• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de Mercado Realizada pela Ibope Inteligência

4.5 Comparação com Outras Pesquisas

4.5.2 Pesquisa de Mercado Realizada pela Ibope Inteligência

Outro estudo que reforça os resultados obtidos na pesquisa de mercado realizada pela Nielsen, é a pesquisa realizada pela Ibope Inteligência desenvolvida em parceria com Multi- vitamínico Centrum. Contando com 613 entrevistas com homens e mulheres com mais de 50 anos, de todas as classes econômicas, em todo país, com amostra proporcional à população brasileira, por região demográfica. A margem de erro foi de 4 pontos percentuais para mais ou para menos (INTELIGÊNCIA, 2015).

O levantamento mostrou que 77% dos brasileiros com mais de 50 anos consideram a saúde a principal preocupação na vida, correspondendo ao principal tema de interesse obser- vado nesta dissertação para os indivíduos da geração BB. Seguido por estabilidade financeira, que corresponde a apenas 11% dos entrevistados. Ou seja, as evidências dessa pesquisa cor- roboram com as observações feitas nesta dissertação.

4.6 Considerações Finais

Nesse capítulo foram apresentadas e discutidas as avaliações de desempenho dos classifica- dores de gênero e de idade. Observou-se que o classificador de gênero obteve uma taxa de classificação alta (maior que 90% de F1-score), enquanto que o classificador de idade obteve taxa de 72% e a sua validação na base de dados MORPH, apresentou desempenho superior às técnicas estado-da-arte. Além disso, foram analisadas as relações existentes entre a faixa etária, o gênero e a distância do espectador em relação ao monitor para permitir análises demográficas dos espectadores. Foi observado que é possível categorizá-los utilizando redes bayesianas para relacionar o perfil demográfico ao conteúdo exibido. Ou seja, com a abor-

dagem proposta é possível selecionar automaticamente o conteúdo de maior interesse dos espectadores sabendo-se o seu perfil, ou, estimar qual público que mais se interessará pelo vídeo à ser exibido com base no seu conteúdo.

Capítulo 5

Considerações Finais

Este capítulo apresenta as considerações finais desta pesquisa. Como pôde ser observado ao longo desta pesquisa, foi detalhado um amplo experimento envolvendo a análise dos es- pectadores na sinalização digital. A pesquisa apresentou uma abordagem bottom-up, desde o estudo sobre efeitos culturais explorados pelos sociólogos na definição das faixas etárias, que foram aplicadas para categorizar os espectadores, passando por uma detalhada valida- ção dos classificadores de gênero e de idade, até a realização de um experimento prático de sinalização digital, para o qual foi necessário criar uma base de vídeos para exibição, rotulá-los manualmente, e gerar estatísticas para então, analisar os espectadores demografi- camente. Dessa maneira, observa-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados, os quais são devidamente elencados adiante.

Este capítulo está organizado como se segue. Na Seção 5.1 são apresentadas as con- clusões desta pesquisa. Enquanto a Seção 5.2, apresentada uma série de proposições para investigações em pesquisas futuras.

5.1 Conclusões

Ao fim deste estudo, observa-se que os objetivos de pesquisa foram alcançados. O Qua- dro 5.1 sintetiza as principais contribuições desta dissertação, assim como a sua respectiva localização no texto.

Nesta seção, cada objetivo específico é destacado em negrito para facilitar a associação dos objetivos alcançados aos resultados obtidos.

Quadro 5.1: Levantamento das principais contribuições desta dissertação.

Contribuição Localização nesta Disser-

tação Estudo para definições das faixas etárias dos especta-

dores. Seção 3.3.1.

Uma metodologia para categorização de espectadores

que frequentam determinado ambiente. Seção 3.2. Proposição de uma metodologia para aumento de da-

dos aplicado a classificadores de idade. Seção 4.1. Organização de uma base de vídeos pública e com

rotulagem manual do tipo de conteúdo exibido. Capítulos B e C.

Publicações. Capítulo E.

Fonte: Próprio autor.

Para a realização desse experimento,foram exploradas diferentes formas de realizar a análise dos espectadores. Entre as diversas opções existentes, observam-se que as princi- pais são análise via dados fornecidos pelos aparelhos celulares, questionários e a utilização de sistemas inspirados em visão computacional. Entretanto, observa-se que as abordagens inspiradas em visão computacional apresentam métodos propícios para análises mais escalá- veis, menos intrusivas e de baixo custo de operação. Porém, essas abordagens não fornecem resultados tão precisos para classificação de gênero e de idade quando comparadas com os questionários (por exemplo), assim como não fornecem resultados personalizados para indi- víduos isoladamente e não considerando o aspecto demográfico no qual estão inseridas.

Assim, optou-se pela realização de experimentos considerando a abordagem inspirada em visão computacional. Ao explorar os materiais plausíveis de serem utilizados nesta pes- quisa, observou-se que os classificadores de idade apresentavam desempenhos pouco satisfa- tórios, motivando assim, a necessidade de se realizar experimentos detalhados para aprimo- rar os resultados encontrados na literatura e integrar aos demais módulos do sistema. De tal forma, todos os materiais utilizados puderam ser integrados entre si para a realização dos experimentos.

Em seguida, foi realizado um estudo sobre como definir as faixas etárias para agru- par os espectadores. Foi observado que alguns pesquisadores utilizaram as faixas etárias de acordo com o que a base de dados fornece para treinar seus classificadores. Assim, motivou- se a realização de um estudo sobre os aspectos socioculturais que influenciam nas definições

das faixas etárias. Uma vez realizada essa análise, o classificador pôde ser devidamente treinado e consequentemente,a estrutura de sinalização digital foi montada para a rea- lização de uma experimentação prática. Entretanto, para a realização do experimento, foi necessário criar umabase de dados de vídeos de exibição. O que levou à criação de uma base de mais de cem vídeos, publicamente disponíveis na internet, que foram manualmente rotulados para serem utilizados nacategorização dos espectadores de forma automática.

As análises sobre as preferências dos espectadores geraram diversas evidências sobre o seu comportamento demográfico. Por exemplo, foi observado que ao se considerar apenas o gênero e a faixa etária do espectador associado ao conteúdo exibido, o gênero é uma variá- vel influenciada apenas pelo conteúdo exibido. Enquanto que a faixa etária depende tanto do gênero quanto do conteúdo exibido. Além disso, ao se considerar a distância que o especta- dor está localizado em relação ao monitor, observa-se que o gênero e a idade dependem da distância e a idade não mais depende do gênero. Essas relações permitem gerar diferentes tipos de inferências sobre os espectadores. Por exemplo, que no geral, as mulheres se po- sicionaram mais próximas do monitor do que os homens. Enquanto que os espectadores da categoria BB se posicionaram sempre mais afastados do monitor. Outras evidências interes- santes de serem destacadas, foram que, as mulheres da geração Z ficaram mais afastadas do monitor nas exibições dos anúncios sobre saúde e política, os quais foram os temas de menor interesse dos espectadores dessa categoria. Por fim, aspublicações oriundas dessa pesquisa são apresentadas no Apêndice E.

Documentos relacionados