• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da pré-viagem

5.1.3 Pergunta 2.2-Avaliação da viagem

No que concerne às atividades que os alunos mais gostaram de realizar na visita, como se constatou na tabela 4, foram: a identificação da fauna e flora; a medição de atitudes; a identificação das estruturas geológicas e a observação das paisagens.

Avaliação da viagem

Aspetos que mais gostou

Identificação fauna e flora

“…gostei de observar as rochas e os vários tipos de plantas.”

“..gostei de identificar plantas e animais nas diversas paragens.”

“...gostei de identificar as plantas.” “…apanhar sapos”

Medição da atitude

“..gostei muito de medir a atitude,

“…gostei de medir a orientação e a direção das rochas.”

Identificação das estruturas geológicas

“…gostei de observar as diáclases” “…observar as rochas.”

, “…gostei de ouvir as explicações das estruturas geológicas”

Observação das

paisagens do local

“…gostei de apreciar a paisagem e passear pelo corredor ecológico”

“ver a paisagem e aprender mais coisas.” , “gostei de apreciar a paisagem”

Tudo “…gostei de tudo.”

…tudo”

Aspetos que menos gostou

Condições meteorológicas “…o calor.”

“…andar muito tempo ao sol.”

Medir atitudes “…não gostei de medir atitudes porque achei difícil,”

“..de medir atitudes.”

Dificuldade na escrita do guião

“…escrever nos guiões sem suporte.”

Nada “…Não houve nada que eu não gostei. Gostei da viagem toda”.

“…de nada.”

Dificuldades

Aplicação de conteúdos “Medir atitude de uma rocha” Nada “…não tive dificuldade em nada.” “…nenhum aspeto.”

“…nada.”

34

Tabela 4: Tabela de análise da pergunta 2.2-Viagem do relatório de avaliação da saída de campo

Aspetos a manter

Organização da saída de campo

“…foi um bom raciocínio de saída e o tipo de transporte.”

“…o planeamento da viagem”,

“…a organização da saída de campo e transporte”,

Postura dos professores e alunos

“…o cuidado dos professores perante os alunos e a responsabilidade.”

“A flexibilidade dos professores, a capacidade de explicação e a boa disposição de todos os intervenientes”

“…o comportamento dos alunos”.

Tudo “…tudo”.

“…deverão manter-se todos os aspetos.”

Aspetos a melhorar

Escolha do dia e previsão do tempo

“..a temperatura no dia da saída

“…escolha do dia conforme a temperatura ”

Postura dos alunos

“…o comportamento de alguns alunos da turma”, “…não deixar os alunos dispersarem”, “”…o interesse nalgumas paragens”,

Tempo despendido nas paragens

“…as paragens serem mais rápidas”

Nada “…não há nada a melhorar.”

“..nada”.

Como é possível verificar no gráfico 3, 6 dos alunos responderam que o que mais gostaram foi a medição de atitudes, 5 alunos responderam a identificação da fauna e flora, 5 alunos não responderam à questão e os restantes responderam que gostaram de observar as paisagens, identificar estruturas geológicas ou que gostaram de tudo durante a visita.

Penso que, os alunos gostaram destas atividades por permitirem um contacto mais direto com a geologia e biologia e porque auxilia a aprendizagem dos conteúdos teóricos de uma forma mais ativa, dinâmica e interessante.

Avaliação da viagem

Gráfico 3: O que os alunos mais gostaram na viagem

35

Gráfico 4: O que os alunos menos gostaram na viagem

Em relação ao que os alunos menos gostaram, como podemos constatar na tabela 4, deram ênfase às condições meteorológicas, à medição de atitudes, à dificuldade na escrita do guião e a terem gostado de tudo.

Como podemos verificar no gráfico 4, 8 dos alunos consideraram que o facto de estarem temperaturas elevadas dificultou o bom funcionamento da visita, 2 alunos responderam não ter gostado de medir atitudes pelo facto de ser um assunto complicado de realizar e assimilar e 1 aluno referiu o aspeto de ter de escrever nos guiões sem suporte o que dificultou o seu preenchimento. Já, 5 alunos referiram que gostaram de tudo ao longo da saída de campo. E, por fim 8 dos alunos não responderam à questão.

No que concerne às dificuldades sentidas, como podemos constatar na tabela 4, os alunos referiram ter dificuldade na aplicação de conteúdos como, por exemplo, medir atitudes e não revelar qualquer tipo de dificuldades. Após análise do gráfico 5 é possível verificar que 6 dos alunos tiveram dificuldades na medição de atitudes, sendo que tinham ouvido falar pela primeira vez na aula anterior (pré-viagem). No entanto, 10 dos alunos identificaram não ter revelado dificuldades ao longo de toda a saída de campo (gráfico 5). E, por fim, 8 alunos (gráfico 5) não responderam à questão.

36

Gráfico 6: Aspetos a serem mantidos numa próxima viagem

Quanto aos aspetos a manter na saída de campo, analisando a tabela 4, podemos averiguar que os alunos identificaram a organização da saída de campo, a postura dos professores e alunos e que não haveria nenhum aspeto a modificar.

Analisando o gráfico 6 é possível constatar que 1 dos alunos referiu ter sido uma boa organização da visita, tendo em conta que considerou que foi uma saída bem planeada e explorada. Outro aspeto identificado por 2 alunos (gráfico 6), foi a ótima postura dos professores e alunos permitindo um bom funcionamento de toda a visita. Referiram o cuidado dos professores perante os alunos, a sua responsabilidade, a sua flexibilidade, a sua capacidade de explicação, a sua simpatia e a sua boa disposição. E, também, a ótima postura e participação dos alunos permitindo que tudo corresse conforme planeado.

No geral, 11 dos alunos, reconheceram que deveriam ser mantidos todos os aspetos numa próxima visita de estudo (gráfico 6). Ou seja, no geral reconheceram ser um bom modelo de aplicação nas visitas de estudo (tipo de transporte, local, etc.).

No que diz respeito aos aspetos que podem ser melhorados, após análise da tabela 4, podemos verificar que os alunos consideram ser: a escolha do dia e previsão do tempo, a postura dos alunos, o tempo despendido nas paragens. No que concerne ao gráfico 7 é possível concluir que 2 dos inquiridos salientaram a previsão do tempo, por se ter apresentado um dia de imenso calor e à melhoria na atitude de alguns elementos da turma, sendo que estavam desinteressados e distraídos. Outro aspeto supracitado foi o tempo despendido para cada paragem, sendo que 1 aluno considerou que deveria ter sido mais curto. Já, 9 alunos referiram que não haveria nada a melhorar. Por fim, 8 dos alunos não responderam à questão solicitada (gráfico 7).

37

Gráfico 7: Aspetos a serem melhorados numa próxima viagem

Documentos relacionados