual eficácia teórica e metodológica.

A referência a essa aderência do perfil docente em face da concepção do Projeto Pedagógico é relevante na medida em que o Projeto Pedagógico é socialmente construído e um de seus atores principais é exatamente o grupo de professores que o realiza cotidianamente, a partir de suas próprias perspectivas sobre a educação. São as competências e habilidades do corpo docente que, afinal, tornam concreto o que é apenas intenção. Projetos Pedagógicos e currículos deixam de ser abstrações apenas quando se materializam em forma de práticas e resultados alcançados.

Em decorrência de sua missão, e em relação ao corpo docente, a EDUCA + pretende atender aos requisitos legais em relação à titulação dos professores, ou mesmo ultrapassá-los na medida da conveniência e possibilidade.

O planejamento acadêmico-pedagógico da área contempla como essencial nos processos para seleção e contratação de docentes uma avaliação de perfil psicológico-profissional por meio de uma prova situacional, teste de personalidade, dinâmica específica e entrevista individual. Agregue-se a essas medidas uma apresentação pessoal com a simulação de uma aula, a partir de tema escolhido em comum acordo com o docente.

5.2.1. Titulação do Corpo Docente

Dos 20 (vinte) docentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, 65%

deles possui titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu,

mestrado; 10% em doutorado; e, 25% correspondem aos demais professores que são especialistas. Segue a lista com a titulação máxima de cada professor.

Nome Titulação

Prof. Paulo Cesar Pereira Mestre

Prof. Carlos Eduardo Rocha dos Santos Doutor

Profa. Roberta Cristina da Silva Especialista

Prof. Jefferson Gonçalves Doutor

Prof. Jose C. Sobral Macieira Mestre

Prof. Mauro Passetti Mestre

Profa. Maristela Regina Morais Mestre

Profa. Odette Sanches Especialista

Profa. Rosemeire N. Gonçalves Coelho Mestre

Prof. Rubens Oshiro Mestre

Prof. Vladimir Romeiro Mestre

Profa. Maria Luiza Ribeiro Mestre

Profa. Marlene do Carmo Campoi Especialista

Prof. Rogerio Sarkis da Costa Mestre

Profa. Tatiana Almendra Dutra Mestre

Prof. Marcello Cacavallo Mestre

Prof. Claudio Ramos Carneiro da Cunha Mestre

Profa. Natalia Aparecida da Silva Especialista

Profa. Regina Molina Especialista

5.2.2. Número de disciplinas por Docentes

No curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da EDUCA +, as disciplinas são distribuídas entre os docentes em concordância com os parâmetros que estipulam o número máximo de disciplina por docente no semestre, por turma, levando-se em consideração a aderência e experiência do professor.

5.2.3. Regime de Trabalho do Corpo Docente

Dos 20 (vinte) docentes que compõem o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, 16 (dezesseis) deles trabalham em regime parcial, o que representa 80% do total dos professores do curso; 3 (três) docentes são no regime horista, o que representa 15 % do total dos professores do curso; e, somente 1 (hum) no regime integral, o que equivale a 5 % .

Abaixo, a lista com o regime de trabalho de cada professor.

Nome Titulação

Prof. Paulo Cesar Pereira Parcial

Prof. Carlos Eduardo Rocha dos Santos Parcial

Prof. Roberta Cristina da Silva Parcial

Prof. Jeferson Gonçalves Horista

Prof. Jose C. Sobral Macieira Horista

Prof. Mauro Passetti Integral

Prof. Maristela Regina Morais Parcial

Prof. Odette Sanches Parcial

Prof. Rosemeire N. Gonçalves Coelho Parcial

Prof. Rubens Oshiro Parcial

Prof. Vladimir Romeiro Parcial

Prof. Djalma Sutto de Carvalho Parcial

Prof. Maria Luiza Ribeiro Parcial

Prof. Marlene do Carmo Campoi Parcial

Prof. Rogerio Sarkis da Costa Parcial

Profa. Tatiana Almendra Dutra Parcial

Prof. Marcello Cacavallo Horista

Prof. Claudio Ramos Carneiro da Cunha Parcial

Profa. Regina Molina Parcial

5.2.4. Experiência Profissional do Corpo Docente

Dos docentes que compõem o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, há um número adequado que têm experiência profissional fora do magistério, e em relevância na área, que somadas se verificam de no mínimo 3 (três) anos. Abaixo, a lista dos docentes com o número de anos de experiência profissional (fora do magistério) de cada um deles:

Nome Experiência fora do

Magistério Prof. Paulo Cesar Pereira

Prof. Carlos Eduardo Rocha dos Santos Prof. Roberta Cristina da Silva

Prof. Jeferson Gonçalves Prof. Jose C. Sobral Macieira Prof. Mauro Passetti

Prof. Maristela Regina Morais Prof. Odette Sanches

rof. Rosemeire N. Gonçalves Coelho Prof. Rubens Oshiro

Prof. Vladimir Romeiro Prof. Djalma Sutto de Carvalho Prof. Maria Luiza Ribeiro Prof. Marlene do Carmo Campoi Prof. Rogerio Sarkis da Costa Prof(a) Tatiana Almendra Dutra Prof. Marcello Cacavallo

Prof(a) Natalia Aparecida da Silva Prof. Claudio Ramos Carneiro da Cunha Profa. Regina Molina

5.2.5. Experiência no Magistério Superior do Corpo Docente

Dos docentes que compõem o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, há o número adequado às exigências expressas no Instrumento de Avaliação em relação à experiência acadêmica na educação superior, que somadas se verificam de no mínimo 3 (três) anos. Abaixo, a lista dos docentes com o número de anos de experiência de magistério superior de cada um deles:

Nome Experiência Magistério

Prof. Paulo Cesar Pereira

Prof. Carlos Eduardo Rocha dos Santos Prof. Roberta Cristina da Silva

Prof. Jeferson Gonçalves Prof. Jose C. Sobral Macieira Prof. Mauro Passetti

Prof. Maristela Regina Morais Prof. Odette Sanches

Prof. Rosemeire N. Gonçalves Coelho Prof. Rubens Oshiro

Prof. Vladimir Romeiro Prof. Djalma Sutto de Carvalho Prof. Maria Luiza Ribeiro Prof. Marlene do Carmo Campoi Prof. Rogerio Sarkis da Costa Prof(a) Tatiana Almendra Dutra Prof. Marcello Cacavallo

Prof(a) Natalia Aparecida da Silva Prof. Claudio Ramos Carneiro da Cunha Profa. Natalia Aparecida da Silva Profa. Regina Molina