• Nenhum resultado encontrado

O perfil de um usuário é uma representação de um conjunto de informações que atende à necessidade deste usuário e que sirva para caracterizá-lo. Geralmente ele contém uma coleção de categorias associadas a um peso que determina o grau de interesse do usuário por um item de uma coleção de objetos.

A partir deste perfil, um Sistema de Recomendação, por exemplo, pode analisar as informações realmente relevantes ao usuário para fazer as melhores sugestões que atendam às necessidades deste usuário.

O perfil do usuário é o conhecimento obtido através de um diálogo que contém explicitas suposições de todos os aspectos do usuário que podem ser relevantes (Kobsa, 1990).

O perfil do usuário é tipicamente a base de conhecimento sobre o usuário ou a base de comportamento deste usuário (Middleton et al, 2001).

Para montagem de um perfil do usuário, os sistemas, que em sua grande maioria são para o Comércio Eletrônico, armazenam seu comportamento em históricos e tentam predizer qual ou quais itens o usuário gostaria de adquirir, tomando sempre por base as avaliações feitas pelos usuários que consumiram/utilizaram/compraram o produto.

A maioria dos Sistemas de Recomendações faz uso da base de comportamento do usuário, onde seus hábitos alimentam e atualizam a base de dados onde modelos de perfis representam o que os usuários acham ou não interessante, ou avaliam os itens através de pesos ou notas variando o grau de interesse em um determinado item19.

3.6.1 – Preferência do Usuário

A necessidade de personalizar o relacionamento com os usuários é cada vez mais crescente nos dias de hoje. Ela é, na verdade, uma forma de volta ao passado, onde o vendedor de um pequeno mercado conhecia cada um de seus clientes e conseguia, de forma bastante eficiente, lembrar-se das preferências de

19

Alguns autores referem-se a Documentos, quando se trata de procedimentos que analisam registros em bases de dados.

cada um para fazer recomendações que aumentavam a lucratividade do negócio e promoviam a fidelização20 (Reategui, 2005).

Nos dias de hoje, onde a informação é o maior bem da humanidade e grandes bancos de dados podem reter uma grande quantidade de informações, podemos então classificar, inferir, e obter conhecimento dos seus hábitos e suas preferências com uso das técnicas de mineração de dados e recomendações.

Preferências Implícitas e Explícitas

Segundo Kobsa (1990), o número de fontes de informações deverá identificar quais conhecimentos sobre o usuário podem ser obtidos e o número de técnicas para adquirir o perfil do usuário através de diálogo.

O perfil do usuário pode ser visto como um conjunto de itens escolhidos ou não pelo usuário. Estes itens descrevem o grau de interesse do usuário por eles. Nos sistemas de recomendação, umas das tarefas é a obtenção das preferências do usuário para montagem de seu perfil. A coleta do perfil de acordo com Eliane Rich (Rich, 1979a) pode ser obtida de duas formas:

Explícita: na forma explícita o perfil é construído diretamente pelo usuário através de uma interface com um formulário de cadastro que deverá ser preenchido no primeiro acesso deste usuário. O usuário deverá fornecer um conjunto de dados inicias para ajuda na montagem de seu perfil, tais como idade, sexo, preferências por determinado gênero de filmes.

Implícita: na forma implícita o sistema infere21 e deduz o perfil do usuário através da sua interação com o sistema. Nesse modelo, cada vez que um usuário julga um documento (item) como relevante ou irrelevante, o sistema utiliza esta informação para atualizar dinamicamente o perfil do usuário. Também pode ser criado com base em um histórico de visualizações deste usuário.

20

Processo ou técnica que visa a manter a clientela cativa à determinada empresa mediante recursos de relações públicas, promoção, etc. (Dicionário Aurélio).

21

A forma Implícita de montagem e atualização do perfil do usuário tem sido muito estudada nos últimos anos e as soluções propostas são diferenciadas com relação à abordagem de filtragem de informações utilizada, assunto que abordaremos no capítulo 5.

No entanto, em nossa proposta, faremos uso das duas formas citadas anteriormente; a Explicita, quando o usuário preenche um formulário informando seu interesse por determinado gênero da programação e a forma Implícita quando ele assiste por um tempo um determinado programa.

Outras formas de obtenção explicita são22:

Perguntar ao usuário para que ele dê uma nota para o item, apresentando-lhe uma escala, como por exemplo, entre 1 e 5 , de 1 a 10.

Perguntar ao usuário para que ele avalie um item, ou uma coleção de itens, em uma escala de ótimo até péssimo.

Apresentar dois itens para que ele escolha qual o melhor dos dois. Pedir para que o usuário crie uma lista dos itens que ele mais

gosta.

22

Outras formas identificadas de obtenção Implícita são: Observar os itens que o usuário procura ou adquire;

Analisar a quantidade de vezes que o item foi pesquisado na base de dados;

Analisar o tempo que o usuário passou em determinada página de Internet ou assistindo a um programa de TV;

Manter um histórico com os principais dados de seu comportamento;

Utilizar técnicas de Mineração de Dados para descobrir regras e comportamentos do usuário;

Utilizar técnicas de Filtragem Colaborativa (será abordado no capítulo 5) para descobrir a similaridade entre os usuários e com isso fazer um cálculo aproximado de uma nota para um determinado item que ele não avaliou, mas alguém com um perfil muito similar ao dele o fez.

Liliana Ardissono em (Ardissono et al, 2003) apresenta mais duas formas de se coletar informações para construção do perfil do usuário:

Estereótipo – onde são coletadas as preferências dos usuários inferidas nas bases de dados que possuam informações gerais dos comportamentos dos usuários, em nosso caso, dos telespectadores de televisão no país ou região.

Dinâmica – onde serão coletadas, inicialmente, estimativas nas preferências do usuário, geradas a partir de análises individuais do comportamento do usuário ao utilizar o sistema. Na realidade, são

informações a priori baseadas no estereótipo da classe a qual pertence o usuário.

3.6.2 – Aquisições dos dados para Construção do Perfil

Algumas informações podem ser úteis na construção do perfil do usuário, Ardissono et al (2003) apresenta os seguintes aspectos que devem ser considerados na construção do perfil do usuário:

Preferências explícitas – Quando o usuário expõe suas preferências por determinado gênero de programa, exemplo: novela, documentários, filmes, etc.

Estimativas nas preferências – Quando é informada a quantidade de programas a que um determinado usuário assistiu por gênero. Informações do perfil demográfico – Tais como idade, sexo,

ocupação, classe social, faixa de renda, etc.

Informações gerais do usuário – Quais os interesses dele por programas de TV, os seus hobbies.

Informações a priori – Com base em uma classe de estereótipos, obter as principais preferências de um telespectador.