• Nenhum resultado encontrado

Adicionalmente às permutas por Drag&Drop, o Interactivo (e em algumas funções o Interactivo II) tem outras funções para fazer permutas entre aulas já colocadas. Use estas funções quando o horário precisar de melhorias.

· Proposta de permutas · Várias permutas · Permutas em cadeia

5.1

Proposta de Permutas

Esta função oferece-lhe várias hipóteses de permutas da aula no horário da turma. Para isso, o Untis avalia os horários baseando-se nas ponderações e informa-o se a qualidade do horário irá melhorar ou piorar com a permuta.

Abre esta função através do botão <Proposta de Permutas> no Interactivo.

Estas funções estão descritas no capítulo "Colocar aulas no horário | Permutar aulas".

Em resumo, pode querer colocar uma aula numa hora onde já esteja outra aula. Esta aula será retirada e colocada noutra hora. Aplicam-se à segunda aula as mesmas regras das permutas: ou o programa encaixa a aula num tempo lectivo vazio ou irá retirar outra aula. Esta cadeia de permutas continua até ser encontrado lugar para todas as aulas.

O Untis é muito intuitivo nas funções "Permutas consecutivas" e "Permutas em cadeia“.

A diferença principal entre estes dois tipos de permutas é que as permutas consecutivas podem ser feitas por Drag&Drop e também permitem permutas entre turmas.

5.2

Permutas consecutivas

Faça permutas consecutivas, tanto no Interativo como no Interativo II através do Drag&Drop. É parecido a trabalhar num quadro com pionéses. Coloca uma aula tirando a que lá está, levando-a para outro dia ou tempo lectivo e assim sucessivamente até terminar de colocar as aulas

1. Abra o ficheiro demo.gpn e em seguida o Interactivo e um horário de turmas.

Quer tirar a aula de E F(nº 73) da turma 7A na SE-8 para um local melhor (mais cedo) no horário. 2. Experimente arrastar a aula para outro local do horário, mantendo a tecla CTRL pressionada. Poderá ver que o único tempo lectivo livre é a hora de almoço de Terça-feira ou Sábado ao 5º TL. Nem

44

uma nem outra são boas opções.<br >3. Arraste a aula no interactivo para fora do seu local SE-8 e simultaneamente pressione a tecla <Ctrl>.

O programa apresenta o símbolo onde a aula está impedida de ser colocada por um dos elementos da aula. Por exemplo, se ambos, turma e professor da aula a ser colocada nesse local já estivessem envolvidos noutras aulas (diferentes) duas aulas seriam retiradas e a cadeia interrompida.

4. Largue a aula de EF (ainda com a tecla <Ctrl> pressionada) na QI-5. Este tempo lectivo está ocupado pela aula nº 2 (P6, DES, 7B). Não lhe será perguntado se pretende criar uma colisão.

A aula de EF irá agora ficar neste local e a aula nº 2, a aula que estava nesse local, automaticamente ficará a aula activa. Arraste esta aula para outra posição assinalada com e largue-a, e continue a cadeia ou alternativamente coloque a aula num tempo lectivo ainda livre.

Mantenha a tecla <Ctrl> pressionada, se não as permutas são interrompidas e não conseguirá continuar.

5. Um bom local para esta aula ser colocada sem causar colisões é Sab-1 (como indica o símbolo !1!). Isto completa a cadeia de permutas.

Permuta de aulas 45

A aula de EF foi assim movida de SE-8 sem ter de retirar outra aula.

Tempos lectivos assinalados com o símbolo quando uma aula é arrastada significam que a permuta é possível a essa hora.

O símbolo assinala que a aula pode ser colocada a esta hora sem retirar a outra aula de lá. Quanto mais baixo o valor do símbolo, melhor o tempo lectivo para colocar a aula.

Lembre-se que pode realizar permutas consecutivas através de várias turmas. A única restrição é que o caminho para a continuação da cadeia de permutas seja única. Quando houver mais que uma

possibilidade (por ex. a turma ou o professor já têm lá aula), o programa irá perguntar-lhe como poroceder (criar uma colisão, cancelar, trocar, etc.) e a cadeia tem de ser reiniciada a apartir deste ponto.

5.3

Permutas em cadeia

A função de cadeia de permutas está acessível através bo botão <Permutas> no Interactivo. 1. Abra o ficheiro demo.gpn e depois o interactivo e um horário de turma.

O objectivo deste exercício é permutar a aula (aula 38, P6 da turma 9A) com uma outra do horário. 3. Inicie a cadeia de permutas <Início> no separador "Permutas".

46

A linha da aula apresenta agora vários símbolos números em alguns tempos lectivos semanais. Estes símbolos significam posições de possíveis permutas. Quanto mais baixo o valor melhor a posição. Dois pontos de exclamação atrás do número (por ex. ) signifíca que a permuta com esta aula obrigaria a retirar a aula lá colocada. Um número entre pontos de exclamação (por ex. ) indica que a permuta não causará problemas de modo a que a aula tenha de ser retirada, completando a cadeia de permutas ( ver o seguinte exemplo).

Quer mudar a aula 38 (P6, 9A, EM) de SG-1 para TE-1. Isto significa que a aula 41 (P6, 9A, DES) terá de sair de lá.

4. Coloque o cursor na TE-1 e clique em <Permuta>.

A aula original, a aula 38 foi agora movida para TE-1. A alteração também é visível no horário. A aula 41 com um tempo lectivo retirado passa agora automaticamente a ser a aula activa.

Permuta de aulas 47

Se não estiver satisfeito com os resultados das permutas pode voltar atrás passo a passo ou até mesmo desfazer toda a cadeia.

Pretende agora colocar a aula 41 que estava por colocar no Sab-1. O símbolo indica que a permuta não irá causar a retirada da aula (ou seja a cadeia de permutas ficou completa).

5. Coloque o cursor em Sab-1 e clique em <Permuta>.

A aula 41 (P6, 9A, DES) retirada de TE-1 foi então mudada para Sab-1. A cadeia de permutas ficou assim terminada.

Atenção que esta função de "Permutas em cadeia" apenas funciona com permutas que não resultem na diminuição significativa da qualidade dos horários (baseado nas configurações das ponderações). Isto significa que apenas as possibilidades de permutas identificadas pelo programa na linha de aula podem ser utilizadas para permutar.

Documentos relacionados