• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.7. Pesquisa de Satisfação

A pesquisa realizada para obter opiniões dos moradores da região onde o estudo foi feito trouxe respostas que avaliam o grau de satisfação e conscientização dos usuários. A pesquisa descrita no Anexo 2 resultou nos resultados constantes da Tabela 15.

Tabela 14 – Resultado da Pesquisa de Satisfação do Sistema de Aproveitamento de Águas Cinzas. Bairro Siqueira. Fortaleza/CE.

PERGUNTA / ANÁLISE DA RESPOSTA SIM (%) NÃO (%)

VOCÊ ACREDITA QUE A ÁGUA DO PLANETA ESTÁ ACABANDO? 100% -

VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE O APROVEITAMENTO DE ÁGUAS CINZAS? 80% 20%

SE O GOVERNO FINANCIASSE A MONTAGEM DO SISTEMA, VOCÊ

IMPLEMENTARIA NA SUA RESIDÊNCIA? 100% -

A CONTA DE ÁGUA REPRESENTA UM VALOR ALTO NO SEU ORÇAMENTO

MENSAL? 80% 20%

EXISTEM MANEIRAS DE USO NÃO POTÁVEL DE ÁGUAS CINZAS EM SUA

RESIDÊNCIA? 60% 40%

VOCÊ ACREDITA QUE O DESCARTE IRREGULAR DE ÁGUA AFETA A SAÚDE DA

REGIÃO? 30% 70%

VOCÊ IMPLEMENTARIA UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA SE SOUBESSE QUE O VALOR INVESTIDO SERIA CONVERTIDO EM ECONOMIA NA CONTA?

100% -

Fonte: Autor (2013)

Pela análise das respostas das questões levantadas na pesquisa, chegou-se a conclusão que a população tem consciência do problema que a falta de água trará, porém não acredita no potencial que a participação de cada um, embora mínima, possa trazer de benefício. Foi visto que eles não possuem uma consciência ambiental e que, para eles, o sistema só seria benéfico se trouxesse retorno financeiro.

Durante a execução da pesquisa, foram constatados alguns problemas que a má gestão e a falta de rede de esgotamento sanitário trazem para a região. As Figuras 17 e 18 demonstram situações observadas em algumas ruas próximas ao local de estudo.

Figura 17 – Esgoto Disposto de Maneira Irregular. Bairro Siqueira. Fortaleza/CE.

Fonte: Autor (2013)

Figura 18 – Esgoto Descartado Nas Ruas. Bairro Siqueira. Fortaleza/CE.

CONCLUSÃO

A prática do reúso de águas ainda é pouco difundida no Brasil, apesar de ser um tema bastante relevante. Diversas regiões, mesmo num país onde a disponibilidade de água é considerada abundante, sofrem com a falta d’água e, futuramente, esse problema será ainda maior. O Brasil ainda não possui uma legislação concreta acerca do reúso de águas, e isso contribui para que esse tema seja pouco difundido e a sua prática seja, na maioria dos casos, inviável.

O desenvolvimento de técnicas viáveis para o aproveitamento de águas cinzas em residências populares é necessário devido ao grande potencial que essas unidades, quando em conjunto, representam. O estudo mostrou que técnicas de tratamento simples são suficientes para viabilizar o uso não potável e que a gerência correta da água traz benefícios não só financeiros mas também ambientais, com a diminuição de esgotos clandestinos nos locais que não possuem rede de esgotamento sanitário.

A partir dos levantamentos realizados neste estudo chegou-se a conclusão que a implantação de sistemas, em condições semelhantes, é uma prática viável e o retorno financeiro do valor investido ocorre rapidamente. A conscientização da população carente acerca do tema ainda é baixa, pois a população de baixa renda acredita que o problema existe, porém, além de não associarem a má gestão das águas residenciais aos problemas ocasionados pelos esgotos clandestinos, acreditam que não podem contribuir de maneira efetiva para a sua redução e só enxergam a sua viabilidade financeira. A tendência é que esse cenário mude com o passar do tempo, pois o aumento no custo da água é inevitável devido a escassez cada vez maior desse recurso.

RECOMENDAÇÕES

 Desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema, voltadas, especificamente, à população de baixa renda.

