• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desta seção é conhecer o perfil dos consultores entrevistados para compreender de que forma funciona o seu trabalho. Os entrevistados são consultores organizacionais que atuam em diversas empresas de suas respectivas áreas. Participaram desta entrevista 10 consultores que fazem parte do quadro docente da instituição UNESC com o objetivo de compreender de que forma a sua consultoria impacta nos resultados das atividades dos colaboradores, e de que forma eles contribuem para o empoderamento nas organizações e a aprendizagem organizacional, objetos de estudo em nossa pesquisa.

a) Formação Profissional

O Quadro 1 tem o objetivo de demonstrar as áreas que os consultores se especializaram para atuar em suas funções.

Quadro 3:Formação Profissional.

Fonte: Dados da pesquisa (2015)

Entrevistado Formação

1 Engenheiro de Produção e Engenheiro Civil;

2 Administrador, especializado em gestão empresarial, gestão de varejo, e fazendo um mestrado em desenvolvimento social econômico;

3 Formado em Ciências Contábeis, Pós em gestão Empresarial e iniciante no mestrado da área Sócio Econômica.

4 Empreendedorismo e Finanças;

5 Especialista em Administração e Planejamento para docentes e mestre em gestão de negócios e formação profissional;

6 Administradora, com especialização em gestão empresarial, e pós graduação em gestão ambiental.

7 Administrador e Filosofo; 8 Não respondeu.

9 Administrador, especialização em produção, logística e finanças;

As habilidades que o consultor tem de possuir para exercer as atividades de consultoria com eficácia são importantes, pois uma delasé a habilidade de conhecimento que representa a área que o consultor é especializado. É com base nesse tipo de conhecimento que o consultor poderá aconselhar ao gestor o que melhor fazer caso ocorra uma situação indesejável. A especialização tende a tornar o consultor um uma pessoa com conhecimento exclusivo sobre determinada área, tornando-o apto a desenvolver a melhor solução para a situação proposta. (BLOCK, 2001).

De acordo com a pesquisa realizada com consultores da área de administração, é possível perceber que todos os consultores possuem bacharelado em Administração de Empresas e cada um possui sua especialização em uma área diferente, porém com foco na área organizacional. As únicas exceções cabem aos CNSR 1 e 10, onde um é engenheiro e o outro é economista, porém suas áreas de atuações, abrangem a área de administração também.

Crocco (2005) afirma que com o passar dos tempos o conhecimento tende a se tornar obsoleto, devido a isso, os consultores demonstraram estar sempre reciclando seus conhecimentos através de cursos, especializações e etc.

Um ponto em comum entre todos os consultores são suas especializações. Os consultores entrevistados possuem pós-graduação em mais de uma área, aumentando sua gama de conhecimento; entre eles, os Consultores 2, 3, 5, 8 e 10 estudam uma disciplina isolada de um mestrado oferecido pela UNESC aos professores.

b) Área de atuação dos consultores;

O próximo Quadro tem o objetivo de apresentar a área de atuação que os consultores desempenham suas atividades.

Quadro 4: Área de atuação do Consultor

Consultor Área de Atuação

1 Professor, empresário na área da agricultura e agropecuária e como consultor atua na

área de logística e projetos.

2 Consultor e Professor na área de produção e custos.

3 Professor de Ensino Superior e a Consultoria

4 Professor, Consultor e assessor na área de plano de negócios e finanças.

5 Professora no Ensino Superior, e consultora especializada em turismo e hotelaria.

6 Atua na área de gestão de qualidade, na área de gestão ambiental e na área de boas

praticas de fabricação.

7 Professor do ensino superior e consultor especificamente na área de produção e

Continua.

Fonte: Dados da pesquisa (2015)

O quadro 2apresentou diversas áreas de atuação dos consultores. Desde o setor de plano de negócios e financeiro até o chão de fábrica na área de produção.

Pelo estudo ter sido executado dentro do campus da UNESC com os consultores da área da administração, todos são professores do ensino superior e devido esse dado, entre os 10 entrevistados, 2 apenas executam a consultoria como sua atividade principal, pois os demais acabam se dedicando mais ao ensino superior.

Por serem professores, os mesmos não tiveram dificuldades de entender e presenciar as manifestações de aprendizagem organizacional e empoderamento nos grupos envolvidos durante suas consultorias. E isso também acabou facilitando experiências de aprendizagem organizacional em suas atuações. Por isso, foi possível citar nesse estudo, exemplos de empoderamento e aprendizagem organizacional advindos de consultores de diferentes áreas.

c) Atuação de Carreira;

O Quadro a seguir mensura quantos dos 10 consultores possuem a consultoria como atividade principal, e os que possuem como atividade secundária. Quadro 5: Atuação da atividade.

Consultor Atividade Principal ou Secundária?

Caráter de Tempo Determinado ou Assessoria?

1 Secundária. Assessoria

2 Secundária Tempo Determinado

3 Secundária Tempo Determinado

4 Secundária Assessoria

5 Secundária, Tempo Determinado

6 Secundária Tempo Determinado

7 Principal Tempo Determinado

8 Secundária Assessoria

9 Principal Tempo Determinado

10 Secundária Tempo Determinado

Fonte: Dados da pesquisa (2015)

Consultor Área de Atuação

8 Professor do ensino superior e Consultor e assessor na área comercial.

9 Professor do ensino superior e consultor na área de finanças e planejamento

estratégico.

10

Sou professor do ensino superior, presto algumas atividades de consultoria, e faço ainda alguns trabalhos voluntários. A minha consultoria é mais na área de controle. Controle de custos, controle de processos.

O Quadro 3 apresenta duas informações importantes para a pesquisa. A primeira define o montante dos profissionais que tem a consultoria como sua principal renda, e aqueles que trabalham com a consultoria como uma atividade esporádica. Tornou-se importante ressaltar esse item na pesquisa, para se ter o conhecimento de quantas pessoas num grupo define sua renda principal em cima dessa atividade, e quantas utilizam a mesma como uma forma de complementar a renda principal. 80% dos entrevistados trabalham na consultoria empresarial como uma atividade secundária, apenas 20% deles tem a Consultoria como renda principal. Desses profissionais cerca de 70% trabalham a consultoria por tempo determinado, apenas 30% deles trabalham a consultoria com a assessoria ao cliente.

Documentos relacionados