• Nenhum resultado encontrado

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.2.2 Pesquisa bibliográfica

Com o objetivo de identificar os trabalhos já desenvolvidos sobre o tema “AD da eficiência da logística instore”, procedeu-se uma busca sistemática com o intuito de formar um Portfólio Bibliográfico (PB) que representasse o fragmento da literatura sobre este tema. A Figura 5 representa em seu centro a área comum da conjunção dos temas que foram exploradas na pesquisa bibliográfica para a construção do modelo proposto.

Figura 5 - Objetivo inicial da busca sistemática para formação do PB

A ferramenta de intervenção utilizada foi o “Knowledge Development Process – Construtivist” (ProKnow-C), que segue basicamente quatro etapas: (1) seleção do PB, (2) bibliometria, (3) análise sistêmica, e (4) pergunta de pesquisa (Valmorbida e Ensslin, 2016). Porém neste trabalho foram utilizadas somente as etapas 1 e 2, já que o objetivo foi apurar possíveis trabalhos que tratassem da AD na logística instore. Na etapa de seleção do PB foram utilizadas seis bases de dados que representavam o maior número de trabalhos científicos sobre o tema, segundo a base de consultas da CAPES (consultado em 7 de outubro de 2015 em http://www.periodicos.capes.gov.br/). Em um primeiro momento tentou-se buscar artigos diretamente ligados ao tema AD da eficiência da logística instore. Porém somente 72 artigos brutos foram encontrados, que após a primeira filtragem de alinhamento não tinham representatividade suficiente para a formação do PB. Partiu-se para um tema mais amplo, que havendo artigos sobre o tema AD da eficiência da logística instore, fosse possível encontrá-lo. Adotou-se então neste momento um novo tema para composição do PB: AD da eficiência do varejo. A Figura 6 representa a área comum entre os temas de AD da eficiência e Varejo.

Figura 6 - Alteração do tema da busca sistemática para formação do PB

Fonte: desenvolvido pelo autor.

Com a intenção de trazer o máximo de artigos científicos sobre o tema, decidiu-se pesquisar todos os documentos que estivessem relacionados com a AD do varejo. Para isso dois eixos foram constituídos como forma de entrada de comando de busca nas bases de dados escolhidas: avaliação de desempenho (com as palavras-chaves “performance appraisal, performance measurement, performance evaluation, performance assessment, performance management, performance measure indicators”) e varejo (com as palavras-chaves “retail, e-tail, retailing, e-tailing, retailer, e-tailer, supermarket, grocery, department store, e-commerce”).

Após cumprimento de todas as subetapas da seleção do PB (seleção do banco de artigos brutos, filtragem do banco de artigos e inclusões no teste de representatividade), foram encontrados 63 artigos alinhados ao tema. Esta composição foi executada em dois momentos diferentes: o primeiro momento em outubro de 2015 (53 artigos) e um segundo momento de atualização em agosto de 2016 (10 artigos).

Na etapa de bibliometria, foi possível verificar que o journal de maior destaque foi o “International Journal of Retail & Distribution Management”, com 9 artigos no PB. Ocupando o segundo lugar outros dois journals com 4 artigos cada um. Com relação aos autores, somente três tiveram pelo menos duas publicações cada: Fiona Ellis-Chadwick (The Open University – UK), Zhilin Yang (City University of Hong Kong) e Helena Forslund (School of Business and Economics, Linnaeus University, Växjö, Sweden). Todos os demais autores tiveram somente uma publicação cada, demonstrando a dispersão do tema AD do varejo entre os autores.

