• Nenhum resultado encontrado

6. Considerações Finais

6.3. Perspectivas futuras de investigação

Num ponto de vista mais prático, e caso surja a oportunidade de implementar esta aplicação em contexto de trabalho a título definitivo, será necessário o melhoramento do protótipo. Os dados recolhidos junto da amostra serão de importância fulcral caso seja feito esse melhoramento; além disso, é preciso relembrar que algumas limitações existentes no protótipo não podem existir numa aplicação final. Assim, de seguida, é feita uma retrospectiva à aplicação para encontrar os pontos negativos do protótipo e que devem ser melhorados para que a Visualização de Informação por parte dos utilizadores seja a mais correcta possível.

Pontos a melhorar no Protótipo

Algo que ficou bastante claro através dos dados recolhidos foi o facto do método de representação das Saídas para os Parceiros não ser o mais apropriado; a maioria dos participantes referiu não gostar do método de visualização e assim sendo é necessário repensar o método usado para apresentar essa informação e escolher outro mais ajustado.

No elemento visual respeitante ao Top Notícias, é necessária uma actualização na maneira como a informação da notícia é apresentada; é necessário apresentar o título da notícia – ponto indispensável para a equipa de redacção. O título pode ser apresentado em substituição do link da notícia, ou pode ser um complemento e aparecer juntamente com o link. É também necessária a implementação de uma hiperligação ao site da notícia em questão; ao carregar no título/link o browser deverá ser aberto com a página da notícia.

Outro ponto essencial passa por criar uma estrutura que permita guardar os dados relativos ao dia anterior, ou mesmo dados da semana. O Broker apenas possibilita o acesso a dados que dizem respeito ao próprio dia, pelo que é preciso encontrar uma solução que permita guardar dados do dia anterior – os dados que não são guardados ou usados são imediatamente perdidos. Só depois é que esses dados podem ser usados para representar a informação do tráfego do dia anterior. O método de interacção com a aplicação, mais concretamente o radio button precisa de ser repensado. Constatou-se que não era muito intuitivo e mesmo o seu posicionamento não era o mais correcto; é necessário equacionar uma possível substituição por outro método de interacção ou apenas o seu reposicionamento.

101

Pontos gerais a melhorar

Algo que necessita de ser implementado num produto final é a forma como os dados são fornecidos à aplicação; neste protótipo foi usada uma pequena amostra de dados mas, num produto final, é necessária a existência de uma estrutura que possibilite a leitura e análise dos dados em tempo real. O portal Sapo e o Broker estão sempre em constante actualização fornecendo um fluxo enorme de dados que têm de ser analisados em tempo real para uma melhor monitorização do portal Sapo.

Embora este projecto de investigação tenha uma finalidade muito específica – criar uma metáfora visual que permita a monitorização de um portal noticioso – este projecto não se aplica necessariamente apenas às notícias: pode abranger outras áreas comerciais tais como o marketing, publicidade, entre outros.

Aquando da recolha de dados, averiguou-se que muitos dos participantes preferem olhar para o plasma e ver apenas os dados referentes ao Top Notícias; a leitura desse Top tem de ser executada rapidamente pelo que muita informação no mesmo ecrã confunde os participantes. Além disso, este protótipo requer interacção o que não é possível caso a informação esteja disponível num ecrã que é consultado por toda a equipa de redacção. Uma possibilidade para a implementação deste protótipo seria ele funcionar como um complemento informativo: cada editor podia aceder à aplicação através do seu computador caso desejasse consultar alguma informação em particular (por exemplo, ver qual o top de notícias na área desporto). Outro modo para implementar o protótipo seria através de ecrãs touch screen; com diversos ecrãs espalhados pela área de redacção ou até mesmo pelo edifício todo da Sapo, qualquer pessoa podia aceder à informação disponibilizada pela aplicação em qualquer parte da redacção/edifício.

De um ponto de vista mais geral, este projecto de investigação esteve bastante dependente daquilo que o editor-chefe definiu na primeira reunião; contudo, e como já foi referido anteriormente, pensa-se que com novas reuniões com mais membros da equipa de redacção de notícias Sapo, se obteria novos dados para saber aquilo que mais falta faz à equipa. Desse modo podia-se modificar/alterar algo na aplicação para ir de encontro ao que a equipa quer. Crê-se que com um novo estudo com mais participantes, tanto antes como depois da elaboração da aplicação, se obteria resultados diferentes daqueles observados neste estudo.

De referir que na primeira reunião com o editor-chefe na qual se definiram os objectivos principais aos quais o protótipo procurou dar resposta, houve alguns objectivos que ficaram como objectivos secundários:

• A implementação de uma ferramenta que possibilitasse a procura de conteúdo/notícias que não estiveram no top

• A aplicação deveria permitir analisar os dados dos utilizadores para saber se é reincidente – desta forma é possível analisar o que determinado grupo de utilizadores quer ver. Visto que o tempo disponível para a realização da investigação era escasso, estes objectivos foram definidos como objectivos secundários a ser cumpridos caso houvesse possibilidade. Como

102

tal não foi possível, estes pontos são considerados como pontos importantes em investigações futuras na mesma área.

Em jeito de conclusão, pode-se afirmar que a Visualização de Informação é uma área que está em crescimento e na qual se deve apostar. A quantidade de interacções e de troca de informações que existe hoje em dia, principalmente no mundo jornalístico, leva ao surgimento de uma quantidade enorme de dados que depois não são usados. Recorrendo à Visualização de Informação é mais fácil analisar e perceber esses dados mais rapidamente, além de que é possível usar dados que antes não eram usados para obter mais informação.

A Visualização de Informação permite olhar de outro modo para um conjunto de dados, possibilitando o surgimento de novos conhecimentos que levam à sabedoria.

103

Documentos relacionados