• Nenhum resultado encontrado

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A realização deste estudo fundamentou-se inicialmente em uma revisão bibliográfica, o que permitiu o contato direto com o tema, objetivando reunir informações da literatura e explorar áreas relacionadas ao tratamento de efluentes na indústria de café solúvel (4.1.1) e promoveu uma revisão bibliográfica sistemática sobre a aplicação da ACV em tratamento de efluentes (4.1.2).

4.1.1 Tratamento de Efluentes na Indústria de Café Solúvel

Por meio de buscas sobre a safra do café no site da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB pretendeu-se conhecer a caracterização do efluente

cafeeiro, o histórico de sua produção e exportação no país, bem como a necessidade do processo de tratamento de efluentes de uma indústria de café solúvel. Para entender cada etapa deste processo, desde a chegada do efluente na estação até seu lançamento no corpo receptor foi realizada uma visita à Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria de Café Solúvel em que foi realizado o estudo de campo deste trabalho, além disso, buscou-se informações a respeito dos padrões e condições de lançamento de efluentes em corpos receptores nas legislações vigentes.

A indústria de Café Solúvel foi fundada em 1967, Sua matriz está localizada na região norte do Paraná, ocupando uma área de terreno de 121.000 m², conforme mostra a figura 5, e tem empresas subsidiárias em São Paulo, Londres e Bucareste.

Figura 5 - Imagem de satélite da localização da Indústria de Café Solúvel Fonte: Google (2014).

Com vistas ao perfeito entendimento da ferramenta da gestão ambiental, Avaliação do Ciclo de Vida, utilizada no presente estudo, foram pesquisados

diversos autores que desenvolveram estudos tocantes ao tema para tomar conhecimento e levantar informações.

4.1.2 Revisão Bibliográfica Sistemática

Nesta etapa de estudo foi apresentado o levantamento do estado da arte referente ao uso da ACV aplicada ao tratamento de efluentes líquidos, compondo uma pesquisa com base na Revisão Bibliográfica Sistemática - RBS. A RBS é um processo metodológico que promove uma síntese precisa, envolvendo todos os trabalhos relacionados ao tema em questão, por meio da busca, seleção, avaliação da relevância e validade dos estudos encontrados, coleta, síntese e interpretação das informações provenientes desta pesquisa (SOUZA et al., 2010).

O objetivo desta RBS foi identificar a utilização da ferramenta da ACV em sistemas de tratamento de efluentes, avaliar se esta auxilia nas questões ambientais, identificando o produto de melhor desempenho ambiental e tomada de decisão voltada ao desenvolvimento sustentável, bem como verificar as técnicas utilizadas para sua condução, como os métodos de avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV) e softwares.

Para tal, uma sequência de etapas foi seguida, definida com base em Cobra (2012), como apresentado na Figura 6:

Figura 6 – Etapas para a condução de uma RBS Fonte: Autoria Própria.

 Definição do problema:

Este estudo se concentrou no levantamento de estudos de ACV realizados em sistemas de tratamento de efluentes líquidos industriais, principalmente na etapa de coagulação, a fim de avaliar a eficácia da metodologia para a tomada de decisão, identificar os aspectos e impactos ambientais gerados em cada etapa do processo, bem como os objetivos, unidades funcionais, fronteiras do sistema, métodos de avaliação do impacto do ciclo de vida e utilização ou não de softwares para a condução da ACV.

 Seleção da base de dados e palavras chave:

Foram consultadas as bases de dados: Scholar Google (http://scholar.google.com.br), Science Direct (http://www.sciencedirect.com), Ieee Xplore (http://ieeexplore.ieee.org) e Scielo (http://www.scielo.org), utilizando as seguintes palavras-chave: life cycle assessment, life cycle analysis, LCA, eco-

balance, avaliação do ciclo de vida, análise do ciclo de vida, ACV, ecobalanço,

combinadas à wastewater treatment, coffee wastewater treatment, coagulant, ferric

chloride, tannin, tratamento de efluentes, tratamento de efluentes do café,

coagulantes, cloreto férrico e tanino, totalizando 40 combinações.

Definição do problema Seleção da base de dados e palavras-chave Definição do tipo de estudo e idioma Questões a serem avaliadas Critérios de análise e inclusão Avaliação de dados

 Definição do tipo de estudo e idioma:

Foram pesquisados apenas artigos de periódicos e congressos, monografias, dissertações e teses do ano de 1998 até 2014, na língua inglesa e portuguesa, devido à alta demanda de tempo que a inserção de outros estudos e idiomas iria acarretar.

 Questões a serem avaliadas:

As principais perguntas que nortearam esta revisão foram: “Existem trabalhos que envolvem a ACV ao tratamento de efluentes?”, “Esta ferramenta oferece resultados significativos para este tema?” e “Como a ACV foi utilizada nos estudos encontrados?”.

 Critérios de análise e inclusão:

Foram aplicados filtros a partir da análise das publicações. Primeiramente fez-se a leitura dos títulos dos estudos, incluindo em um cadastro aqueles pertinentes à pesquisa; o segundo filtro se deu por meio da leitura de resumos e palavras chave, extraindo apenas estudos relevantes ao tema proposto, formando um novo cadastro. Por fim, foram lidos os trabalhos, e selecionados pelos critérios de inclusão, como: o desenvolvimento de metodologias coerentes à busca proposta, existência de relação entre as palavras-chave e data de publicação.

A inclusão dos estudos baseou-se em alguns critérios, sendo eles: (i) estudos com arquivo completo para download, (ii) estudos coerentes com as strings de busca, (iii) estudos cujo tema principal estava relacionado com o tratamento de efluentes e áreas equivalentes, como o tratamento de água e, (iv) o conteúdo apresentar a aplicação completa do método da ACV.

 Avaliação de dados:

Os estudos considerados foram catalogados em uma planilha do Microsoft Excel, tabulados de acordo com: autor(es), título, palavras-chave, ano e tipo de publicação, fonte, origem, banco de dado, idioma e resumo, para facilitar a confecção de um fichamento dos dados coletados e avaliação e interpretação das informações contidas em cada estudo. Ao todo, foram identificadas 43 publicações, sendo elas duas teses e 41 artigos de periódicos e congresso. No entanto, considerando os critérios de inclusão, apenas 29 foram considerados pertinentes aos objetivos da RBS.

Documentos relacionados