• Nenhum resultado encontrado

II. METODOLOGIA

4 Perspectiva de estudo

Este trabalho desenvolvido de acordo com as orientações da investigação qualitativa, não teve como objectivo responder a questões previamente formuladas ou testar hipóteses, mas sim, privilegiar a compreensão dos comportamentos a partir das perspectivas dos sujeitos intervenientes. O trabalho pretendeu ser um estudo descritivo, inserindo-se dentro dos paradigmas do estudo dos processos mediadores, mais propriamente, do estudo do pensamento do professor (Clark e Peterson, 1986), na medida em que se pretendia compreender as percepções dos diferentes actores acerca dos problemas práticos dos professores estagiários.

Advoga-se uma investigação qualitativa que leve a sério as características singulares do pensamento prático o professor, "um pensamento orientado para acção que se gera, desenvolve e transforma em reflexão sobre a prática” (Schön, 1983). Enfatiza-se o estudo dos problemas práticos dos estagiários e a importância de sua análise a partir da perspectiva da tríade: professor estagiário/estudante, professor cooperante /orientador de escola e supervisor/ orientador de ensino superior (McIntyre & Byrd, 1998).

Trata-se, portanto, de um estudo exploratório que visou recolher as percepções dos intervenientes directos no processo de supervisão pedagógica, na situação de estágio/prática pedagógica de professores de Educação Física e Matemática, quanto aos problemas sentidos por estes nas áreas da Intervenção na Escola/Comunidade, da Relação Eu e os Outros intervenientes Investigação/Acção e da Organização e Gestão do Ensino/aprendizagem (Planeamento, Condução de Ensino e Avaliação) e possíveis causas, através das quais se poderá compreender a aquisição e aplicação do seu conhecimento profissional e obter possíveis respostas às questões formuladas e que constituem o objecto deste estudo.

4.1 Contexto de estudo

Para implementação do estudo optou-se por escolher, da região da grande Lisboa, uma Instituição de Ensino Superior Privada e, da região centro, uma Escola Superior de Educação. A instituição privada da região de Lisboa, apesar de ter sido a primeira a autorizar o estudo, foi posteriormente substituída, porque o tempo escasseava e os responsáveis pela supervisão de estágio estavam constantemente a adiar o nosso

35

contacto com as escolas de acolhimento e os professores cooperantes. Assim, e através de um professor de mais uma das Escolas Superiores da região Centro conseguimos implementar o estudo, ainda antes do final do ano lectivo.

A razão da escolha destes locais ficou a dever-se ao facto, de serem Institutos Politécnicos e de formarem professores de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, nas variantes de Educação Física e Matemática. Ao optarmos por estas variantes pretendemos ter uma visão que pudesse representar os problemas de professores estagiários em várias áreas disciplinares: áreas tradicionais, com currículo de cariz académico e intelectual (Ciências e Matemática) e áreas expressivas como são Educação Física.

Na primeira fase deste projecto de investigação e no sentido de se preservar a ética da investigação, após termos decido quais as instituições a estudar, o nosso primeiro contacto foi com os Presidentes dos respectivos Conselhos Executivos através de uma conversa informal. Exposta a nossa intenção em fazer o estudo, explicitados os objectivos, demonstrada a sua relevância e utilidade no futuro, foi-lhes garantida a confidencialidade e solicitada a sua colaboração. Posteriormente foi enviada uma carta de formalização do pedido de autorização (anexo1). O mesmo processo foi feito com os professores cooperantes (orientadores de escola), supervisores (orientadores de ensino superior) e com os professores estagiários (anexo 2 e 3).

4.2 Dos conceitos às componentes

O conceito chave do nosso estudo foi “percepções sobre problemas” ocorridas durante a prática pedagógica, também identificados como “situações problemáticas”, e definidos por muitos autores como situações que ocorram no desempenho de qualquer tarefa docente (ensino/aprendizagem, investigação/acção, intervenção na escola e na comunidade e na relação entre o “Eu e os Outros”), de difícil resolução e que põem à prova a capacidade de intervenção pedagógica do professor (Onofre e Fialho, 1995).

Na Tabela 1 apresentam-se os conceitos, dimensões e componentes referentes ao estudo em causa. Estes elementos extraídos com base na concretização do problema em estudo foram os principais pontos de interesse deste trabalho. Intencionalmente não foram apresentados os indicadores das diferentes componentes, uma vez que estes surgiram e foram definidos após a Análise de Conteúdo Indutiva.

Se os conceitos revelaram as preocupações acerca do estudo em causa, as dimensões foram definidas a partir da análise da literatura e das investigações feitas nesta área.

36

Quadro 1- Conceitos, dimensões e componentes de estudo

Conceitos

Dimensões

Componentes

Identificação Tipologia dos problemas

Importância Nível de importância Razão da importância

Tipicidade Tipicidade dos problemas

Variação Factores de variação Como variaram

Causas Causas atribuídas para ocorrência dos problemas

Consciência Consciência dos estagiários sobre os problemas sentidos

Percepção do

professor cooperante em relação aos problemas

práticos /situações problemáticas sentidos pelos

estagiários

Resolução Factores de resolução Razões da resolução

Identificação Tipologia dos problemas

Importância Nível de importância Razão da importância

Tipicidade Tipicidade dos problemas

Variação Factores de variação Como variaram

Causas Causas atribuídas para ocorrência dos problemas

Consciência Consciência dos orientadores sobre os problemas sentidos

Percepção do

professor estagiário em relação aos problemas

práticos /situações problemáticas

Resolução Factores de resolução Razões da resolução

Identificação Tipologia dos problemas

Importância Nível de importância Razão da importância

Tipicidade Tipicidade dos problemas

Variação Factores de variação Como variaram

Causas Causas atribuídas para ocorrência dos problemas

Consciência Consciência dos estagiários sobre os problemas sentidos

Percepção do

Professor supervisor em relação aos problemas

práticos/situações problemáticas sentidos

pelos estagiários

Resolução Factores de resolução Razões da resolução

As dimensões que constam da Quadro 1, transversais as diferentes áreas de intervenção do estagiário: Escola/Comunidade; Eu e os Outros; Investigação/Acção; Planeamento; Condução de Ensino e Avaliação, serviram de base para identificar as percepções de cada um dos elementos da tríade e de comparação entre as percepções dos professores estagiários, professores cooperantes e supervisores das instituições de superior. Das possíveis dimensões que poderiam servir para analisar os problemas sentidos durante a Prática Pedagógica, estas pareceram-nos ser as mais pertinentes e as

37

que dentro do período de tempo a que estávamos limitados nos parecem exequíveis. (Quivy, 1998).

Documentos relacionados