• Nenhum resultado encontrado

50

51

PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

O curso de pedagogia me propôs várias visões do mundo, trouxe várias criticas e me ajudou muito sobre o mercado de trabalho e ainda sobre o que são as diversas faces da educação, possibilitando um novo entendimento sobre a forma de pensar do que é ser e as possibilidades de atuação de um pedagogo.

Com as experiências que tive durante a minha graduação, concluo com o intuito e desejo de trabalhar na área da educação, principalmente em escolas públicas, pretendo ainda estudar e prestar concursos para me aproximar deste objetivo, que, de alguma forma, eu possa ajudar ao próximo.

Como futura professora, pretendo trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, ser uma profissional comprometida e preparada para ajudar na construção do conhecimento das pessoas, que eu possa contribuir para a formação de bons cidadãos, de uma sociedade mais digna.

Sei que não será fácil, mas não desistirei jamais. Pretendo ainda continuar com a área da pesquisa fazendo, se possível, mestrado e doutorado, focando sobre a ludicidade, os jogos e as brincadeiras, pois bem sei a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

52

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Cíntia Cristiane de. O ensino da matemática para o cotidiano. 2013. 48 p.

Monografia (Especialização). Curso de Pós-Graduação em Educação: métodos e técnicas de ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

ARAÚJO, Divania Fernandes. O processo ensino aprendizagem da matemática em situações problemas como formador da cidadania plena. 2008. 49 p. Monografia (Especialização). Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática, Faculdade de Ciências Exatas, Universidade Tuiuti do Paraná.

ARAÚJO, Iracema Rezende de Oliveira. A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática. 2000. 137 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2000, Florianópolis.

AZEVEDO, Vera Lúcia Antônio. Emoções e sentimentos na atuação docente: um estudo com professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2009. 137 p. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997a.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997b.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BORIN, João Paulo. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP; 1996.

BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30–38, ago./dez.

2010.

CABRAL, Marcos Aurélio. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006. p. 52.

Trabalho de Conclusão do curso de Matemática – Habilitação em Licenciatura. Florianópolis.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo.

Petrópolis: Vozes, 2014.

53

CORRÊA, Leidniz Soares. A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil. 2012. 24 p. Disponível em: <http://www.unijipa.edu.br/media/files/54/54_218.pdf>.

Acesso em: 28/05/2018.

CUNHA, Cézar Pessoa. A importância da matemática no cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 1, p. 641-650, jul. 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 21. ed. Campinas: Papirus, 1989.

FARIA, Mara Anastácia Teodoro de. Competência pedagógica do professor universitário.

Revista Científica, Faculdade Atenas, Paracatu – MG. 2010. 14 p.

FIGUEREDO, Milene da Silva. A importância do lúdico no ensino da matemática: uma amostra da concepção de professores do Ensino Fundamental II na cidade de Pombal-PB.

2011. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, Universidade Federal da Paraíba. Pombal.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, Papirus, 1990.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

______. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo, Loyola, 2006.

______. Didática. São Paulo, Cortez, 2013.

LIMA, Bruna Alessandra Silva. O brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia educativa. 2013. 76 p. Monografia (Conclusão de Curso) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo. Abordagens qualitativas de pesquisa: A pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A.

Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária,(1986.cap. 2, p. 11-24).

54

MACHADO, Aparecida Itamara. O lúdico na aprendizagem da matemática. 2011. 58 p.

Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão, Faculdade UAB/UnB.

MONTEIRO, Gabriela Clotilde dos Santos; MAIA, Helenice. A didática na formação docente do curso de Licenciatura em Pedagogia. X Congresso Nacional de Educação – Educere, 2011, Curitiba, 13 p.

OGLIARI, Lucas Nunes. A matemática no cotidiano e na sociedade: perspectivas do aluno do ensino médio. 2008. 146 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2008.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PEREIRA, Eugenio Tadeu. Dicionário Crítico da Educação: brincar, brinquedo, brincadeira, jogo, lúdico. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: v. 7, n. 38, mar/abr. 2001.

PIAGET, Jean. O raciocínio na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Real, 1967.

______. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

PINTO, Cibele Lemes. O lúdico na aprendizagem: aprender e aprender. Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade Católica de Uberlândia.

Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010.

RUFINO, Terezinha Clementino da Silva. O lúdico na sala de aula em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 39 p. Monografia (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, Universidade Estadual da Paraíba.

SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2010. 8 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) – Assunción. 2010.

SANTOS, Osane Oliveira; LIMA, Mary Gracy e Silva. O processo de ensino-aprendizagem da disciplina matemática: possibilidades e limitações no contexto escolar. Artigo. 2010.

Disponível em: <http://www.uespi.br/prop.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2018.

Documentos relacionados