 Estudo da viabilidade financeira para a montagem de um sistema de aproveitamento de águas cinzas em projetos de residências populares atendendo as especificações do programa Minha Casa Minha Vida.  Testar outras técnicas, viáveis, de tratamento de águas cinzas para

aumentar as condições de reúso.

 Quantificar a produção de águas cinzas em residências populares em larga escala, voltadas para conjuntos habitacionais.

 Levantamento específico dos impactos que o descarte irregular de águas cinzas em vias públicas causam à população que reside na região.

REFERÊNCIAS

ANDREOLI, C. V. Lodo de esgotos: tratamento e disposição final. Rio de Janeiro: ABES, 2001.

BAZARELLA, B. B. Caracterização e aproveitamento de água cinza para uso não-potável em edificações. 2005. Dissertação (mestrado em engenharia ambiental). Universidade Federal do Espírito Santo.

BORGES, L. Z. Caracterização da água cinza para promoção da

sustentabilidade dos recursos hídricos. 2003. Dissertação (mestrado em engenharia de recursos hídricos e ambiental). Universidade Federal do Paraná.

CERQUEIRA, W. A distribuição da água no planeta. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-distribuicao-agua-no- planeta.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2013.

GONÇALVES, R. F. Uso racional da água em edificações. Rio de Janeiro: ABES, 2006.

GONÇALVES, R. F. Uso racional de água e energia. Rio de Janeiro: ABES, 2009.

IRFFI, G. D. Determinantes do Crescimento Econômico dos Municípios Cearenses. 2008. Texto Para Discussão Nº39. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.

MIWA, F. P. Análise da problemática do reúso da água cinza em edificações residenciais. 2011. Monografia (graduação em engenharia civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SALES, H. C. Estudo sobre a viabilidade da implantação de uma estação de tratamento de águas cinzas em um edifício residencial em Fortaleza. 2011. Monografia (graduação em engenharia civil). Universidade Federal do Ceará.

VALENTINA, R. S. D. Gerenciamento da qualidade e da quantidade de água cinza em uma edificação residencial de alto padrão com vistas ao seu reúso não potável. 2009. Dissertação (mestrado em engenharia ambiental).

Universidade Federal do Espírito Santo.

TONETO JR., R.Perdas de água: entraves ao avanço do saneamento básico e riscos de agravamento à escassez hídrica no Brasil. São Paulo: Instituto Trata Brasil, 2010.

ANEXOS

ANEXO 1

Anexo 1 – Tabela de Coleta de Dados

TABELA DE COLETA DE DADOS DO SISTEMA DE ÁGUAS CINZAS.

DATA DA

COLETA HORA DA COLETA CAGECE (M³) MEDIDOR

VOLUME DE ÁGUA CONSUMIDA (M³) VOLUME DE ÁGUA CINZA GERADA (M³) MÉDIA Fonte: Autor (2013)

ANEXO 2

Anexo 2 – Pesquisa de Satisfação da População

PESQUISA DE SATISFAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE COLETA E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS CINZAS.

PERGUNTA / ANÁLISE DA RESPOSTA SIM (%) NÃO (%)

VOCÊ ACREDITA QUE A ÁGUA DO PLANETA ESTÁ ACABANDO?

R.

VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE O APROVEITAMENTO DE ÁGUAS CINZAS?

R.

SE O GOVERNO FINANCIASSE A MONTAGEM DO SISTEMA, VOCÊ MONTARIA NA SUA

RESIDÊNCIA?

R.

A CONTA DE ÁGUA MENSAL REPRESENTA UM VALOR ALTO NO SEU ORÇAMENTO?

R.

EXISTEM MANEIRAS DE USO NÃO POTÁVEIS DE ÁGUAS CINZAS EM SUA RESIDÊNCIA?

R.

VOCÊ ACREDITA QUE O DESCARTE IRREGULAR DE ÁGUA NAS RUAS AFETA A SAÚDE DA

REGIÃO?

R.

VOCÊ IMPLEMENTARIA UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA SE SOUBESSE QUE O

VALOR INVESTIDO SERIA CONVERTIDO EM ECONOMIA NA CONTA?

R.

Documentos relacionados