Figura 7 - Enfoques da AD de lojas do varejo no PB

Fonte: desenvolvido pelo autor

Após uma leitura criteriosa dos artigos do PB, foram observados diferentes enfoques da AD no Varejo. O principal objetivo da busca

Geral Tecnologia Criatividade Vendas perdidas Distribuição física Gestores Serviço ao cliente/qualidade Eficiência/produtividade 1 1 1 1 1 2 6 10 Para mais informações, ver Apêndice “A”,

sistemática era detectar trabalhos relacionados à AD da eficiência da logística instore, porém não foi encontrado nenhum diretamente ligado a este tema. Ao invés disso, encontrou-se artigos que tratavam da AD em lojas do varejo, que incluíam elementos da logística instore. O foco passou a ser a análise dos 23 artigos do PB com o tema AD em lojas do Varejo. A Figura 7 demonstra os diferentes enfoques da AD para lojas do varejo encontradas no PB. Como o objetivo está na análise da eficiência, foram filtrados os artigos relacionados com a AD da eficiência de lojas do varejo, representado na Figura 8.

Figura 8 - Filtro do PB para eficiência de lojas físicas do varejo

Fonte: desenvolvido pelo autor.

Completado o filtro, como se pode ver na Figura 7, foram 10 os artigos identificados no PB sobre AD em lojas do varejo focados na eficiência dos processos das lojas físicas. A Figura 9 apresenta estes 10 artigos em ordem cronológica.

Figura 9 - Linha do tempo dos artigos do PB sobre AD de lojas do varejo

É possível observar na Figura 9 que somente 2 artigos com foco em AD em lojas do varejo foram publicados nos últimos cinco anos, demonstrando a carência de estudos sobre o tema. Mas não é um assunto novo, já que Ingene (1982) publicou seu trabalho a mais de três décadas atrás. Estes 10 artigos serviram como principal base para o desenvolvimento do modelo, objetivo deste trabalho. O fato de não terem sido encontrados artigos específicos em AD da eficiência da logística instore e a pouca quantidade de artigos em AD da eficiência em lojas do varejo, justificam a produção de estudos que subsidiem tanto a comunidade científica, quanto os gestores das empresas do segmento.

Como um dos objetivos específicos é a definição dos processos da logística instore, fundamental para a construção do modelo, foi feita uma busca exploratória com o intuito de encontrar trabalhos científicos que servissem de base.

Por definição, uma busca exploratória não é estruturada como é o caso da busca sistemática. Portanto buscou-se nas mesmas bases da busca sistemática artigos científicos que tivessem em seu título as palavras: “instore”, “logistics” e “retail”. Com isso foram encontrados artigos que tratavam do assunto e por meio de suas referências outros artigos foram encontrados. Após leitura dos artigos relevantes sobre processos da logística instore, o pesquisador posicionou-se utilizando uma definição que agrupa os processos de acordo com sua hierarquia em uma visão de gestão por processos.

Durante a busca exploratória encontrou-se um artigo que tratava especificamente sobre o tema: AD da eficiência da logística instore. O artigo é de Gerald Reiner (REINER et al, 2013) e de coautoria de Christoph Teller e Herbert Kotzab. Estes dois últimos, como poderá ser visto no capítulo “3.2.2 Logística Instore”, foram pioneiros na definição dos processos da logística instore, daí o motivo pelo qual o encontramos. Já a razão pela qual a busca sistemática não capturou este artigo nas bases de dados foi sua incompatibilidade com as palavras chaves do eixo de avaliação de desempenho escolhidas. Devido à sua relevância com o tema, resolveu-se incluí-lo como referência neste trabalho.

O desenvolvimento do modelo de AD da eficiência da logística instore proposta neste trabalho seguiu a lógica da observação e análise dos modelos propostos nos artigos do PB relacionados com a eficiência e produtividade. Uma vez definidos os processos da logística instore, foi possível estruturá-los de acordo com seus inputs (recursos utilizados) e outputs (resultados).

A ferramenta escolhida para o confrontamento das informações de entrada e saída dos processos para análise da eficiência foi a Análise Envoltória de Dados (DEA).

Após o desenvolvimento do modelo, executou-se um teste em um dos cinco processos da logística instore estruturados.