• Nenhum resultado encontrado

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.2 Resultados das entrevistas e observações

6.2.1 Perfil profissional

6.2.1.1 Luana

Luana é formada em Licenciatura em Pedagogia; possui especialização em Metodologia em Ensino Superior; e, em 2013, tornou-se mestre em Educação; tanto a graduação quanto a especialização e o mestrado foram cursados em Universidades Federais. Ela relata possuir experiência profissional na etapa da Pré- escola, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Especial (surdos) e no Ensino Superior, totalizando 38 anos de atuação docente. Ingressou na Universidade A no ano de 1984 e, até o semestre em que realizamos a entrevista, já havia ministrado mais de 80 disciplinas no curso de Pedagogia. No seu relato Luana menciona apenas as disciplinas metodológicas que ensinou nesse curso, a saber: Alfabetização; Língua Portuguesa; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática; Estágio Supervisionado; e Seminário Temático.

6.2.1.1 Pedro

Pedro é formado em Licenciatura em Pedagogia e, também, em Licenciatura em Matemática. Todas as duas formações foram realizadas em Instituições de

Ensino Superior particulares. Além disso, ele possui duas especializações, a saber: Especialização em Gestão Escolar, cursada em uma Instituição de Ensino Superior particular; e Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, cursada em uma Universidade Federal. Em 2013, tornou-se mestre em Educação e Linguagem e, no ano de 2017, adquiriu o título de doutor em Educação. Tanto o mestrado quanto o doutorado foram cursados na mesma Universidade Federal.

De acordo com os relatos de Pedro, o mesmo tem, aproximadamente, 22 anos de atuação docente, englobando o ensino nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Especialização e no Ensino Superior. Ingressou na Universidade A, como professor adjunto, no ano de 2017 e, no semestre em que realizamos a entrevista, já havia ministrado duas disciplinas no curso de Pedagogia, a saber: Ensino de Ciências e Ensino de Matemática.

6.2.1.1 Ana

Ana é formada em Licenciatura em Pedagogia e, durante a sua graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC na área de Matemática. Em 2013, se tornou mestre em Educação Matemática e, na época em que realizamos a entrevista, estava em fase final do doutorado. Tanto a graduação quanto o mestrado foram cursados em uma Universidade Federal.

A professora relata possuir cinco anos de atuação docente, distribuídos da seguinte maneira: no ano de 2013 ingressou na Universidade B, como professora substituta, permanecendo os dois anos do contrato; em seguida, foi professora do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular durante, aproximadamente, dois anos; e no ano de 2017 retornou à Universidade B como professora substituta e, no semestre em que realizamos a entrevista, já havia cumprido um ano do contrato. Nas palavras de Ana:

Eu comecei como substituta aqui em 2013 e fiquei os dois anos do contrato. Aí quando o contrato acabou eu comecei a trabalhar numa escola e eu passei dois anos nessa escola como professora de 5º ano. E aí nesses dois anos na escola, eu fiz de novo o concurso aqui e fui chamada, aí voltei pra cá e saí da escola. Aí eu já tô há um ano aqui também. Dois anos aqui, dois anos na escola e mais um ano aqui.

Ana já lecionou as seguintes disciplinas do curso de Pedagogia: Fundamentos do Ensino da Matemática 1; Fundamentos do Ensino da Matemática 2; Pesquisa e Prática Pedagógica 5; e Recursos Didáticos para o Ensino de Matemática. Atualmente, é professora das disciplinas Fundamentos do Ensino da Matemática 1 e Fundamentos do Ensino da Matemática 2.

6.2.1.1 Maria

Maria é formada em Licenciatura em Pedagogia por uma Universidade Federal; possui especialização em Pedagogia Empresarial, cursada em uma Instituição de Ensino Superior particular; e é mestre em Educação Matemática por uma Universidade Federal.

A docente relata que no ano de 2014 iniciou sua atuação docente como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, até os dias atuais, atua nesse segmento de ensino. No ano de 2015 iniciou sua experiência como docente do Ensino Superior em uma faculdade particular, fazendo parte do corpo docente dessa instituição até os dias de hoje.

Em 2017 ingressou na Universidade B como professora substituta e, no semestre em que realizamos a entrevista, já estava no último ano do contrato. Nas palavras de Maria:

No Ensino Superior eu entrei em 2015 [fala pausadamente], foi [tom de afirmação], e, na Educação Básica, foi um ano antes, se eu não me engano, 2014, por aí. Foi tudo muito pertinho, na verdade. E... no Ensino Superior, aí eu comecei em 2015, numa faculdade particular e tô terminando agora o meu contrato aqui na Federal [faz cara de triste] [...] Aí vem de 2014 pra cá, aí eu venho ensinando. E no Ensino Superior sempre no curso de Pedagogia, que foi de 2015 pra cá.

De acordo com Maria, ela já lecionou as seguintes disciplinas do curso de Pedagogia da Universidade B: Fundamentos do Ensino da Matemática 1; Fundamentos do Ensino da Matemática 2; Pesquisa e Prática Pedagógica 5; e Recursos Didáticos para o Ensino de Matemática. Atualmente, é professora das disciplinas Fundamentos do Ensino da Matemática 1 e Fundamentos do Ensino da Matemática 2. Já na Faculdade particular ministrou as disciplinas Metodologia da

Matemática 1; Metodologia da Matemática 2; Metodologia do Ensino de Ciências; Didática; Sociologia; Dinâmica de Grupo; entre outras.

Os quatro professores entrevistados, portanto, são graduados em Pedagogia e possuem mestrado, sendo que o professor Pedro da Universidade A também possui doutorado. Seus tempos de formação diferem, enquanto os da Universidade A possuem uma média de 30 anos de docência, os da Universidade B possuem em média 4,5 anos. Os aspectos relacionados ao planejamento e realização das aulas desses professores serão apresentados em seguida para cada docente.